Net BR 159: COMO FUNCIONA NAVEGAÇÃO POR GPS e LOCALIZAÇÃO TERRENA POR TDOA

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE GPS e LOCALIZAÇÃO TERRENA POR TDOA?

UMA TEORIA INTERESSANTE TEMA DESSE NET BR

Já ouviram falar sobre TDOA, em Inglês “Time Difference of Arrival” que é a Diferença de tempo de chegada de um sinal de RF?

A navegação por satélite é baseada em uma rede global de satélites que transmitem sinais de rádio em órbita média terrestre. Os Estados Unidos desenvolveram e operam o GPS e a Rússia desenvolveu um sistema semelhante conhecido como GLONASS oferecendo seus usos para a comunidade internacional.

O GPS básico fornece aos usuários uma precisão aproximada de 8 metros a 95% do tempo, em qualquer lugar na superfície da Terra ou próximo a ela. Para conseguir isso, cada um dos 31 satélites emite sinais para receptores que determinam sua localização calculando a diferença entre a hora em que um sinal é enviado e a hora em que é recebido.

Os satélites carregam relógios atômicos que fornecem um tempo extremamente preciso para estarem sincronizados e a informação de tempo é colocada nos códigos transmitidos pelo satélite para que um receptor possa determinar continuamente a hora em que o sinal foi transmitido e o tempo que cada transmissão levou pra chegar no receptor de solo medindo as distâncias pelas posições dos satélites.

Assim o receptor usa esses dados para calcular as localizações dos satélites e fazer outros ajustes necessários para um posicionamento preciso se valendo do conceito de TDOA que é diferença de tempo entre o tempo de transmissão e o tempo de recepção de cada sinal para calcular as distâncias.

Também leva em consideração os atrasos de propagação ou diminuições na velocidade do sinal causados ​​pela ionosfera e pela troposfera, algoritmo bem complexo.

Com as informações sobre os alcances de três satélites e a localização de cada um quando o sinal foi enviado, o receptor já pode calcular sua própria posição tridimensional e, ao fazer uma medição de um quarto satélite, isso evita a necessidade de um relógio atômico no receptor como os usados nos Satélites e assim, o receptor usa o mínimo de quatro satélites para calcular a latitude, longitude, altitude e tempo, sendo que quanto mais satélites puder receber melhor a precisão.

Parece confuso? Então vamos entender um pouco da tecnologia TDOA que é a Diferença de tempo de chegada, chegada de quem???

É a chegada de sinais de RF caminhando à velocidade da luz e que podem ser de duas formas:

1. Vários Transmissores sincronizados para um Receptor: a exemplo do GPS onde há diversos transmissores no espaço sincronizados que transmitem seus sinais do Espaço com respectivas identificações a um Receptor de GPS que irá avaliar suas posições e distâncias pelo tempo de chegada do RF para uma triangulação.

2. Um Transmissor para vários Receptores sincronizados: Funciona com três ou mais receptores espalhados e sincronizados que receberão o sinal do transmissor permitindo sua imediata localização, mesmo móvel, calculando e plotando no mapa, bastando um pequeno pulso de transmissão para identificar a origem do sinal sendo um sistema factível de executar e o sincronismo pode ser através da Internet ou sinal de uma estação FM com compensações, por exemplo.

Temos como exemplos de uso a localização de um telefone celular, com ou sem GPS, pelo tempo de chegada de seu sinal às torres no entorno, outra possibilidade é localizar uma estação terrena que esteja utilizando indevidamente uma rede de satélites, a exemplo de clandestinos que forem presos pela Polícia Federal por usarem os Satélites militar dos Estados Unidos apelidados de Bolinha e as prisões aconteceram via denúncia das posições pelos Estados Unidos, certamente se valendo do TDOA.

Enfim, alguns já conhecem a localização de uma emissão de RF por triangulação usando antenas direcionais que demandam certo tempo para girar as antenas, já esse sistema a localização é baseado em trilateração (se é que a tradução é essa para Trilateration) provendo aferição instantânea por menor que for a duração da transmissão, um conceito bem interessante. Abaixo um vídeo interessante sobre o GPS e uma imagem do TDOA terreno via trilateração.

VAMOS AOS REPETIDORES:

Foi ativado o PY4RMB em 439.200 na cidade de Ipuiuna MG. Está no alto de um morro bem alto, mas ainda em fase de testes para melhorias na recepção, de qualquer modo vamos aos testes sejam recebendo os sinais dele ou falando por ele. Parabéns ao grupo idealizador e desejamos sucesso nos ajustes e otimizações.

Lembramos que no DMR BM os Repetidores são funcionais e importantes, viáveis pelas suas particularidades de dois Slots e Rede e muito úteis no quesito de emergências com ou sem acesso à rede além de contatos local pelos mesmos, condições operacionais que um Hotspot não tem.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta e Sábado às 19hs temos as aulas de CW com o Pepe PY5QQ no TG de treinamentos 724940
  • Também temos na Quarta o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30 e temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay. O tema amanhã será “Como se tornar um Radioamador no Paraguay”.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441. Atarde às vezes tem o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907, mesmo se não houver é uma oportunidade aos agrupamentos pra trocar figurinhas e integração entre as bases de escoteiros.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.

Quem tiver interesse em promover um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos junto aos demais. Alguns encontros já estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

PARTICIPANTES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS