Net BR 272: ÉTICA e CONDUTA no Radioamadorismo (matéria de 05/12/23)

Ética e conduta

As regras básicas de licenciamento você pode explorar os diferentes tipos de licenças de radioamador, como a classe A, B e C, e as respectivas permissões e restrições associadas a cada uma delas. Bem como a operação em relação às frequências, potência de transmissão, modos de comunicação permitidos e questões de ética e conduta no radioamadorismo

Com certeza! É importante destacar a importância da ética e conduta no radioamadorismo. Isso inclui respeitar as frequências e canais designados, evitar interferências intencionais, manter um comportamento cortês e respeitoso com outros operadores. Além disso, é fundamental seguir as normas de emergência e prestar assistência quando necessário. A ética e conduta adequadas ajudam a promover um ambiente harmonioso e seguro para todos os radioamadores.

Existem várias regulamentações e orientações que norteiam a ética e conduta no radioamadorismo, é recomendado consultar as normas e regulamentos estabelecidos pela autoridade regulatória de telecomunicações do seu país para obter informações específicas sobre as diretrizes de ética e conduta aplicáveis aos radioamadores. No Brasil, por exemplo, a principal legislação é o Regulamento do Serviço de Radioamador, estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O Código de Ética e Conduta do Radioamadorismo Brasileiro, estabelecido pela Resolução nº 449/2006 da ANATEL

Entre tudo o que queremos deixar. É o respeito ao próximo, a condução de uma transmissão com zelo e parcimônia sem esquecer a gentileza!!!!

Então vamos aproveitar para relembrar algumas regrinhas básicas que não devemos deixar de aplicar no radioamadorismo.

Antes de iniciar uma conversação, certificar-se que a QRG está desocupada, colegas podem esta em um espaço de cambio ou ate aguardando um QTC de emergência.

Sendo que se pode interromper uma conversação usando o “break” em casos de comprovada emergência.

Após aguardar o intervalo identificar com os colegas dando um bom dia, boa tarde, boa noite ate um sextou, e posteriormente passando seu indicativo, QTH…

Por outro lado é extremamente desagradável desenvolver conversação bilateral em uma rodada, com os demais à parte, o famoso ping e pong e os demais sem poder participar, nada impede que se tire uma duvida em meio há uma rodada com as devidas atenção de tempo e assunto.

Quando houver um grupo em rodada nunca tente transmitir sobre outra estação, é ilegal, e prejudicial a todos.

Os radioamadores ajudam-se mutuamente, de forma elegante, desinteressada e paciente, principalmente para com os principiantes, fundamenta recebermos os que estão chegando.

Não se deve fazer críticas a outros modos de transmissão, pelo fato de não se dedicar a esta ou aquela modalidade operacional, todos modos tem suas magias, bem como seus seguidores, no final todos buscam a comunicação.

Lembrando que há divisões nas faixas para os vários tipos de operação. respeite as divisões e subdividem as faixas, para convivência harmoniosa e para que não haja problemas com a ANATEL.

Operação via Repetidores

Antes de entrar numa repetidora, escute, para familiarizar-se com o seu funcionamento, na hora certa dê seu indicativo para informar que está na frequência e com os demais participarem naquele momento do assunto, rodada e demias que ocorrer.

Quando em uma rodada é solicitado a oportunidade, deverá atender o radioamador que estiver na com a palavra

Faça uma pausa entre as transmissões isto permitirá que outros radioamadores comuniquem suas presenças na frequência, e aqui no DMR ainda funciona para o colega que pretende ir a outra TG desconecte da atual.

Geralmente um grupo de pessoas é responsável pelas despesas de uma repetidora, com cabos, antenas, reparos etc, se você tem prazer em usá-la, procure colaborar, pois nada cai do céu, de graça, a manutenção pode ser ate na limpeza em que esta instalada o repetidor, na condução com veículos de matérias para a manutenção varias maneiras para ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS