Net BR 163: Novo Hoseline BM com novidades, muito além de apenas escuta.

VAMOS AO TEMA DE HOJE, O HOSELINE VOLTOU COM NOVAS FUNÇÕES TOTALMENTE REMODELADO E JUNTO DELE DESTACAREMOS UMA FUNÇÃO QUE VAI NOS AJUDAR NOS ACERTOS DOS RÁDIOS.

O time de desenvolvedores da Brandmeister relançou dia 10/06/2021 o recurso Hoseline remodelado, muito usado nos primeiros anos da rede onde podíamos escutar QSOs em qualquer TG. Agora ele volta com recursos incríveis e que certamente não só permitirão as escutas, mas muito mais.

Primeiro gostaríamos de agradecer ao PP7AA LABRE Alagoas pela divulgação do novo Hoseline nas redes sociais, pessoal sempre antenado e muito atuante, também ao Gustavo PU4BLA pela sugestão enviada ao suporte do DVBRAZIL para trazer esse tema hoje. Aliás lembramos que todos podem sugerir temas ao NetBR pelo e-mail do suporte sempre que desejarem, é uma ajuda a todos radioamadores que usam a rede.

Antes de seguirmos, quem quiser ir acompanhando as explicações poderá acessar o Hoseline via site hose.brandmeister.network, repetindo, hose.brandmeister.network.

Página com cara nova

A página inicial do Hoseline mostra agora uma lista de “blocos” representando Talk Groups em uso ou recentemente usados, alternando com novos blocos, mas blocos de 02 a 04 dígitos. Basta clicar num bloco para ouvi-lo, e para TG’s acima de 05 ou 06 dígitos basta clicar em PLAYER no canto superior direito da tela digitando lá.

Ao clicarmos num único Bloco escutaremos apenas esse TG, mas podemos habilitar múltiplos TG’s para receber tráfego da rede.

Como escutar múltiplos TG’s:

Se você clicar no link “Player” no canto superior direito da página, poderá selecionar vários TG’s pela lista suspensa ou digitando-os lá. Os TG’s aparecerão logo acima e a conversação começará a ser reproduzida imediatamente só que um TG por vez. Para remover algum TG basta clicar no “X” após o número.

Como isolar um TG quando estiver com vários listados abertos:

Se quiser destacar apenas um TG da sua lista silenciando demais, basta clicar sobre o listado e isso silenciará todos os demais do seu grupo. Se clicar novamente nele você liberará o tráfego dos demais também.

Recurso “RegEx Mode” (Regular Expression) para filtrar Blocos

Ao ativar o botão superior esquerdo, RegEx Mode, podemos digitar um número na barra acima e filtrará para aparecer apenas os Blocos com o mesmo número. por ex, digitar 9 aparecerão 91, 92, 93…

Além desses recursos, você notará novas características disponíveis apenas na rede Brandmeister que são:

Melhor qualidade de áudio

Um novo recurso desenvolvido na BM está trazendo uma qualidade de áudio impressionante e incomparável para um recurso de escuta via software.

Normalização de volume – VAMOS EXPLICAR COMO OBTER O MESMO RESULTADO PELA REDE NO PRÓXIMO TÓPICO…

Você está cansado de aumentar ou diminuir o volume porque as pessoas estão chegando mais alto ou mais baixo do que outras? Nós também, e agora o volume é normalizado automaticamente no Hoseline mantendo todos no mesmo nível!

Medidor Vu em tempo real – DESTACAREMOS O USO DESSE NO PRÓXIMO TÓPICO…

Um novo medidor VU foi adicionado dentro do player, logo abaixo do (s) número (s) do grupo de conversação. Ele mede o áudio antes do AGC. Isso é feito dentro da plataforma BrandMeister e relatado independentemente do áudio fornecido.

Suporte para vários navegadores

A maioria dos navegadores modernos é compatível. Quer você goste do Chrome, Firefox ou Safari, o novo Hoseline funcionará para você em desktops ou dispositivos móveis!

Reconexão automática

Você está tendo problemas de conexão com a Internet? Não tem problema, o Hoseline irá reconectá-lo perfeitamente assim que sua conexão com a Internet for restaurada. 

Reprodução instantânea ao acessar um TG

Para quaisquer TG’s o áudio será reproduzido instantaneamente assim que abertos mesmo se tiver alguém falando. Ficou muito rápido.

Lista de TG’s inscritos salvos automaticamente

Se fechar a página, ao abrir sua lista de seus TG’s selecionados estará no player quando você abrir o Hoseline novamente. Basta clicar no Player para estarem onde estavam!  Recupera se fechamos e reabrirmos “a página”.

Esperamos que vocês gostem desta nova versão do Hoseline. Embora atualmente esteja hospedado em um URL separado, ele se tornará parte da nova versão do Brandmeister DMR Dashboard quando for lançado.

No caso de dúvidas ou comentários podem nos contatar pelo Telegram ou e-mail de suporte.

AGORA VAMOS AO RECURSO DE DESTAQUE DO HOSELINE QUE É:

COMO AJUSTAR O ÁUDIO DO SEU RÁDIO USANDO O HOSELINE, UMA FERRAMENTA ESSENCIAL A TODOS.

É comum estarmos numa rodada e de repente entrar alguém falando tão alto que assusta, ou ter de aumentar todo volume para escutar o outro.

No DMR tudo é comandado pelo rádio, inclusive o seu nível de áudio e é muito difícil sabermos a quantas anda O nosso nível de áudio exceto quando um colega resolve nos orientar pra aumentar ou abaixar o ganho de microfone ou distâncias do microfone.

Enfim o novo Hoseline trouxe de volta um recurso extremamente útil que é o VU Meter em tempo real e esse nos guia para ajustar nosso ganho de microfone. Como usar ele então?

Acesse o PLAYER do Hoseline e selecione um TG do Brasil sem uso para monitorar sua transmissão, ou aproveite um QSO para ver o seu nível de áudio comparando seus níveis perante os demais.

O seu nível de áudio estará bem ajustado quando ao falar normalmente no microfone o VU ficar o maior tempo preenchendo a faixa amarela, segurando quase contínuo no topo da amarela, com picos na escala verde, portanto aproveite a escala do VU para ajustar os níveis de microfone do seu rádio ou acertar a distância do seu microfone.

Ao clicar sobre a barra aparecem os níveis em dB.

As escalas do VU variam nas cores:

  • Amarelo: menos de -30 dBm
  • Verde: entre -30 e 0 dBm
  • Vermelho: entre 0 e +8 dBm

Jamais seu áudio pode atingir a escala vermelha, nem ficar baixo na escala amarela. O ideal é oscilar entre o amarelo com picos no verde como citado. Lembrem que o áudio no Hoseline é equalizado e não representa seu nível real, portanto baseie-se apenas no VU para ajustes.

Outra dica, alguns tem a voz rica em frequencias e nesse caso terá de abaixar um pouco mais o nível, bem como o oposto para pessoas com a voz meio abafada.

 

SEMANA PASSADA FALAMOS SOBRE O ENVIO DE IMAGENS VIA SSTV PELA ESTAÇÃO ESPACIAL ISS, INICIADO ONTEM E QUE SEGUE ATÉ SÁBADO, VEJAM COMO RASTREAR E RECEBER LENDO O NETBR PASSADO, EDIÇÃO 162 POSTADA NO FINAL DA HOMEPAGE DO SITE DVBRAZIL.

Agora segue uma novidade sobre esse evento postado pelo nosso amigo Alisson PR7GA no QTC do ECRA dia 18. Serão emitidos quatro diplomas diferentes aos caçadores das imagens em SSTV, vejam os detalhes no site qtc.ecra.club… o link estará na postagem de hoje no site DVBRAZIL.

 

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA: 

Apenas lembrando aqui que terão os QTC’s das LABRES ALAGOAS e NACIONAL próxima segunda-feira, dia 28. Às 20hs no TG72421 e 21hs no TG Net BR respectivamente.

Não se esqueçam de se inscrever nas aulas de CW do Pepe pelo e-mail py5digpepe@gmail.com.

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos nos Net BR. Alguns encontros já estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

LISTA DE PARTICIPANTES

 

2 thoughts on “Net BR 163: Novo Hoseline BM com novidades, muito além de apenas escuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS