Net BR 211: Saiba como cadastrar seu Repetidor na rede e entenda o TG vinculado a ele.

Semana passada comparamos o que diferencia um rádio de Digital Voice a um Analógico e apresentamos dicas para operação simplex rádio a rádio, quem tiver curiosidade disso, vale a pena a leitura.

 

ENTENDA O TG EXTERNO DE REPETIDOR E COMO CADASTRAR UM REPETIDOR NA REDE.

 

Um colega questionou num dos grupos como faria para ter um TG, o propósito dele foi o de ter um TG como alguns radioamadores têm feito com certos repetidores analógicos, conectando ao Echolink ou Zello, ou seja, vincular um acesso externo ao Repetidor.

 

Explicamos como os TGs são administrados na rede e que esse recurso já existe e é conhecido por muitos, que é o TG externo do Repetidor.

 

A Brandmeister tem um recurso disponibilizado aqui que é atribuir um TG externo a um repetidor.
Acessem a lista dos quase 90 repetidores da rede no Brasil com seus TGs. Usam o mesmo número do ID do Repetidor para facilitar, mas são funções distintas.

 

Esse TG ao ser acionado, conecta uma pessoa em qualquer parte do mundo ao TG2 Local do Repetidor, lembrando que o TG2 é exclusivo a Repetidores não funcionando em Hotspots. Cabe ao sysop do repetidor habilitar esse link ou destinar o TG a outra finalidade local. Poderia usar como rede de emergência local ou região, clube, etc… é uma grande ferramenta a quem tem o repetidor conectado.

 

Esse vínculo do TG ao Repetidor e permissão de uso cessa caso o Repetidor deixe de existir, e o grande pulo do gato é que é acessado de qualquer parte do mundo via qualquer repetidor ou servidor.

 

Fora esses TGs peculiares e especiais, a rede conta com enorme gama de opções de TGs. Alguns usados com frequência, outros menos, mas sempre há um TG a disposição para os grupos se reunirem com frequência além das habituais rodadas semanais. Se um estiver ocupado, sempre há outro pra falar.

 

Esse controle de TGs visa isonomia de tratamento e uso a todos os usuários da rede lembrando que nenhum TG é privativo e, sem distinção, todos e quaisquer TGs são acessados de qualquer parte do planeta.

 

FALANDO DE TG’S E REPETIDORES, NOTAMOS NECESSIDADE DE UM GUIA SOBRE COMO INTEGRAR UM REPETIDOR À REDE. ALGUNS NÃO SABIAM A QUEM RECORRER.

 

Dois pontos importantes, um é que o time de suporte da BM BR é integrado por radioamadores, portanto ensina e ajuda sem cobrar nada por qualquer serviço voluntário, o outro ponto é que uma vez montado o repetidor, é necessário cadastrá-lo em ação conjunta para conectar na rede.

 

Portanto fizemos um guia atualizado para essa conexão que estamos disponibilizando no site DVBRAZIL, lembrando que a tecnologia é dinâmica e alguns processos podem mudar com o tempo, valendo a pena orientar interessados a verificar no site.

 

Sem estender o assunto, pois está bem documentado, os passos são simples, a pessoa deve ter o Repetidor montado e licenciado com local a instalar, ter seu DMR ID Pessoal, obter o DMR ID do Repetidor dentro do cadastro pessoal, solicitar a inclusão dele na BM via formulário e seguir os passos finais. O guia detalha tudo isso.

 

Por fim, aproveitando o assunto, cuidado para nunca ficarem reféns de quem se propõe a ajudar. Se tiver ajuda de terceiros, essa pessoa deverá ajudar remotamente em seu nome e lhe fornecer todas as credenciais de acesso, principalmente ao radioid e brandmeister.network, do contrário peça ajuda a outra pessoa.

 

Convidamos a quem interessar para acessar o guia acessando o link abaixo, também no submenu em REPETIDORES incluindo mapa com Repetidores, Formulário de inclusão e Tutorial de montagem:

 

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional ocorre sempre na última segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS