Como cadastrar seu Repetidor na Rede Brandmeister

Como registrar seu Repetidor para funcionar na rede Brandmeister:

O primeiro passo é obter um DMR ID para seu Repetidor

JAMAIS REGISTRE UM REPETIDOR COMO UMA CONTA INDIVIDUAL, ELE DEVE ESTAR VINCULADO A UMA CONTA E ID DE UM RESPONSÁVEL.

Para registrar um Repetidor no sistema, você deve primeiro ter uma conta pessoal com o seu ID no site www.radioid.net e acesso de Login à mesma.

Se você não se cadastrou e não tem seu DMR ID, cadastre-se pelo link https://www.radioid.net/register . Lembre que terá de fazer upload da sua licença de operação de radioamador com o indicativo (não serve COER, precisa do indicativo) e este será validade pelos operadores do site radioid.

Uma vez você registrado e com seu ID emitido, acesse sua conta com seu login e senha, em seguida, solicite alocações de repetidoras “dentro da sua conta” conforme roteiro nas imagens abaixo.

Se você quiser vincular o repetidor a um CLUBE, o CLUBE deve se registrar para uma conta individual e depois solicitar o Repetidor vinculado a essa conta.

Lembre-se que no Registro pessoal ou do Clube, deverá enviar a Licença de Operação com respectivo Indicativo.

TAMBÉM VALE REPETIR QUE NÃO É VÁLIDO CADASTRAR O RPT COMO UM USUÁRIO, O CADASTRO DO REPETIDOR DEVE SEMPRE ESTAR VINCULADO A UM USUÁRIO É Ó ID DO REPETIDOR TEM 6 DÍGITOS E NÃO OS 7 DE USUÁRIOS.

1- Faça Login pela sua conta PESSOAL no radioid.net.

Tela de celular com publicação numa rede social

Descrição gerada automaticamente

2- Clique em Repeaters e siga depois as instruções após a tela abaixo:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

3- Solicitando a liberação para você cadastrar o RPT sob sua conta pessoal:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

NOTA: Caso apareça a tela abaixo com alertas e sem a opção de solicitar liberação para alocar Repetidor, abra um chamado clicando em Support (Apoio) no cabeçalho da página e Solicite a liberação para alocar Repetidor pela sua conta. Pode escrever em Português mesmo.

Pode ocorrer que solicitem para enviar a Licença do Repetidor, se o caso aparecerá o campo para upload do documento quando for responder.

Interface gráfica do usuário, Site, Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

4- Vale a pena checar se o campo para adição de RPT foi liberado diariamente (imagem abaixo) ao acessar Repeaters, também seu e-mail cadastrado no radioid.net.

Essa liberação pode demorar horas ou dias.

Assim que liberado o campo para adicionar o RPT, só clicar nele e preencher as informações “do Repetidor”, não as suas informações pessoais.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

5- Agora é preencher os Campos das telas abaixo:

Caso já esteja para ativar seu Repetidor, preencha o Status como “Visível” para que o RPT seja identificado pela Rede BM.

Campos de preenchimento em Amarelo seguem um certo padrão no Brasil para RPR agregado à rede Brandmeister.

Demais Campos são o Indicativo do Repetidor, Cidade, Estado, Frequencia no formato nnn.nnnn, Offset no Formato -5.000/-0.600/+0.600/-25.000, Latitude e Longitude no Formato -nn.nnnnn, depois seu e-mail ou telefone no formato +55 DD NNNNN-NNNN.

Uma vez com todos os campos preenchidos, clique em SAVE e imediatamente o RPT estará Registrado sendo informado o respectivo DMR-ID.

Uma imagem contendo Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

*** PARABÉNS, VOCÊ JÁ TEM O DMR ID DO SEU REPETIDOR***

O SEGUNDO PASSO É VINCULAR ELE À BRANDMEISTER VIA SITE WWW.DVBRAZIL.COM.BR, O QUE PERMITIRA VINCULAR SEUS SYSOPS PARA GERIREM O MESMO NAS OPERAÇÕES CITADAS ABAIXO:

NECESSÁRIO PARA QUE O REPETIDOR SEJA CONECTADO À REDE BRANDMEISTER E OS SYSOPS DA REDE POSSAM VINCULAR VOCÊ OU QUEM DESEJAR À ADMINISTRAÇÃO DO REPETIDOR PELO SITE “BRANDMEISTER.NETWORK”, SENDO ATÉ DUAS PESSOAS COMO SYSOPS, PARA LIVRE E INTEGRAL ACESSO À FUNCIONALIDADES DA REDE VISANDO SUA SEGURANÇA E DE SEU GRUPO, BEM COMO LIBERDADE PESSOAL.

DENTRE OS RECURSOS PELO SITE “BRANDMEISTER.NETWORK”, OS SYSOPS DO RPT PODERÃO:

  • Identificar o IP do Repetidor.
  • Forçar desconexão de TG’s Dinâmicos.
  • Habilitar e desabilitar TG’s Estáticos.
  • Gerar a chave BP Api, recurso para habilitar o “Brandmeister Manager” no PISTAR e com esses administrar alguns recursos pelo próprio Pistar no modo Admin (somente com a senha do pi-star, portanto recomendamos um do grupo com esse acesso apenas).
  • Criar Agenda de TG’s para que fiquem estáticos em determinados dias e horários da semana. Ex.: Agendar o TG NetBR para se conectar à rede (ficar temporariamente estático) das 20h30 às 23hs todas as terças, dia de NetBR.
  • Vincular ou não o TG Externo do RPT (Recurso exclusivo da Brandmeister) ao TG 2 LOCAL. A possibilidade técnica dessa conexão entre TG do RPT e TG Local, bem como autorização para utilizar o TG Externo (normalmente coincide com o ID do RPT), precisa ser viabilizado pelos sysops da rede e só é autorizado o uso do TG após o Repetidor estar definitivamente instalado e No Ar.
  • RECURSO PRINCIPAL DE SEGURANÇA (EXCLUSIVO BM):

Criar senha de segurança para a conexão do Repetidor à rede (recurso exclusivo BM), numa situação “similar” à senha do Hotspot Security.

ROTEIRO PARA CADASTRAR O RPT NA BM:

Acesse o LINK abaixo na Homepage do Site DVBRAZIL, preencha o formulário de inclusão de Repetidor na Rede e Submeta.

Receberá as instruções finais pelo e-mail cadastrado no formulário.

Interface gráfica do usuário, Texto, Email

Descrição gerada automaticamente

Preencha com as informações “do responsável pela Licença do Repetidor”, depois os dados dos SYSOPS.

Assim que ativar a MMDVM usando o ID do Repetidor, os Sysops da Rede fornecerão uma senha para cadastrar no pistar e se conectar de fato.

Feita essa primeira conexão, e informando aos sysops da rede, os gestores do RPT (sysops) serão vinculados ao mesmo.

Depois disso, desejamos sucesso e bom proveito no uso do Repetidor, que é uma ótima ferramenta para contatos de radioamadores Local, além de ser um ponto de acesso coletivo à rede.

NOTA: ESSE FORMULÁRIO DEVERÁ SER REENVIADO SEMPRE QUE HOUVER ALGUMA ALTERAÇÃO DE SYSOP DO REPETIDOR, OU REATIVAÇÃO CASO O RPT FIQUE OFFLINE POR LONGO PERÍODO QUE CAREÇA DE RECADASTRAMENTO.

BONUS: CADA REPETIDOR ATIVO NA REDE SOB CONDIÇÃO OPERACIONAL DEFINITIVA, ATENDENDO AOS USUÁRIOS DA REGIÃO COMO REPETIDOR OU PONTO DE ACESSO À REDE, RECEBERÁ UM TG VINCULADO A ELE PARA SEU USO.

ESSA CONDIÇÃO E DIREITO DE USO DO TG ESPECIAL CESSA CASO O REPETIDOR FOR DESATIVADO DA REDE.

Fte 73

DVBRAZIL TEAM.

Julho/2022.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS