Net BR 139: Grupos Locais de Repetidores na rede Brandmeister

Vamos falar um pouco de uma funcionalidade da Brandmeister exclusiva dessa rede e que pode ser melhor aproveitada.

A rede de DMR Brandmeister é um universo envolvendo mais de 2000 Talk Groups, + de 4200 Repetidores (+ de 60 só no Brasil), + de 12 mil Hotspots e 45 servidores redundantes, tudo interligado e a disposição dos usuários e com recursos exclusivos e flexibilidade de uso, foi a última rede criada e diferenciada tendo enorme aceitação mundial, restando aos usuários aproveitarem seus recursos.

Um recurso especial é o de cada Repetidor ter seu TG exclusivo, cabendo o uso e aproveitamento deste TG ao administrador do repetidor. Esse é um recurso que vamos abordar numa forma de uso já testado por alguns.

Acabamos não nos atentando o fato que CADA TG NA BRANDMEISTER ATUA COMO UMA REDE.

Podemos dizer que cada TG é uma rede dentro do universo da Brandmeister.

Voltando ao recurso da rede ter um TG para cada repetidor, um uso bem interessante e pouco explorado ou que muitos não se atentaram é o que o TG do Repetidor pode ser definido como um “Master” para seu grupo, permitindo interligar Repetidores e a pessoas usarem esse TG como uma rede regional específica.

Vamos a um exemplo prático, digamos que queiram criar um grupo como uma rede interligando alguns repetidores e seus usuários e, para isso, poderão escolher o TG de um dos repetidores que irão compor o grupo e definir esse TG como o Master desse grupo, por fim basta programar o TG nos rádios e repetidores como vamos orientar a seguir e, aproveitando toda essa estrutura global da BM.

Nos rádios: Programe canais nas frequências dos repetidores e hotspots que pretenda usar e adote o TG escolhido no contato destes. Lembrar de usar Color Code=1 e Time Slot=2.

Nos Repetidores: Habilite como “Estático” o TG do grupo escolhido como Master no Repetidor, também Color Code =1 e Slot=2. Poderá usar o recurso “Brandmeister Manager” do Dashboard do RPT ou o site https://brandmeister.network/ para habilitar o TG Estático no Repetidor.

Isso fará seus repetidores ficarem conectados por esse TG recebendo qualquer tráfego que vier pela rede nele durante tempo integral.

Nos Hotspots: Pode-se alocar o TG Estático similar ao citado acima habilitar a conexão de modo dinâmico apertando o PTT com o TG escolhido, como muitos já conhecem, lembrando que se usar o TG 4000 para desconectar sem ter o TG estático, precisarão conectar de novo via PTT.

COMO USAR? Muito simples:

Os Repetidores que estiverem conectados ao TG definido como Master local, “de modo Estático”, estarão interligados em rede nesse TG e receberão tráfego deste pela rede.

Os usuários que quiserem falar no Grupo, basta transmitir pelo canal programado com o TG do grupo conforme sugerido acima, podendo usar de qualquer lugar do planeta.

Em resumo é um processo similar ao usado com outros TGs, mas com o diferencial de usarmos o TG que é destinado ao Repetidor e de domínio do sysop e usuários do mesmo grupo, como um grupo local, afinal como dissemos, Cada Talk Group atua na prática como uma rede onde cabe a você saber usar aproveitando seus recursos.

Vai de encontro com o que costumamos falar, a rede Brandmeister vai muito além do TG 724.

Talvez alguns usuários ou sysops de repetidores recentes da rede não estejam entendendo o que é o TG Estático ou Dinâmico, portanto vamos a um resumo:

  • TG ESTATICO (habilitados para ficar conectados na rede 24×7) ou,
  • TG DINÂMICO (se desconecta após 15min de inatividade ou pelo TG4000, é acionado pelo TG que está no contato do canal quando apertamos o PTT).

Isso é usado em Repetidor ou Hotspot.

Fora esses pontos, não deixem de habilitar a função “Brandmeister Manager” no seu pi-star (no seu Hotspot ou Repetidor, recurso exclusivo Brandmeister e que ajudará muito a quem usa esses.

Outro comentário ligado ao uso do TG do Repetidor como um Grupo, quem usa Yaesu Fusion, poderá participar de qualquer TG ou do Grupo Local DMR usando Função YSF2DMR do pi-star.

Tanto o Brandmeister Manager do pistar como a função YSF2DMR para falar em qualquer TG, encontrarão no guia de “Como Configurar o seu Hotspot do zero” disponível no site DVBRAZIL.

Além desse recurso de usar o TG do Repetidor para grupo local, a BM conta com TG’s Estaduais, Regionais, Nacionais, especiais: RENER/REER, Treinamentos, Assuntos Técnicos, Operadores de Satélites, entre outros, ABRANGENDO DESDE COBERTURA LOCAL A MUNDIAL PELOS MAIS DE 4200 REPETIDORES e 12000 HOTSPOTS via 45 SERVIDORES REDUNDANTES DEPENDENDO APENAS DE VOCÊ E SEU RÁDIO PARA USAR.

Mais recursos e dicas da rede BM:

Havendo dúvidas ou interesses no tema, procurem o sysop do Repetidor local ou o time de suporte da rede via e-mail: suporte@dvbrazil.com.br

EVENTOS e INFORMAÇÕES:

    • Rodada Rancho da Amizade. Aproveitem para prestigiar esse encontro semanal toda sexta-feira final de tarde no TG 7244 coordenado pelo Antunes PU2PYT e demais do Rancho, rodada tradicional na 146.610 Analógica em São Paulo, agora aberto ao mundo via DMR.
    • Net BR de final de ano será na próxima terça dia 15/12: Teremos uma sessão especial no próximo Net BR dia 15/12 com emissão de um certificados de participação especial aos que se fizerem presentes na chamada, o registro dos participantes será automático portanto aproveitem para se manifestar nos chamados.
    • Recado do time DVBRAZIL, final de ano está chegando, portanto não deixe de personalizar a senha padrão de segurança do seu Hotspot já que a senha padrão deverá estar descontinuada na virada do ano. O objetivo é de prover maior segurança ao seu ID.

Temos um tutorial no site DVBRAZIL em Artigos Técnicos e Hotspot e o time de suporte da rede está a disposição para ajudar bem como colegas nas redes sociais.

Grupos-de-Repetidores-DMR-Brandmeister-20201208

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS