Net BR 130: Apresentação do Coruja-Bot e assuntos da rede.

Assuntos do Net BR:

DICAS OPERACIONAIS

Com o crescimento constante na base de usuários, estamos sempre trazendo dicas e orientações operacionais que fazem a diferença em nosso dia a dia na rede, portanto vamos às dicas de hoje:

A facilidade de ativarmos um Talk Group só apertando o PTT acaba nos induzindo a apertar o PTT e já sair falando, sem antes checar se o TG não está em uso, principalmente quando já estamos num QSO e mudamos para outro grupo.

  • A orientação é para constatar se o TG está ou não em uso, antes de falar, pois pode ter um QSO no mesmo pela rede que você só terá acesso se habilitar o TG no seu Hotspot ou Repetidor apertando o PTT e aguardando ou perguntando se o TG está em uso antes de seguir.
  • Ao falar via Repetidor o cuidado vai um pouco além, devendo-se observar se o Slot2 “do mesmo” não está em uso além do TG. É recomendado que habilite o monitor do rádio para ouvir qualquer TG ou pesquise no painel da Rede.
  • O Slot é um canal digital e não tem como operar dois TG’s Distintos no mesmo Slot ao mesmo tempo. Isso só é possível quando usamos um TG em cada Slot distinto.
  • Outra dica é que podemos chamar um colega apenas colocando o ID dele no Contato do Canal, ao chamar desse modo a rede irá buscar ele no último lugar que ele transmitiu fechando um contato privado, esteja ele onde for dentro do globo terrestre.

MONITOR DE ACESSOS À REDE COM ALERTA. (Ferramenta com base em recursos existentes da rede)

A rede Brandmeister composta por seus usuários, foi presenteada com algo espontâneo e inesperado e por isso, algo que tratamos com um apreço especial.

O Renato Machado PU2UTR, dedicado em tecnologia nos presenteou com um recurso bem interessante que é um Bot no Telegram com a função de nos informar quando alguém pré-cadastrado acessa a rede e em qual TG.

Para quem desconhece, a rede já conta com recurso de monitoramento similar via Last Heard da Brandmeister, onde podemos monitorar colocando o indicativo da pessoa, sendo possível monitorar também um repetidor ou Talk Group, mas com esse APP é possível monitorar de uma forma mais simples via plataforma Telegram.

Poderão baixar o arquivo com as instruções de acesso e de uso postado abaixo, tendo sido este, resumido e explicado durante a Net.

EVENTOS:

SANTA CATARINA INTEGRADA: O evento acontece das 21hs UTC de 05/out às 21:00h UTC de 12/out com OBJETIVO de Proporcionar contatos com o maior número de Clubes e Associações do estado de Santa Catarina, “em diversas modalidades e modos” além de promover os clubes e associações que atuam no radioamadorismo catarinense.

Terá “Certificado de realização de contatos” Emitido ao radioamador que realizar contato com pelo menos 1(um) Clube ou 1(uma) Associação participante.

Dentre os diversos modos e bandas, estão também no DMR Brandmeister TG 7249 EVENTOS e, eventualmente, no 7245 SUL e 72453 SC. Também em DSTAR: “XLX724D” e YSF “BRAZIL-724-DV Brazil”

São mais de 15 clubes, incluso LABRE SC, sendo alguns deles: PP5ARF – ARAF, ZZ5ARB – ARB, PP5EI – UBRO, PP5DQ – CRAI, PP5ACP – ARCRI/CRVA, ZZ5CRV– CRVV, PP5BBN – CRASB, PP5RA – CRASMO, PP5CIT – CRAJE, PP5UEB – UEB-SC, PP5AA – LABRE-SC, PP5RP – ARAVI Alto Vale SC, PP5CRB – ARAB, PP5BLU – CRB, PP5TIM – ATRA.

Bons QSO’s e vamos na captura de contatos com o maior número de clubes, bandas e modalidades.

DMR_BM_BOT-20201006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS