Net BR 265: JOTA-JOTI 2023 e estrutura da BM voltada ao Radioescotismo.

Faltam menos de 3 (três) dias para iniciar a maior festa do Radioescotismo que será a edição 2023 do JOTA-JOTI neste final de semana, dias 20 a 22/outubro

A Brandmeister oferece uma estrutura de TG’s dedicados ao Radioescotismo e Jota-Joti desde sua criação tendo o TG 907 dedicado ao Radioescotismo mundial e alguns secundários como os TGs 9072 para a America do Sul, o 9075 com países da Europa incluindo Portugal entre outros e os regionais.

No Brasil temos o TG 724907 dedicado ao Radioescotismo Nacional.

Segue abaixo o link de uma apresentação da estrutura da rede voltada tanto ao Radioescotismo como a qualquer outro uso da rede Brandmeister:

(https://www.ham-dmr.com.br/wp-content/uploads/2021/03/DMR-BRANDMEISTER-e-o-RADIOESCOTISMO-20210125.pdf).

As operações em DMR, pela abrangência mundial e simplicidade de uso, tem agregado às demais operações em HF, VHF, UHF, Internet, gincanas entre outros modos e atividades, incentivando a integração entre escoteiros de duas formas: comunicação via rádio e atividades realizadas pela internet.

Durante o evento, radioamadores individuais, clubes e associações de radioamadores abrem as portas de suas estações para grupos escoteiros, onde os jovens irão cumprir as atividades utilizando as ondas de rádio, sendo uma ótima oportunidade para reunir amigos escoteiros.

Confira mais informações no site https://www.escoteiros.org.br/eventos/jota-joti/.

Uma DICA é que nós radioamadores podemos nos voluntariar junto a grupos de escoteiros, disponibilizando nossas estações e agora a tecnologia DMR para que possam se comunicar com o mundo todo. Podemos garantir satisfação certa nisso com base nos depoimentos de quem já foi voluntário.

O JOTA-JOTI é o maior evento escoteiro digital do mundo que acontece online e pelas ondas do rádio.

O evento, de cunho educacional, reúne mais de 2 milhões de escoteiros todos os anos em outubro para um fim de semana de escotismo e amizade. Os jovens podem aprender sobre tecnologia de comunicação e se conectar com outros escoteiros de mais de 172 países. Desde 1958, quando o primeiro JOTA foi realizado, milhões de escoteiros se conheceram através deste evento.

Sem restrições de idade ou número de participantes, e com custo praticamente nulo, o JOTA permite que os Escoteiros entrem em contato por meio do rádio, auxiliados por radioamadores. Muitos escoteiros e líderes possuem licenças e têm suas próprias estações, mas a maioria participa do JOTA através de estações operadas por clubes de rádio locais e radioamadores individuais.

O JOTI foi iniciado no final da década de 1990, quando o Comitê Escoteiro Mundial, observando que o Escotismo já tinha uma presença considerável na Internet, e que já havia um Jamboree informal e em rápido crescimento na Internet, decidiu que o JOTI deveria se tornar um evento oficial internacional do Escotismo, e que deveria ser realizado no mesmo fim de semana do Jamboree on the Air (JOTA).

——————————-

Seguimos com algumas recomendações aos que quiserem efetivamente participar e com links importantes.

Vale registrar cada jovem participante no PAXTU, de forma que ele possa, ao final, receber seu certificado nacional de participação e incluir em sua ficha de atividades o JOTA-JOTI.

É importante se inscrever na atividade internacional no site https://www.jotajoti.info/, de forma que possa participar, também, de todas as atividades internacionais e receber, ao final, seu certificado do bureau mundial.

Também existe a possibilidade de enviar jovens às inúmeras bases de rádio espalhadas pelo Brasil, que podem ser encontrada no site  www.jotabrasil.qsl.br, além de outras informações importantes.

Descubra esse mundo do radioamadorismo e como os escoteiros podem se conectar pelas ondas de rádio neste JOTA-JOTI, onde encontrará inúmeras atividades divertidas e educativas utilizando o radioamadorismo.

As atividades se iniciam no site https://www.jotajoti.info/programme, acessem pelo login ou cadastro.

Seguem alguns links importantes relacionados ao evento.

Manual de Atividades – JOTA JOTI 2023 https://www.escoteiros.org.br/eventos/jota-joti/

Cadastro e formação das equipes – BRASIL https://scoutjotichallenge.com/

Comunicação durante emergências https://www.jotajoti.info/comunicação-durante-emergências

Rádio Amador pelo Mundo https://www.jotajoti.info/amateur-radio-around-world-0

Como construir uma chave Morse https://www.jotajoti.info/how-build-morse-key-1

No site do Jota-Joti, utilizando o a menu (SELECT LANGUAGE) na parte superior direita do site é possível mudar para diversos idiomas o que facilitará a compreensão das tarefas.

Enfim, leiam a apresentação que disponibilizamos sobre a estrutura DMR dedicada ao Radioescotismo e desejamos um bom evento a todos, preparem-se para bons contatos no HF e no DMR, lembrando que podemos fazer parte direta nesse evento como voluntários disponibilizando nossas estações.

Nos vemos no JOTA-JOTI e nos TG’s 724907 Brasil Nacional, 268907 Portugal Nacional, 9072 TAC Europa e 907 Internacional, dias 20 a 22/10.

Uma dica, quem tiver interesse em acompanhar via DMR, poderá deixar o TG 724907 estático no seu Hotspot ou Slot2 do seu Repetidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS