Net BR 264: Eclipse Solar de 14/10/23 e o radioamadorismo, vamos participar.

Muitos já devem saber que ocorrerá um Eclipse solar nesse sábado dia 14/10 passando sobre as Américas do Norte, Centro e Sul, sendo um evento interessante e oportunidade para participarmos com as nossas atividades em radiocomunicação. Evento raro, que tal participar com seu rádio ou recursos atuais?

Membros da Ham Radio Science Citizen Investigation (HamSCI) estão promovendo contatos de rádio durante os eclipses norte-americanos de 2023 e 2024, sondando a ionosfera da Terra. Outros grupos provavelmente também.

Será um evento divertido, amigável e com um elemento competitivo – e você está convidado a participar.

Emissoras amadoras e profissionais têm enviado e recebido sinais de rádio em toda a Terra por mais de um século. Essa comunicação é possível devido às interações entre o nosso Sol e a ionosfera, a região ionizada da atmosfera terrestre localizada a cerca de 80 a 1000 km de altitude.

Esse Eclipse sábado e o que teremos em 2024 oferecerão oportunidades únicas para estudar essas interações, e à medida que você e outros membros do radioamadorismo transmitem, recebem e gravam sinais em todo o espectro de rádio durante o eclipse, você criará dados valiosos para testar modelos computacionais da ionosfera.

Portanto a NASA SCIENCE junto a grupos de radioamadores como o HamSCI, estão preparados para fazer experimentos nesse evento buscando avaliar os efeitos na camada de Ionosfera do planeta, e para isso os registros dos contatos em HF serão de grande importância.

Serão monitoradas também estações de Broadcasting nas faixas de HF, modalidade que podemos fazer também ao longo do dia.

Atualmente temos vários modos de participar, seja como radioescutas aproveitando as tecnologias de WebSDR, a exemplo do instalado pelo PY2GN William em Pardinho onde qualquer um poderá acompanhar as atividades de rádio em HF, VHF, UHF e SHF, bastando pesquisar SDR Pardinho no Google e terá a oportunidade de acompanhar QSO’s em várias bandas, inclusive via Satélite geoestacionário QO100.

Já aos que operam rotineiramente em HF em qualquer modo, sejam os tradicionais ou digitais a exemplo do WSPR, FT8 e outros, terão a oportunidade de participar ativamente e perceber mais claramente quais efeitos esse eclipse poderá trazer nas comunicações. A mesma oportunidade ocorre também aos operadores dos 11m.

Podemos também visualizar os contatos com transmissores fixos QRP em WSPR, pelo site:

 https://www.wsprnet.org/ e clicando em Map (https://www.wsprnet.org/drupal/wsprnet/map)

 

O Eclipse solar ocorre quando a lua se posiciona entre o sol e a terra e esse de 14 de outubro será um eclipse anular que é quando a lua está mais distante da terra não cobrindo totalmente o sol, deixando um anel solar em volta. Vale dizer que não se pode observar a olho nu, portanto pesquisem na internet como observar de forma direta com lentes especiais e por curto período, ou usando uma câmera com filtro para observação indireta. Também encontrarão vídeos tempo real online pela internet.

O fenômeno desse sábado no Brasil deverá iniciar por volta das 15 horas e, como é fruto do alinhamento entre o sol, a lua e a terra, os efeitos e o grau de cobertura sobre o sol irão variar conforme a região e o local observado. Portanto o melhor ponto a se observar no visual será em João Pessoa e arredores na Paraíba, tendo seu ápice por volta de 16h40 nessa região.

O mapa abaixo indica a passagem sobre o Brasil no site DVBRAZIL, informando os percentuais de cobertura do sol observados, isso para quem quiser tentar ver o fenômeno e com os devidos cuidados e proteções, no entanto os efeitos de propagação como dependem apenas dos nossos rádios para observar, poderemos vivenciar os efeitos na propagação de toda parte do país.

Temos também no Site da NASA SCIENCE um quadro que permite simular ou observar por onde o Eclipse está passando. Link abaixo.  

2023 Annular Eclipse: Where & When – NASA Science

(https://science.nasa.gov/eclipses/future-eclipses/eclipse-2023/where-when)

 

Encontrarão detalhes sobre as atividades durante o Eclipse envolvendo radiocomunicação e o radioamadorismo pelo site do HamSCI: https://hamsci.org/eclipse

Bem como no site pertinente ao respectivo conteste: https://hamsci.org/contest-info .

 

Abaixo temos uma matéria feita pela BBC, sobre o tema. Poderão traduzir este e demais sites pelo tradutor do Google ou Microsoft Edge e boa leitura a todos.

https://www.bbc.com/future/article/20231005-eclipses-do-odd-things-to-radio-waves-to-learn-more-an-army-of-american-amateurs-will-broadcast-during-the-next-ones

 

Vale a pena pesquisar por outros sites na internet também, pertinentes a esse Eclipse e o radioamadorismo, pois o foco é aproveitarmos a rara oportunidade de poder participar de um evento desses, seja colaborando cientificamente, ou aprendizado pessoal para divulgar suas experiências ou simplesmente como divertimento.

Desejamos a todos boas experiências nesse sábado, 14/10/2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS