Net BR 260: Vale a pena ter um Hotspot Dual Slot em DMR? Quais diferenças?

Decidimos retomar um artigo que apresentamos no Net BR a pouco mais de um ano que é um comparativo entre conceitos e particularidades de Hotspots Simplex, Duplex e Repetidores.

O motivo é colaborar com dúvidas nos grupos de WhatsApp ou Telegram, já que o interesse pelo DMR tem crescido constantemente com novos colegas.

Vale também a quem quiser recordar, enfim está aberto a todos e colocamos uma apresentação detalhada no site www.dvbrazil.com.br que vale a pena conferir.

Não vou entrar em detalhes já que a apresentação ABAIXO que poderá ser baixada e divulgada, é autoexplicativa com informações bem interessantes, então destacamos apenas três particularidades mencionadas no Net BR 204.

 

  • Sobre a pergunta se vale a pena comprar um HS Dual SLOT, esse pode operar tanto em single como em dual slot, lembrando que as funcionalidades operando em simplex ou duplex são diferentes, então pela pouca diferença de custo vale muito a pena comprar um Dual.

 

  • Costumamos dizer que quem só usa HS simplex nunca conhecerá os diferenciais de operação do sistema DMR e rede Brandmeister perante demais tecnologias DV, possíveis de entender ao usar um Repetidor e Tecnologia DMR.

 

  • Alguns desconhecem, mas ao usar um repetidor DMR na BM você continua com total liberdade de uso podendo acessar a qualquer TG, mesmo secundários, de qualquer parte do mundo, independente se conectado a um servidor local. Diferente de usar Repetidores em demais tecnologias de DV que acabam se limitando, seja em TG’s nem todos disponíveis a todos servidores, ou sem flexibilidade se vinculando a um Refletor específico. Enquanto no DMR o Repetidor tem a mesma flexibilidade de um Hotspot, o mesmo acaba não acontecendo em outras tecnologias que para ter liberdade em diversificar suas conexões, acaba dependendo de ter o seu Hotspot.

 

Essa flexibilidade com integração global é um dos motivos da grande explosão mundial de Repetidores na rede Brandmeister, não apenas hotspots.

Importante lembrarmos que é uma questão técnica e que podemos nos aproveitar desses recursos, mas que cabe a cada um usar o que quiser ou onde quiser.



SOBRE-HOTSPOT-SIMPLEX-DUAL__REPETIDORES-20220607

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS