Net BR 251 (11/07): Temas voltados ao Conteste DMR para debate.

Como anunciado semana passada, teremos o primeiro conteste em DMR nos dias 22 e 23 de julho, começando na sexta-feira dia 21 de julho às 21hs de Brasília, e que promete ser um evento interessante e uma quebra de paradigmas.

A premiação será convidativa, o primeiro prêmio a quem conseguir mais contatos simplex será um HT DMR zerado e para quem conseguir mais pontos via rede um gadget único, exclusivo e surpresa que também será bem interessante.

Um ponto que vale a pena comentar é que, mesmo com um HT em mãos, é possível conseguir bons contatos em simples nas frequencias indicadas, claro que para isso com uma antena base ou montando uma estação portátil ou móvel em algum ponto alto da sua cidade.

Portanto vamos às dicas e o tempo voa, não deixe para programar seu rádio na última hora.
As informações sobre quais frequências programar, qual TG e Color Code para seus contatos em simplex estão no regulamento, mas vou resumir, isso para os contatos em Simplex, e são: Color Code 1, TG 99 e frequências de 145.510, 145.790 e 433.450 MHz. Tratam-se de frequências adotadas internacionalmente por muitos países e motivo dessa escolha. Acreditamos que a frequência de 145.510 será a mais usada.

Leiam com atenção o regulamento com as regras, nos perguntando no caso de dúvidas.

O regulamento pode ser acessado clicando no popup do evento que aparece assim que você acessa o site www.dvbrazil.com.br.

Outra dica é sobre algumas antenas que apresentamos no NetBR 249, semana retrasada, incluindo um tutorial detalhado e acessível a todos de uma antena dual extremamente simples e barata para construir.

Não se esqueçam que ainda podemos ter abertura de propagação a nosso favor, comuns nessa época de inverno, favorecendo contatos de centenas de quilômetros e com pouca potência.

As informações que precisam estão bem detalhadas no regulamento.

Portanto, para finalizarmos, vou repetir algumas dicas importantes:

  • Leiam o regulamento do Conteste antes de tudo, isso o ajudará a se planejar.
  • Não deixem para instalar seu codeplug de última hora.
  • A dica ao codeplug é de criar os três canais simples e os TG’s de todos os Estados do Brasil, pois quanto mais contatos diversificados pelos TG’s, mais pontos.
  • Se planeje para aproveitar algum ponto alto da sua cidade e tentar os contatos em simplex. Em VHF e UHF a altitude em relação ao terreno e uma boa antena importa mais do que qualquer outra coisa, mesmo com os 5 watts de quem só tem HT.
  • Fiquem atentos aos sinais de propagação, observem se aciona ou escutam Repetidores a distância em analógico ou DMR. Se acontecer a aventura será ainda mais empolgante.

Começamos citando sobre quebra de paradigmas, pois é esse conteste trás muitas inovações e incógnitas ao mesmo tempo, um deles é o de operar simplex em DMR sem acesso à rede, outro é usar HT’s também a isso, outro é incentivar a montar seu sistema irradiante e por fim o uso de uma rede como parte desse evento, uma espécie de gincana o que um conteste não deixa de ser.

Venha fazer parte dessa história, não fique de fora dessa oportunidade pioneira e bons QSO’s.

Links sobre antenas:

Flower Pot V/UHF: https://www.youtube.com/watch?v=SCp-F_IPnwQ

Slim Jim V/UHF: https://www.youtube.com/watch?v=Pkato6LGpng

Manual prático de antenas:

https://www.ham-dmr.com.br/wp-content/uploads/2018/05/PracAntDesignVHF.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS