Net BR 230: Reabertura do NetBR em 2023 com novidades.

Estamos entrando no sexto ano do Net BR com suas tradições e algumas melhorias.

 

Uma delas está nos chamados e anúncios dos participantes, tradição nacional que alguns entendem, outros não, alguns amam, outros não, divergências de ideais plenamente aceitáveis onde cada um se anuncia a seu modo com liberdade procurando ser breve. Estudaremos meios para acelerar o tempo das chamadas, e estamos abertos a sugestões.

Sobre os temas, esse ano, traremos matérias técnicas aproveitando o vasto material apresentado nesses 5 anos de Net BR e contamos com vocês para indicarem alguns deles. Estão em Notícias no site.

Dentre algumas novidades, teremos umas séries sobre “Eletrônica e Tecnologia ao alcance de TODOS”, acessível até a quem está iniciando, incluindo montagens incomuns, seguem umas prévias:

    • Já pensaram em montar um Hotspot apenas com a MMDVM sem Raspberry usando o Celular ou computador? Com ou sem fio? Pois é, aguardem…
    • Vamos conhecer o módulo HC12 um micro transceptor de dados em UHF com modulação AFSK, e saber o que dá pra fazer com isso, inclusive nos Hotspots… Aguardem.
    • Alguns temas voltados a repetidores e antenas, a pedido de alguns.
    • Temas de vocês. Quem tiver conhecimento de algo e quiser compartilhar, aproveite, o espaço será todo seu.

Além disso, seguiremos com as notícias do radioamadorismo nacional e mundial como de costume.

Começamos a edição com algumas notícias, lembrando que algumas já foram citadas em redes sociais, mas temos aqui a oportunidade de vocês complementarem com notícias de última hora e experiências sociais e comentários:

 

O Firmware OpenGD77 deixa de ser compatível com rádios novos.

Alguns Baofeng 1801 já têm vindo bloqueados para atualização de Firmware e temos recentemente novos Retevis RT3S bloqueados também, talvez logo outros mais.

Há rumores ser por falta de componentes no mercado, conforme nota em Anouncements no site opengd77.com, indicando impedindo atualizar até mesmo o Firmware original do Fabricante.

Diante desse cenário os desenvolvedores do OpenGD77 não garantem sua continuidade.

Segue a nota do VK3KYY:

Devido à escassez global de chips, não parece mais haver rádios que possam ser comprados novos compatíveis com o firmware OpenGD77.

 

Esperávamos que a TYT continuasse a fabricar o MD-UV380 / RT3S e MD-9600 / RT-90 usando a CPU STM32F405VGT, no entanto, estes chips de CPU agora tem mais de 9 meses de prazos de entrega, e o TYT passou a usar um clone sem marca dele e, aparentemente, incompatível com o sistema operacional FreeRTOS que o firmware usa.

 

Como não há controle sobre quais chips virão nesses rádios TYT ou Baofeng, não é prático adequarmos o firmware às novas versões desses, pois a TYT ou Baofeng poderiam mudar a CPU para um clone diferente a qualquer momento e todo esse trabalho seria perdido.

Assim foi a nota no site do OpenGD77 e nossa esperança é que essa questão de Hardware se resolva com o tempo, seja via fabricantes ou pelos radioamadores como bons experimentadores que somos.

Sorte de quem tem os equipamentos ainda com os microcontroladores antigos e para quem comprar os novos, não se aborreçam já que conseguimos fazer muitas coisas também sem o uso de um computador, apenas adequando o codeplug a isso. Recomendamos pesquisar a palavra FLY (F, L, Y) no campo de busca do site www.dvbrazil.com.br.

Outro tema que vale a pena recordarmos é sobre o ajuste de áudio de cada um.

É recorrente algum colega entrar destoando completamente dos demais, seja com o áudio muito baixo ou alto demais. Isso é desagradável tanto a quem fala sem saber que está desregulado como a todos que estão escutando, caso ninguém colabore dando esse feedback.

É missão de todos nós operadores do DMR buscar ajudar ao próximo e, nesse caso, podemos sempre ajudar ao colega, primeiro comentando sobre o áudio e depois se oferecendo a ajudar, uma vez que o ajuste deve ser no rádio do operador e rede DMR repassa o nível de áudio que o rádio envia. Certamente o operador não faz ideia estar destoando caso ninguém fale e ajude a corrigir.

O interessante é que quando alguém entra falando com áudio baixo ou abafado, logo alguém se manifesta, comenta e procura orientar a pessoa para falar mais alto ou aumentar o ganho de microfone ou trocar de microfone, mas a muitos que entram regularmente com áudio muito alto, raramente observamos alguma ajuda, mesmo de colegas que batem papo diariamente.

Pensem que é para o bem de todos, portanto vamos ajudar aos colegas nisso.

Uma dica é monitorarmos nossa transmissão pelo essímetro que é em tempo real no Hoseline.

Não podemos nos basear pelo nível que escutamos lá uma vez que o Software nivela todos, mas temos como nos basear pelo essímetro.

Aproveitem as rodadas para escutar vários níveis dos participantes, tendo como referência no essímetro e seu rádio, aí busque regular o seu áudio com variação similar aos demais vendo pelo essímetro.

Quem quiser maiores orientações nisso, podem nos procurar, apesar que pessoas para ajudar nisso é que não faltam.

 

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

 

A LABRE Nacional está comemorando seus 89 anos sob o indicativo Especial ZX89L, em todas as faixas, modalidades e modos, com emissão de certificados, incluindo operação no DMR em diversos TGs.

Fiquem atentos ao Dashboard da rede na página bm.dvbrazil.com.br/lh.html

Ao contatar ZX89L ou ouvir algum contato, no caso dos Radioescutas, basta enviar o registro (log) simples para awards@labre.org.br . O Certificado será enviado posteriormente aos que o solicitarem.

 

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Quinta 20hs: Nova RODADA 2 DE JULHO no TG 72422 da BAHIA.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sexta 20h30: ENCONTRO RIO 40 GRAUS no TG 72443.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS a cargo dos grupos de escoteiros no TG 724907.
  • Sábado 19hs: BATALHA DO JENIPAPO no TG 72427 PIAUÌ.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional: Toda última segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 724942.
  • QTC da LABRE Alagoas: Toda “última” segunda-feira de cada mês às 20hs no TG 72421.

QTC da LABRE Bahia: Toda primeira segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 72422 e YSF-BAHIA-BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS