Net BR 215: BM_Api com nova chave (V2), entenda o que é e como utilizar. Novo RPT na rede.

Semana passada falamos sobre o Talker Alias, um recurso que permite que alguns rádios recebam informações de contato do rádio transmissor eliminando a necessidade de ter uma grande lista de contatos baixada no rádio, quem tiver curiosidade vale a pena a leitura.

COMEÇAMOS ANUNCIANDO MAIS UM REPETIDOR DMR NA GRANDE SÃO PAULO EM VHF, SEGUE O COMUNICADO DOS RESPONSÁVEIS:

É com grande alegria que quero dividir uma conquista com os amigos e associados da ARRA.

Já alguns dias estávamos negociando em ajudar a uma associação coirmã ABCD PX CLUBE de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Que gentilmente através de Sua diretoria, nos disponibilizaram para mantermos as manutenções e funcionamento dos seus três repetidores. A 147.150 VHF que colocamos novamente no ar hoje, 22/08/2022, só que agora em DMR em seu local original. A 439.000 analógica subtom 67.0 que está na bancada fazendo revisão, mas em funcionamento e 224.500 analógica subtom 67.0 aguardando peças.

A ARRA dando passos sem pisar em ninguém e com muita humildade, seguimos trabalhando em prol do radioamadorismo e dos seus radioamadores.

Forte 73

PY2DSA

Portanto vamos usar e ajudar nos testes da 147.150 DMR, no AR na Grande ABC de São Paulo.

Parabéns à Associação de Radioamadores Rancho da Amizade, fazendo a diferença no radioamadorismo.

OUTRO ASSUNTO, A BRANDMEISTER MELHOROU SUA PLATAFORMA DE CHAVES DO BM.API, VAMOS ENTENDER MELHOR ISSO:

Muitos conhecem o recurso BM_APi. Apenas resumindo a que nunca ouviu falar, a Brandmeister disponibiliza um recurso da rede que adiciona uns campos adicionais de controle no Painel do pistar, com o propósito de facilitar o gerenciamento de TG’s Estáticos, desabilitar TGs Dinâmicos entre outros recursos.

O interessante é que uma vez ele habilitado no pistar, esse recurso da BM permite gerenciar também outros modos como alterar Refletores no Dstar ou Salas no YSF/C4FM. Por exemplo.

Para quem acessa o pistar o modo Admin ou Configurações, já deve ter se deparado com uma tarja amarela anunciando alterações no BM_Api para V2, indicando um link de como fazer ou alterar a sua chave.

A Brandmeister publicou também no final da página do seu site https://brandmeister.network domingo passado dia 21/08/2022, informando que, os desenvolvedores melhoraram os recursos da API e criaram o BM_API V2 mudando o formato das chaves para habilitar o recurso após 19/08/2022.

Já as chaves criadas antes, no formato v1, serão descontinuadas funcionando ainda por vários meses numa transição suave, sem data definida a ser extinta.

Embora não haja uma data definida para aposentar a API v1, encorajamos fortemente todos a atualizar suas chaves para a API v2 o mais rápido possível.

A chave antiga tinha 128 caracteres, já a V2 é uma sequência de caracteres mais longa conhecida como JSON Web Token.

Por que usar uma chave API?

Você pode inserir sua chave de API em um software ou aparelho de hardware de terceiros para ler e gerenciar as informações dentro de sua conta Brandmeister (incluindo repetidores, hotspots, configuração de talkgroups, etc.). O uso de uma chave de API permite que você mantenha seu nome de usuário e senha selfcare confidenciais e tenha controle granular sobre cada tecla que você fornece para outras pessoas.

IMPORTANTE ENTENDER QUE A SENHA DO HOTSPOT SECURITY E A CHAVE BM_API SÃO INDEPENDENTES.

A chave API não está relacionada à sua senha SelfCare. Se você alterar sua senha do SelfCare, as chaves geradas do API permanecem válidas, e vice versa.

A senha Hotspot Security é sua senha de segurança Pessoal ao Hotspot para acessar a rede, esta é atribuída via seu Selfcare no site Brandmeister.Network.

Já a Chave do BM_Api serve para liberar recursos no seu Hotspot ou Repetidor, lembrando que ela é extensiva a outros modos DV como Dstar e YSF/C4FM.

Esta é criada via seu acesso pessoal no site Brandmeister.Network, só que via “Profile Settings”, depois é clicar em “API Keys”, adicionar um nome e gerar a chave que aparece somente essa vez. Copie e cole a chave em algum lugar para uso futuro e aplique no pistar em BM_Api que fica no modo Expert em Configurações, habilitando assim o recurso no PISTAR.

Falamos Grego? Não se preocupe, apenas comentamos para perceberem que é algo simples de se aplicar e está bem detalhado no site internacional da Brandmeister, https://brandmeister.network, bastando ativar o tradutor da página se preferir e ler a postagem no final da página seguindo os passos as imagens.

TENHA MUITO CUIDADO COM QUEM VOCÊ DÁ SUA CHAVE, E ONDE VOCÊ SALVA SUA CHAVE. AS CHAVES DE API PERMITEM UM ACESSO COMPLETO E TOTAL A TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO SEU SELFCARE (AUTOCUIDADO PESSOAL) E ISSO INCLUI FUNÇÕES REPETIDOR/MESTRE SYSOP!

Por que não fornecer minhas credenciais de conta SelfCare?

Sua senha é confidencial e nunca deve ser dada aos outros. Com as chaves de API, você pode alterar sua senha da conta SelfCare ou revogar uma chave sem afetar todas as outras chaves que você já forneceu.

Existem aplicativos usando chaves de API do usuário?

Atualmente, há três desenvolvedores com os qual a BM trabalha para desenvolver os primeiros aplicativos aproveitando as chaves de API do usuário que são:

  • Pi-Star, com suas ferramentas e programas associados, que conhecemos, incluindo a capacidade de fazer alterações na configuração Brandmeister dos usuários, aproveitando o uso de APIs.
  • Repeater Reader que é um pequeno programa JAVA que cria opções de visibilidade e gerenciamento para o repetidor ou hotspot selecionado. Ele também receberá suporte para controlar o repetidor através de APIs.

Vale citar que a qualquer momento você pode revogar uma chave, e qualquer pessoa ou aplicativo com esta chave não será mais capaz de acessar as informações e recursos de sua conta Brandmeister.

Finalizando, não confundam o “BM-API Key” com o “HotspotSecurity” e “Air Security”. São três recursos de segurança da rede que funcionam de forma completamente independentes, bem como suas funções e efeitos. Todos estão detalhados bastando pesquisar no campo de pesquisa da homepage desse site, independente disso, estamos sempre a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, portanto, aproveitem para perguntar.

VAMOS AOS ENCONTROS E EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional, ocorre às 21hs no TG 724942 toda última segunda-feira de cada mês. O próximo será dia 29/08.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

One thought on “Net BR 215: BM_Api com nova chave (V2), entenda o que é e como utilizar. Novo RPT na rede.

  • Antonio Gonçalves da Costa Neto

    Parabéns pelo excelente trabalho!!!
    Na oportunidade, pergunto: quem é o responsável pelo Encontro dos Escoteiros, aos sábados, no TG 724907?
    Agradeço!
    Forte 73′ a todos, do
    ANTONIO – PQ2RBD
    (Gurupi / TO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS