Net BR 213: Rede Multiprotocolo e a BM Brasil, também sobre SDR / WebSDR.

Semana passada falamos sobre Laudo de níveis de radiação, das leis envolvidas e da necessidade de termos em nosso Shack um relatório feito de próprio punho atestando estarmos em conformidade com as distâncias mínimas recomendadas das antenas, quem tiver curiosidade vale a pena a leitura.

Conheça um pouco de Rede Multiprotocolo e sobre o multiprotocolo na BM Brasil.

A Brandmeister é uma rede mundialmente integrada para uso de qualquer TG via qualquer Repetidor ou servidor, funcionando como uma coisa só similar à rede web que conhecemos, sendo autossuficiente dentro da modalidade DMR para contatos privados, em grupo ou até formar sub redes ou clusters sem depender de quaisquer recursos ou softwares externos, acessível a qualquer radioamador, isso na modalidade DMR.

Vale lembrar que, independentemente de ser autossuficiente em DMR, ela é preparada para interconexão com quaisquer outros modos de DV, os famosos Cross-Modes, portanto, lembramos que a rede DMR BM do Brasil hoje é integrada a um Servidor de DSTAR e dois servidores em C4FM e que podem ser usados em conjunto ou separados.

O Servidor DSTAR é o XLX724 que aceita os protocolos XRF724, DCS724 e REF724 e tem seus Refletores com e sem interconexão ao DMR e C4FM, subdivididos pelas letras da seguinte forma:

  • XLX724 A: Conexão com outros países.
  • XLX724 B: Uso Local.
  • XLX724 C: Interligado ao DMR no TG724.
  • XLX724 D: Interligado ao DMR no TG724942 e ao Server C4FM

Poderão acessar o Dashboard do DSTAR no link: http://xlx.dvbrazil.com.br/

No YSF temos dois servidores interligados à rede:

No DMR o servidor na BM é o BM_Brazil_7242 e o Dashboard é o https://bm.dvbrazil.com.br

Vale citar que todos os servidores se encontram num grande Data Center para garantir a comunicação com qualidade ao que cabe aos mesmos, sendo essa premissa de qualidade uma condicionante para quaisquer conexões externas à rede.

No mais, a qualidade durante o uso se limita às condições individuais de cada radioamador nessas redes.

Agora, que tal vermos um pouco de SDR?

Pensamos nesse tema por conta de alguns WebSDRs interessantes e, do quanto esses recursos podem nos ajudar em nossos testes e apoio às operações, um campo do radioamadorismo que vale a pena lembrarmos que existe e que pode ser mais aproveitado.

SDR é sigla das palavras “Software Defined Radio”, que significa “Rádio Definido por Software”, ou seja, toda a parte de filtros, largura de banda, modos de transmissão e recepção, frequencias e demais funções existentes em um rádio comum que conhecemos, é definida via software e não por componentes discretos, e essa tecnologia atualmente se vê presente nos equipamentos de telecomunicações com muito mais frequencia do que podemos imaginar. Algo de baixo custo e muito eficaz.

Um exemplo ligado a uma tecnologia peculiar é um dos WebSDRs de Pardinho mantido pelo amigo William PY2GN e destinado a receber o Satélite Geoestacionário QO100. Um recurso a nossa disposição que pode ser útil inclusive a radioamadores fora da cobertura desse satélite, ao menos para conhecermos e acompanharmos QSO’s por lá, na faixa de 10GHz, inclusive contatos feitos por vídeo em alta definição.

Outro exemplo em outra tecnologia peculiar, e instalado recentemente, é um OpenWebRX na região da Paulista em São Paulo, dedicado à banda de 1.2GHz e criado pelo Junior PY2PE, sendo um laboratório de antenas tanto no SDR que usa uma antena de cabo coaxial, como a outros radioamadores.

Alguns devem pensar, 1.2GHz? Tem gente nessa faixa? Sim, a resposta é sim e é uma banda bem interessante, inclusive já teve repetidores funcionando em São Paulo nos anos 90 e início desse século.

Esse tipo de WebSDR já tem sido uma ferramenta para Radioamadores que gostam de experimentação com antenas e outros testes e para ficar ainda mais interessante, o Júnior tem ideia de converter esse em 1.2GHz para transponder linear similar a um repetidor, só que repetindo o sinal no mesmo modo recebido, seja SSB, AM, CW e outros, sendo uma tecnologia usada em Satélites.

Quem tiver curiosidade sobre o Transponder pesquise no youtube por “Transponder Linear com SDR Pluto Plus” e o interessante é que esse está aplicando a tecnologia SDR nele.

Além desses citados, há outros WebSDR no Brasil tendo como precursor nisso o Junior PY2PE e ele continua até hoje, sempre ajudando aos interessados e trazendo novidades, como a ideia do Transponder.

Os links desses citados e outros do Brasil estão no site: RECEPTOR SDR VIA WEB – Brasil (websdr.com.br) e os WebSDR´s espalhados pelo mundo podem ser encontrados no link websdr.org.

É um tema amplo e a aplicação do SDR vai muito além dos WebSDR, inclusive há SDR’s capacitados a Transmitir e Receber até a casa dos GHz, a exemplo do ADALM PLUTO, RackRF One e outros, que podemos compor com eles uma estação com recursos poderosos.

Em conjunto dos equipamentos, softwares especiais como o GNU Radio e muitos outros dedicados a usarmos em nossos computadores, atuando como Receptores, Transceptores, Instrumentos como Analisador de Espectro, Receptor de transponder de aviões, Receptor de sinais de balões meteorológicos, Decodificador de diversos modos Digitais e Digital Voice como o DMR por exemplo, além de muitos outros.

A gama de aplicações são infinitas, pois os limites estão na criatividade e conhecimento adquirido ou a aprender de quem está experimentando.

Encontrarão muitas informações e vídeos pesquisando no Google, mas reunimos alguns links interessantes abaixo:

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional ocorre sempre na última segunda-feira de cada mês às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

One thought on “Net BR 213: Rede Multiprotocolo e a BM Brasil, também sobre SDR / WebSDR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS