Net BR 209: Repetidor Alto da Serra SP e assuntos relacionados

Temos mais um Repetidor na Rede, esperado por colegas do Litoral Paulista.

É o PY2LAS – Litoral Alto da Serra, na frequencia de 146.650 no alto da Serra de Cubatão.

O Repetidor foi exaustivamente testado em laboratório para minimizar riscos de problemas, no entanto o desafio local é enorme e temos convicção de que ainda poderá ser melhorado.

A torre tem 110m e se torna um desafio sem precedentes para nós meros experimentadores onde, mesmo contando com pessoas habilitadas às operações na mesma, demanda de um planejamento e esforço bem grande, ainda mais tendo de trabalhar com duas antenas onde o trabalho na torre é redobrado e com cabos pesados de 7/8”.

Esse é fruto de um trabalho conjunto com a Defesa Civil / REER SP, pois é um local de grande reforço à comunicação com áreas de risco.

Os desafios locais continuam. Tivemos de recorrer a uma alternativa temporária de internet no lugar da principal, que falhou, ainda assim estamos avaliando outros meios. Também os trabalhos na torre devem continuar oportunamente, com testes de outras antenas e instalações.

Por hora o Repetidor está com uma ampla cobertura voltada ao litoral que é a principal cobertura nas predições, mas num futuro breve, pretendemos buscar meios para estender ao grande ABC e parte de SP.

Apenas um parêntesis: muitos fazem uso ou se referem a Repetidores, por vezes, sequer sem se atentar ou ter a mínima noção das dificuldades de implantação ou operacionais, além de custos envolvidos, não só financeiros, mas de tempo dedicado e muitas vezes perdendo oportunidades junto à família.

De certo modo, a paixão pelo hobbie e ajuda voluntária ao próximo acaba nos justificando, lembrando que é um serviço de pura experimentação e desenvolvimento pessoal.

 

Continuando no tema Repetidores, vamos aproveitar para comentar mais a respeito e também falar de Hotspot DUAL.

O funcionamento de cada Repetidor no radioamadorismo acaba sendo um pouco sazonal, pois é passível de ter problemas ficando fora do ar para manutenção, ou para melhorias, ajustes, internet, etc…

Algo que acontece independente dos esforços individuais, lembrando que é um trabalho voluntario e nossos serviços no radioamadorismo são de experimentação sem as obrigações legais de atender a SLA’s (metas de qualidade baseados em acordos comerciais), ainda assim a intenção desse pessoal que se propõe a instalar e manter um Repetidor é de buscar fazer o melhor dentro de cada possibilidade.

Independente disso, vale lembrar que a rede conta com uma lista com os Repetidores agregados e uma dica é de classificar grupos de RPTs por afinidade nas Zonas dos rádios.

Como exemplo, imagine ser de costume traçar um roteiro periódico, facilita muito juntar repetidores do trajeto numa Zona para a troca deles ou uso do Roaming onde nossos rádios vão trocando de RPT automaticamente. Muito útil para que faz viagens regulares.

Alguns podem comentar que nesse caso basta usar um Hotspot. Na prática não é bem assim, além do Hotspot se limitar apenas a acessar a rede não permitindo um contato local via Repetidor, muitas das vezes o Repetidor supre áreas não cobertas com sinal de celular, ou seja, o Hotspot não garante a operação tendo casos em que o RPT entra com força total.

Agora falando de Hotspot em algo que pode parecer redundante, mas que vale a pena mencionarmos.

A maioria sabe que um TG pode ser configurado no Hotspot, ou no Repetidor, como Estático ou Dinâmico.

Dinâmico é quando a conexão de um TG com a rede acontece ao transmitirmos para o HS ou RPT usando o TG de interesse.

Já o Estático é quando vamos no Site https://brandmeister.network ou via Brandmeister Manager do pistar e atribuímos o TG a um Slot para ficar conectado 24hs com a rede.

Sabe aquela teoria de que dois corpos não ocupam um mesmo espaço ao mesmo tempo? Isso vale também aos TG’s e tem gente com dezenas ou centenas de TG’s atribuídos de forma estática em um mesmo Slot, acreditamos que seja para ficar conectado a vários TG’s para acompanhar tráfego, mas isso simplesmente deixará o HS da pessoa louco na hora que coincidir de dois ou mais TGs serem usados ao mesmo tempo.

Se o objetivo é acompanhar em qual TG e hora está tendo movimento, tem meios muito mais práticos e fáceis para isso. Basta deixar a página do dashboard de rede aberta e verá quem está falando, por onde está acessando e qual TG usando, depois poderá acessar o TG no modo dinâmico no seu sistema. A página é https://bm.dvbrazil.com.br/lh.html .

Também poderá usar o Hoseline deixando aberto com TGs de interesse no Player. Se usarem mais de um TG ao mesmo tempo vão colidir também.

Por último, cabe lembrar que o Repetidor da Av Paulista em São Paulo 439.625 DMR voltou ao Ar há umas semanas e o problema era a fonte, aliás parece estar funcionando um pouco melhor com a fonte atual. Também o 439.325 em Analógico com Subtom 103.5, para quer quiser fazer uso.

 

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional sempre na última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS