NetBR 208: ENTENDA O ESPAÇO DE CÂMBIO e Dicas em Equipamentos

Gostaríamos da atenção de todos pois vamos retomar um tema de extrema importância para os comunicados numa rede de digital voice, principalmente no DMR diante da quantidade de usuários.

Trata-se do ESPAÇO DE CAMBIO e entenda o porquê.

É uma necessidade técnica, já que nossos dados via Internet sofrem atrasos diferentes até chegar ao servidor e, se quem falou tiver um atraso grande e o outro não der espaço suficiente antes de falar, um terceiro pode receber inclusive como se, um nem terminou de falar e o outro já começa falando por cima.

Portanto, esperar mais de 5 segundos antes de começar a falar é essencial e necessário na rede, em todos os TG’s, principalmente se estiverem no TG724 que carrega todos os repetidores da rede conectados.

Também é importante passar a palavra sempre direcionando ao indicativo do colega, já que as chances de dois falarem juntos por conta da latência é alta.

Vamos entender melhor.

Quando estamos em rede, no caso via Internet, cada um terá seus caminhos ou rotas específicas entre os Repetidores ou Hotspots e o servidor da rede. Cada qual com sua latência ou atraso no tráfego de seus dados.

Inclusive, apenas uma curiosidade, essas rotas costumam passar por vários nós de internet bastando um com problemas para afetar sua qualidade até o servidor, independente se a internet tiver 1 ou 200Mb.

Portanto, cada um está sujeito a uma latência, ou atraso, de sua transmissão até o servidor.

Se eu estiver com Latência alta e o colega que eu estiver falando com baixa latência, e ele não der um espaço de câmbio superior a essa minha latência após eu soltar o PTT, demais que estejam escutando poderão receber como se não houvesse qualquer espaço de cambio. Importante entender isso.

Situação que impede o ingresso de outros colegas no QSO e pode dificultar a quem tem Hotspot Simplex de desconectar o TG para usar outro pelo comando 4000.

Ninguém nasceu sabendo, mas todos merecem a oportunidade de serem orientados, portanto busque orientar seus colegas sobre a “necessidade técnica” em dar espaço de cambio de ao menos 5 segundos. Oriente sempre e jamais questione ou repreenda a um colega.

Fiquem a vontade para repassar o post desse Net BR com figura simulando essa particularidade.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Mudando de assunto, seguem informações que nos repassaram sobre dois equipamentos e que vocês poderão colaborar apresentando alternativas.

Um é sobre o Baofeng DM1801, alguns radioamadores têm relatado que receberam, recentemente, o rádio via Aliexpress com o cabo de programação incompatível ao rádio.

Existe um modelo de cabo de programação onde as conexões da porta USB seguem direto ao rádio e outro modelo em que usa uma interface interna entre o computador e o rádio. Certamente alguma interface de conversão serial. Os cabos são visualmente iguais, mas esse com a interface é usado nos Baofengo 5R, no Retevis RT73 e outros.

O maior problema nessa última edição do DM1801 é que, nenhum dos dois cabos funcionaram. Algumas compras chegaram até a ter parte dos valores restituídos.

Caso alguém tenha alguma solução caseira para esse cabo de programação com interface, ou driver e puder compartilhar, publicamos no próximo NetBR. Isso certamente ajudará a muita gente.

Outro equipamento que merece alguns estudos pelos experimentadores é o RT73.

Pode acontecer dele perder seu setup interno que é o código hexa, quem determina os ajustes internos como largura de banda, potência, limites de faixas, recepção e outros. O nome atribuído a esse arquivo costuma ser HEXACODE.

Não confundam com Firmware ou Codeplug, o hexacode é o que faz seu rádio funcionar.

Em analogia, há casos que um GD77 para de funcionar e é restaurado com o Hexacode, que pode ser salvo em separado para socorro futuro.

Conseguimos ter acesso também ao Hexacode de rádios Tytera ou Retevis modelos MD380, MD9600 e RT90, e usarmos para restauro ou ajustes, claro que isso apenas por experimentadores de grande conhecimento.

O desafio é conseguirmos ter acesso ao Hexacode do RT73, se possível até salvar o arquivo para restaurar o rádio caso ocorra alguma pane. Portanto fica o desafio a quem puder colaborar nisso.

NetBR anterior:

Semana passada anunciamos o Repetidor de Parati em 439.550 na rede e o incremento de um Servidor YSF para o Estado da Bahia interconectado com o TG do Estado.

Temos abordado questões sobre a proposta de nova Resolução sobre telecomunicações e que inclui o radioamadorismo, atualmente na sua última fase pela Consulta Pública 41 antes de ser aprovada.

Um assunto que cabe a todos nós radioamadores. Quem quiser maiores detalhes poderá pesquisar no site www.dvbrazil.com.br ou www.labre.org.br. Daremos continuidade nos demais itens da Resolução assim que tivermos os estudos pelo grupo de trabalho da LABRE nesses, possivelmente retornaremos ao assunto no próximo NetBR.

Por fim, o PU7MAZ Carlinhos comentou semana passado sobre testes feitos com uma placa alternativa ao Raspberry Pi e de baixo custo e tivemos grande procura de onde encontrar essa informação. Terão mais detalhes no post do NetBR 207 ou pesquise por Orange no campo de busca da Homepage desse site.

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

EVENTO DA SEMANA:

Para quem tem curiosidade ou quer entender melhor o funcionamento de uma antena colinear, a exemplo da GP9 largamente usada e, como otimizar seu sistema irradiante, poderá participar da Quinta do Conhecimento promovida pela ARAF e transmitido ao vivo via ZOOM e Facebook nessa quinta-feira iniciando às 20hs.

O Link do Facebook é https://www.facebook.com/pp5arf/ e no Google Meet é https://meet.google.com/qev-fras-mzi. Detalhes no post desse NetBR no site DVBRAZIL.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional sempre na última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS