Net BR 207: Novo Repetidor e Servidor agregados à rede DVBRAZIL e CP41…

Trazemos uma novidade à rede de mais um repetidor, trata-se do Repetidor de Parati na Pedra da Macela em UHF, instalado a 1800m de altura e que passou a funcionar na rede Brandmeister por iniciativa dos radioamadores local e está em testes na região, quem puder testar é o PY1MRM em 439.550.

Ele segue a configuração padrão da rede que é Color Code 1, TG 724 no Slot1 e demais TGs no Slot2.
O TG externo do Repetidor é o 724071.

Parabéns à associação local pela iniciativa na sua liberdade de escolha, onde esperamos que este venha a contribuir com a região. O time técnico local está fazendo uns testes com antenas e a participação nos testes serão de grande ajuda aos mesmos.

A rede conta com mais uma novidade, agora por iniciativa da LABRE Bahia, mas antes vamos citar umas particularidades para que entendam a importância do feito e o porquê de como foi implantado, sendo um marco e abertura a oportunidades semelhantes.

É comum destacarmos que a Brandmeister é uma rede unificada e internacional, não importando por onde a pessoa a acesse, sempre terá acesso a qualquer TG sem restrição de servidor ou repetidor, fazendo jus aos mais de 5000 Repetidores “em operação” pelo mundo, algo sem precedentes sendo importante entender essa estruturação de rede.

Isso requer uma organização mundial de gestores qualificados onde cada país tem seu time de Gestão com autonomia compatível a cada local, mas vinculados a atender quesitos técnicos e operacionais para assegurar a disponibilidade e qualidade.

Podemos resumir a “disponibilidade e qualidade” numa única palavra que é “COMPROMISSO”.
Esse compromisso começa por manter seus servidores em bons Data Centers, como ocorre hoje no Brasil e, apesar da rede ser relacionada a radioamador, tudo nela precisa ser tratado de forma profissional e não remunerada, pois deve atender a um público com mais de 200mil radioamadores cadastrados no mundo.

Feito essa introdução, anunciamos agora que a LABRE BA instalou um Servidor C4FM em YSF dedicado e vinculado ao TG da Bahia 72422, respeitando esse compromisso de regularidade e qualidade junto ao time de sysops do Brasil nos mesmos termos que estes se comprometem a nível mundial.

No caso, a LABRE BA instalou seu servidor YSF no mesmo Data Center que se encontra o servidor da Brandmeister Brasil, com suporte do time de sysops da BM no Brasil, assegurando a operação e interconexão desejada. Isso garante aos Repetidores C4FM do Estado uma conexão robusta e integrada ao TG DMR do Estado da Bahia, unindo os dois sistemas de forma segura e consistente.

Pelo compromisso em manter algo funcional a seus usuários do sistema, esse tipo de interconexão carece dos requisitos mínimos citados, portanto, por hora, limitadas a uma por Estado com prioridade a associações ou grupos locais legalmente constituídos e voltados a atender ao seu Estado.

O site pertinente ao Servidor é o: http://ysf-ba.dvbrazil.com.br

O servidor a se conectar o Repetidor YSF é o YSF-BAHIA-BR

Lembramos que a rede preza pela autonomia de seus usuários quanto à utilização dos TG’s já disponibilizados, incluindo os mais de 80 TG’s de Repetidores sob gestão de seus sysops ou grupos de manutenção.

Essa conexão que se parece como qualquer outra, tem um viés técnico sem precedentes para a rede no Brasil. Parabéns à LABRE BA pela iniciativa e seriedade em fazer o melhor ao seu Estado.

Agora seguimos em continuidade sobre a consulta pública da ANATEL, lembrando que essa consulta é um dos momentos mais importantes e que irá definir nossos rumos pelos próximos anos.

Vale mencionar que a LABRE Nacional tem tratado da Revisão da Resolução 449/2006 desde a primeira manifestação da ANATEL em modificá-la, a qual dita nossas regras atuais aos serviços de Radioamador. Lembramos que ANATEL tem colhido subsídios em outras Consultas Públicas para chegar a essa “proposta“ final de resolução que ainda cabe nossa interposição para propor ajustes e correções até final de julho.

Enfim, ontem dia 27/06/2022, houve o QTC da LABRE onde 90% do tempo foi dedicado à essa CP41 e vai de encontro com o que trouxemos aqui nos dois últimos NET BR. Poderão baixar este no site da LABRE em www.labre.org.br

Podemos dizer que vale muito a pena baixar o PDF do QTC e ler com atenção, procurando entender o que a LABRE sugere aos pontos analisados até esse momento, todos com justificativas que ajudam a entendem.

Essas sugestões partem de um colegiado de colaboradores junto à LABRE Nacional, um grupo criado e dedicado a esse tema desde os primeiros estudos com a resolução 449, portanto tratados com muitos fundamentos. Mesmo porquê uma parte desse grupo tem participado de várias reuniões junto a ANATEL estando alinhados com a linha de raciocínio deles.

No mesmo QTC, tem também a colaboração de um colega orientando como devemos proceder para essa contribuição.

A proposta desse Regulamento está em link tanto no site da LABRE, www.labre.org.br, bem como na postagem desse NetBR no site www.dvbrazil.com.br, final a homepage.

Importante sempre lembrarmos que tudo gira em torno do Art. 30 que define o Serviço de Radioamador como sendo: o serviço de telecomunicações destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial. OU SEJA, FOCADO NO ESTUDO TÉCNICO E CIENTÍFICO PRÓPRIO onde todas as Classes carecem de ter um mínimo de conhecimento técnico. Insistimos nesse…

Nos Estados Unidos, levam essa denominação a risca e investem muito no desenvolvimento técnico em todas as classes de radioamador, pois o mínimo de conhecimento para estar apto a experimentação é essencial para fazer jus ao Art. 30 que define a atividade.

No caso, incluímos um link com as questões atuais na prova de ingresso no radioamadorismo por lá, o Technician, com o pool de questões que são bem básicas de âmbito técnico, mas diretamente relacionadas ao hobbie como modos de operação e outros itens elementares a qualquer radioamador. Sugerimos a leitura para entenderem melhor como é por lá e faz sentido ser similar por aqui, vou explicar a seguir. http://www.ncvec.org/page.php?id=373

No mais, o regulamento proposto tem mais itens a serem analisados e questionados para contribuições de melhorias, preservando parâmetros técnicos e legais e que podemos tratar no próximo NetBR, considerando o Art. 30 e o principal propósito da ANATEL que é o de preservar o bom uso do espectro eletromagnético.

Lembramos da importância dessa consulta pública, já que é a última etapa antes de ser regulamentado, portando, nossa última oportunidade de sermos atuantes não adiantando reclamar depois.

Voltamos a dar ênfase sobre o fato que a ANATEL considera QUALIDADE e não QUANTIDADE nas contribuições, cabe darmos nossa opinião es fundamentá-la com bons argumentos e justificativas. Contribuições do tipo Copia e Cola eles resumem como se fosse uma só, pois é contribuição e não votação, onde o que conta é o conteúdo e não a quantidade com se pensava nas primeiras contribuições.

Diagrama, Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Já em assuntos gerais:

Tivemos a presença do Presidente da LABRE BA, Paulo Normandia PY6PJN, comentando sobre o servidor deles em YSF conectado à rede e agradeceu a grande ajuda do Igor PY2IV nessa implantação.

Também a presença do diretor técnico do repetidor de Parati, Ricardo PU2RGD comentando sobre o Repetidor e agradecendo a ajuda do suporte da rede.

Por fim o Carlinhos PU7MAZ comentou que testou a placa “Orande Pi Zero lts 512mb H3 quad core” (H2 também serve) com o pi-star e se surpreendeu com o rendimento da mesma, além do custo muito inferior se comparado ao Raspberry Pi e comprando pelo AliExpress, ou seja, uma ótima alternativa. Vale lembrar que outros modelos Orange PI podem não funcionar com o pi-star a exemplo do Orange Pi Zero 2 ou outros.

 

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quarta as 20hs: RODADA BOA NOITE MINAS GERAIS no TG72442 de MG. **EVENTO NOVO**
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

One thought on “Net BR 207: Novo Repetidor e Servidor agregados à rede DVBRAZIL e CP41…

  • Ari Silva Souza

    Parabéns ao presidente da Labre BA e a todos que si empenharam pelo trabalho e a iniciativa parabéns a todos aqui e PY6BAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS