Net BR 203: Dicas da Rede e uma boa opção para HF 10m FM e acesso a repetidores

 

O NET BR COMEÇOU COM A DIVULGAÇÃO DE UNS NÚMEROS INTERESSANTES DE CONEXÕES NA REDE BRASIL EM TEMPO REAL, UMA INICIATIVA DO MODERADOR PAULINHO PU2PHK ANTES DOS CHAMADOS TRAZENDO UMA DIMENSÃO GERAL E, APROVEITAMOS PARA DIVULGAR AQUI:

Foram identificadas 365 conexões em DMR somando usuários e repetidores, 08 conectados via DSTAR e 06 conectados via YSF. Fora estas, há os usuários via bil.caster (02) e Hoseline (XX).

Também, o ranking mundial em DSTAR via XRF, com o Brasil mantendo o posto de primeiro lugar.
Parabéns a todos os radioamadores que prestigiam os sistemas existentes. Não se trata de refletor tipo REF onde há o tradicional REF018, mas um posicionamento do Brasil para satisfação dos radioamadores brasileiros, vinculado também ao DMR assim como demais no protocolo XRF.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

COMEÇAMOS COM DUAS DICAS DA REDE NUMA BREVE EXPLICAÇÃO:

DICA 1:

Todos aqui sabem acessar sua conta no site brandmeister.network, em especial acessar o Selfcare onde é informado à rede qual a senha que irá usar no Hotspot.

Também, certamente já viram uma função logo acima chamada AirSecurity, função esta que é recorrente alguns ativarem sem saber do que se trata e com isso, bloqueiam o seu próprio ID, restando apenas ao mesmo se auto desbloquear.

A dica hoje é sobre essa função, o AirSecurity, que é um sistema de proteção de ID Pessoal onde nós mesmos podemos bloquear nossos IDs e desbloquear quando quisermos.

Em uma breve apresentação, já que encontrarão detalhes e explicações de como usar no site DVBRAZIL, bastando clicar AirSecurity no campo de pesquisa da Homepage, esse recurso quando habilitado bloqueia o ID pessoal depois de um tempo programado sem uso na rede, por exemplo, podemos programar para bloquear depois de 1h sem uso, já para desbloquear, podemos ter um Token no Celular bastando transmitir para um ID seguido do código do Token, ou se quiser, no próprio Selfcare desabilitando a função.

Esse recurso salvaguarda o seu ID impedindo qualquer tentativa de uso indevido na sua ausência.

Para quem está sempre falando na rede acaba não sendo muito prático, mas ainda assim bem útil.

Para quem pretende ficar muito tempo sem usar a rede ou tem mais de um ID usando apenas um deles, vale a pena usar esse recurso exclusivo da BM.

DICA 2:

Quanto a dica dois, é a sugestão de um amigo na rede, é sobre explicar os diferenciais entre um Hotspot Simplex, de único Slot, e um Hotspot Duplex de dois Slots. Como já apresentamos algo parecido num dos Net BR iniciais, comparando incluindo a Repetidores, e achamos por bem resgatar ela atualizando aos propósitos atuais para apresentarmos no próximo Net BR. Portanto quem tiver curiosidade dessas diferenças em operação DMR, convidamos a participar da próxima edição, bem como convidar seus colegas que tem esse tipo de dúvida. Afinal nem todos tiveram contato com uma operação via Repetidor ou com Hotspot Duplex sabendo extrair o que eles tem de melhor.

Assim como esse assunto, resgatado de NetBR anterior, vocês poderão nos solicitar qualquer outro tema já apresentado para trazermos de volta, Basta nos pedir.

O OUTRO TEMA OU DICA, SÓ QUE VOLTADO AO HF, É SOBRE UM EQUIPAMENTO PARA 10 E 11 METROS QUE NOS POSSIBILITA OPERAR REPETIDORES EM 10M, LOCAIS, INTERESTADUAIS OU ESPALHADOS POR OUTROS PAÍSES NOS VALENDO DA BOA PROPAGAÇÃO E A UM BAIXO CUSTO DE AQUISIÇÃO. REALMENTE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE QUE NÃO TÍNHAMOS POUCO TEMPO ATRÁS.

Trata-se do rádio Voyager VR-CB2550, inicialmente vendido para faixa de 11m, mas sendo um rádio pleno para operar até 30MHz diante de pequena modificação, inclusive com subton e offset já nele.

A Aquarius parece estar vendendo o mesmo equipamento com a marca dela, pelo menos visualmente idêntico restando confirmar se usa o mesmo hardware.

É um rádio de dupla conversão na recepção, com boa seletividade e sensibilidade por toda a faixa.

Um rádio bem compacto e nas suas funções tem: VOX, várias cores no painel, subtom, microfone Eletreto ou Dinâmico, várias faixas de 40 canais cada, opera em AM ou FM, Squelch, tem um tipo de Squelch automático bem interessante liberando RX praticamente apenas na presença de um sinal, entre outras mais, originalmente tem 8W.

Após liberar a operação em 10metros, ele libera no Menu a totalidade de faixas indo de 25 a 30 MHz, libera a opção -5KHz para deixar as frequências com final zero, libera a opção de transmitir com offset de -100KHz e a potência vai até 20W nas opções de baixa, média e alta potência, apesar que ele deverá esquentar bem com 20W.

Há alguns grupos de radioamadores bem animados em FM simplex e que aproveitam também os 11m, um deles é o “Fox Mike BH 27835” com um pessoal bem ativo no ponto a ponto FM na grande BH. Esse QAP é nos 11m, sendo uma operação de rádio tão boa quanto em qualquer outra faixa de radioamador, com radioamadores licenciados também nos 11m, aliás quem faz a qualidade de uso são os usuários e não classe ou modalidade ou faixa utilizada, logicamente, sempre licenciados.

Quem sabe outras regiões sigam o exemplo em 10m ou 11m, lembrando que também podemos povoar a frequencia internacional simplex em FM nos 10m que é em 29.600 KHz.

Acima dessa temos os canais de Repetidores com offset -100KHz, indo de 29.610 a 29.690 KHz de 10 em 10 KHz.

Nova York tem um Repetidor lendário em 29.620 que conseguimos acessar com facilidade sob qualquer abertura de propagação. Outra opção para quem está entre MG e o Sul do Brasil é o RPT da Paraíba em 29690 khz, fácil de acionar com propagação, mas as vezes um pouco difícil de escutar.

Esses entre outros, sendo pura diversão acionar repetidores tão distantes.

A modificação, é muito simples, bastando fechar um jumper no circuito do rádio, mas como são componentes SMD e as trilhas são frágeis, é importante que seja feito por pessoa experiente com ferro de solda. Uma vez jumpeado o rádio já estará operando em 10m. Incluímos um link e foto cedida por um colega referente à modificação citada.

https://simonthewizard.com/2021/02/25/ultimate-inside-team-ts-11vi/

Circuito eletrônico com fios

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Relógio no pulso

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Detalhe, esse rádio é encontrado a venda no Brasil e Paraguay.

Fora esse tem o Anytone AT500 que encontrarão um review feito por brasileiro no Youtube e outros da Anytone também.

Por fim, seguem os ENCONTROS e EVENTOS realizados com regularidade:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 7244.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Lembrando que alguns desses encontros também emitem e-QSL ou Certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS