Net BR 200: NetBR, participe dessa história. Hoje, dia especial nessa edição.

HOJE É UM DIA ESPECIAL E CHEGAMOS À EDIÇÃO 200 DO NET BR, SÃO 200 SEMANAS TRAZENDO NOVIDADES E TROCANDO INFORMAÇÕES COM VOCÊS.
MUITO SE FEZ, MUITO SE APRENDEU EM DIVERSOS ASSUNTOS.
ATÉ QUESTÕES DE CIÊNCIA E MEDICINA POR MEIO DO PY2BBQ, HILTON LIBANORI, MÉDICO RENOMADO ENTRE VÁRIAS QUALIFICAÇÕES, COMPARTILHANDO AQUI SEUS IMPORTANTES CONHECIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID, E ASSIM NOS AJUDANDO A SUPERAR TAL MOMENTO.

NET BR EDIÇÃO 200 – UM POUCO DE HISTÓRIA.

A rede Brandmeister, em especial e numa forma diferente de tudo que já tivemos em Digital Voice no radioamadorismo, desde sua criação pregou mundialmente a transparência, a partilha de conhecimentos e informações, portanto aqui no Brasil não poderia ter sido diferente sendo uma oportunidade aos que gostam de fazer pelos outros colaborando com ajudas e conhecimentos gratuitamente sem buscar projeção pessoal ou proventos quais forem. Tal atitude por bem vem despertando esse senso de colaboração em muitos radioamadores desde então, direta ou indiretamente voltados à rede.

Com isso, criou-se um encontro mundial no TG91, todo sábado às 16hs UTC equivalente às 13hs de Brasília, participando radioamadores de todo mundo, atuante até hoje. Deste apareceram diversos outros encontros pelo mundo, o Net CT de Portugal e muitos mais, tendo por objetivo testar a rede a nível mundial, trocar informações, equilibrar conhecimentos e assuntos diversos.

Aqui no Brasil, tudo começou nos primeiros meses de 2018 quando o CID PU2XID propôs ao Igor PY2IV a criar algo similar no Brasil. A responsabilidade e compromisso envolvidos nisso é muito grande, e depois de avaliarem bem, foi dada a largada, também junto ao Paulinho PU2PHK e depois com o Fabio PY2LY.

Logo o time veio a crescer com a participação do PY2BIL Guillermo, PY5QQ Pepe, PY2VR Eduardo, PY2ATH Aymore e recentemente o PY5AQ Arnaldo onde, com esse time coeso, procuramos manter uma agenda de modo a não sacrificar um ao outro nem na condução semanal ou ajuda nos temas. Cabe a lembrar que estamos sempre abertos a novos colaboradores, principalmente a colaborar com os temas.

Sim, trazer assuntos toda semana não é fácil, nada fácil. Imagina esse compromisso toda semana e evitando repetir nas 200 edições onde, mesmo repetindo algo importante sempre tem algo novo junto, portanto quem quiser colaborar com isso, ou apenas com ideias ou notícias de nosso meio, as portas estão abertas.

O NetBR difere das rodadas as quais estamos acostumados, também dos encontros ou contestes, sendo um pouco de cada coisa complementado com eventos especiais, informativos, radio-palestras, uma inovação para trazer informações usando o rádio que tanto gostamos, testes da rede, equipamentos e muito mais. Também traz um DNA próprio brasileiro com personalidade própria.

Falando em rádio palestras, que faz um tempo que não temos sendo normalmente feitas por vocês, gostaríamos de citar algumas, tendo grandes colabores  como o N5GG Colin com FT8CALL, WSPR, QRSS, DMR on the Fly, Moto e DMR, LORA,  POCSAG, Tecnologia 5G em cinco semanas com muitas informações e tecnologias de ponta entre outros temas, PY2GN William com reflexão lunar, satélite QO100 e tecnologias, PY2TWI Rogério com temas de homologação,  PY3NZ Cláudio e PY4WQN Ignácio com temas de Radioescotismo, PY2BBQ Hilton com temas da REER, RENER, Defesa Civil e COVID, PW8PM Valdir com Satélites meteorológicos, PY2UEP Demilson com Near Space, Balões, sonda RS41, Radares Meteorológicos, as radiossondas e o radioamadorismo, PY2VTC Rafael com Operação DX e Satélite QRP, PY2OC Luiz com Hinternet (Ham Radio Internet) e POCSAG, PY2BIL com exames online pela ANATEL, PY2UTU Renato com Bot coruja e novas aplicações na rede, PY2IV Igor com sistemas de segurança, roaming, diversos temas, funcionalidades e assuntos pertinentes à rede, PY2LY com temas técnicos voltados a repetidores, antenas, divisores de potência, equipamentos, DV, SSTV, triangulação e como funciona o GPS, entre outros, PY2VR Eduardo sobre Amyr Klinke e o Radioamadorismo, entre muitos outros temas e palestrantes sem possibilidades de citar todos aqui.

Convidamos vocês a navegarem aqui no Site www.dvbrasil.com.br e irem na página NetBR, lá tem um índice com alguns dos temas e links facilitando o acesso a esses. É certo que encontrarão alguma novidade ou algo desconhecido e que esses temas deverão ajudar. É muita informação e boa parte diferente ou exclusivas no nosso meio, como o tema do sistema 5G muito especializado quebrando muitos paradigmas que tínhamos até então.

Esses temas estão publicados em Notícias no site DVBRAZIL.

Enfim, isso é só um breve resumo da diversidade de temas que merecem uma compilação e um e-book free para os radioamadores, quem sabe alguém se anima a isso. Será uma colaboração diferenciada e fora do panorama comum a que estamos habituados. Caso alguém queira tentar compilar, sem compromisso e, certamente terá nossa colaboração, poderá nos procurar.

Quem teve a curiosidade de pesquisar os temas, e se não o fez poderá fazer agora, e quiser saber algo de algum deles, podemos retomar algum tema por completo nos próximos, bastando alguém com curiosidade nos pedir a qualquer momento. Fica aí a dica.

Outra dica fica sobre as restrospectivas de final de ano apresentadas no NET BR onde mostram a evolução do DMR e Brandmeister no Brasil e no mundo.

Agora vamos a uma curiosidade, que alguns compreendem, outros questionam, outros fazem questão de questionar talvez procurando impor um ponto de vista pessoal, mas que é um certo costume ou tradição que nasceu no DMR praticado mundo afora, cada qual adequando a seus costumes. A propósito, é difícil saber onde começou, mas se tornou uma tradição a muitos, não é nada ofensivo e qualquer um com o tempo passa a se acostumar. Estamos falando de alguns termos usados nos chamados do Net BR em destaque a dois deles que são “sem tráfego” ou “nada a declarar” que muitos comentam ao final do câmbio.

O “sem tráfego” provavelmente vem do encontro mundial no TG91, às 13hs de Brasília aos sábados conforme já citado. Nesse a grande maioria de toda parte do mundo tem por costume comentar “no trafic” que é o mesmo termo em inglês. Já o “nada a declarar” provavelmente vem de países latinos.

Parece algo sem sentido, mas com mais de cem participantes isso facilita saber que a pessoa, a princípio, não está trazendo nenhum tema ou questionamento prévio ao encontro. Nada que o impeça de trazer algo quando vier em pauta algum tema, mas simplesmente, se torna um modo educado de orientar o condutor no dia sendo livre e opcional a cada um.

O fato é que todos são livres para se anunciar como se sentem melhor, claro que dentro do bom senso e ética do radioamadorismo e o interessante é que percebemos um certo equilíbrio e semelhança na forma de cada um se apresentar. Resumindo, fica a gosto de cada um e prezamos por essa liberdade, já que isso em nada afeta a nenhum de nós. Há coisas que cabe simplesmente saber respeitar ao próximo.

Outro ponto interessante é que nos últimos anos a rede começou a ter seus grupos locais e regionais nos diversos TGs, logo um grupo alinhou de fazer uma rodada semanal e isso foi se espalhando e evoluindo, sendo iniciativas dos usuários da rede e um compromisso com demais colegas, gerando diversos pontos de encontro e opções para entretenimento de todos. Com isso, virou regra trazermos os agendamentos a toda edição do NetBR, citando durante ou encontro ou apenas postando no resumo do NetBR do dia no site DVBRAZIL. Com isso o 724 acabou ficando com pouca utilização, mas hoje há rodadas e QAPs recorrentes em vários outros TGs regionais.

Todo esse trabalho e dedicação, nos é custoso em tempo de preparo, tempo que deixamos de estar com a família e em muitos pontos, mas por fim se torna gratificante sendo a presença de vocês o principal combustível para seguir, sendo o fator de poder ajudar ao próximo um fator considerável também.

É gratificante quando se conquista o fazer em lugar de falar e falar aos quatro cantos sem atuar de fato e tanto o NetBR como muitos colaboradores da Brandmeister têm falado pouco e atuado muito de fato, isso por fim faz a diferença no todo.

Como qualquer atividade regular, todo final de ano tiramos umas semanas de descanso.

Finalizando sobre o Net BR, hoje falamos um pouco desse encontro semanal, como e em quais conceitos e lastro ele surgiu, quando começou lembrando que hoje passamos de 4 anos de atividade e, esperamos continuar assim enquanto for de interesse e válido a vocês.

Também, contamos com a participação de vocês, as vezes uma simples pergunta poderá esclarecer a muitos outros e ninguém nasceu sabendo, portanto não há pergunta ruim. Sempre se tira bom proveito e ficamos motivados e felizes quando alguém interage ou pergunta algo.

Agradecemos a presença de todos que se anunciaram e radioescutas e novamente, estendemos o convite para fazerem parte desse time, dessa família bem peculiar.

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho que passou a reunir no TG 7244, TG Sudeste a pedido de seus idealizadores.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte mais ao participar.

One thought on “Net BR 200: NetBR, participe dessa história. Hoje, dia especial nessa edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS