Net BR 199: Um pouco de histórico, radioamador e tecnologias digitais.

COMEÇO COM UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE, PRÓXIMO NET BR SERÁ A EDIÇÃO 200. SIM, 200…

MUITO SE FEZ, MUITO SE APRENDEU E ESTAMOS SEMPRE APRENDENDO UNS COM OS OUTROS, DATA QUE REQUER ALGO ESPECIAL. PARTICIPEM.

 

FATOS DO RADIOAMADORISMO.

Semana passada, falamos sobre dicas de como resolver algumas dificuldades, recomendamos a leitura, pois essa questão é recorrente a novatos e veteranos na rede.

Foi abordado no QTC da LABRE, semana passada, sobre a UIT – União Internacional de Telecomunicações que regem sobre o tema no mundo todo, seguida por demais agencias de telecomunicações.

Vale a pena conhecerem mais sobre essa estrutura de regulamentações a qual dependemos para muitas coisas e visitando o site da ITU (sigla internacional) ou UIT para nós Brasileiros que é o www.itu.int.

Eles citaram umas considerações interessantes, entre uma delas a de como se tornar um radioamador na era digital a qual pinçamos alguns pontos motivando o que segue, vamos lá.

Ser apaixonado por tecnologia eletrônica aos 10 anos não é incomum hoje em dia.

Antes da internet como a conhecemos, não tínhamos informações técnicas como hoje, tendo de recorrer a muita literatura, mas existiam kits e jogos de eletrônica que ajudavam muito.

Imaginem àquela época nos depararmos com uma antena no topo de uma casa, no carro, enfim, uma loucura e houve uma verdadeira explosão de radioamadores pelo mundo. Não havia computadores, muito menos redes sociais. Assim a Faixa do Cidadão e o Radioamadorismo eram nossas redes sociais.

Até mesmo o uso de telefone com o exterior era precário.

Contudo a curiosidade e a paixão se uniam, motivando muitos a obter um certificado de operador de rádio amador desde jovem. Era uma verdadeira emoção poder chegar ao mundo sem viajar, conversar com radioamadores distantes por horas. Eram fantásticas viagens imaginárias para cada estação de chamada!

A propagação ionosférica permitia contatos de longa distância e contatos raros.

Hoje temos essas facilidades com a rede, mas que não tiram o prazer de um bom contato no HF ou 11m.

Enfim, como se tornar um radioamador hoje diante de tantas diversidades técnicas?

Com tanta tecnologia, exames online, infelizmente no Brasil vivemos um momento de dificuldades, mas acreditando que os processos de nossa reguladora se acertem em breve.

A marca registrada do rádio amador é sua combinação única de conhecimento em telecomunicações, engenharia eletrônica, física e ajustes de todos os tipos. Além disso, a radiociência desempenha um papel importante na inovação científica e tecnológica.

Com o desenvolvimento da tecnologia digital, com a chegada da Internet, depois Smart-Fones, propagação ruim, poucas inovações no radioamadorismo por um período, o nosso hobbie sentiu forte impacto e teve uma grande baixa de radioamadores, enfim, a tecnologia digital por um bom tempo nos foi uma ameaça.

Mas, como os radioamadores são irrequietos e muitos voltados à experimentação, logo apareceram as modalidades digitais, hoje liderando o FT8, também novidades nos equipamentos e o aparecimento dos modos de Digital Voice, em destaque o Dstar, C4FM e DMR e, consequentemente, o desenvolvimento de algumas redes para cada um desses, cada qual com suas particularidades e possibilidades técnicas.

Levamos a crer que esse desenvolvimento tem resgatado o interesse de muitos pelo hobby, pois se observava uma queda constante de radioamadores até meados de 2015, quando depois voltou a ter um modesto crescimento, mas continuado. Segue um video com a movimentação de Radioamadores:

 

Acima de tudo, o rádioamadorismo é um hobby social que ainda atrai o interesse dos jovens, somado a aplicações digitais, às redes sociais ou desafios, como copiar código Morse de alta velocidade.

A paixão dos radioamadores e sua comunidade também têm prestado assistência crucial na forma de comunicações de emergência.

 

VAMOS A DICAS E ORIENTAÇÕES DE USO DA REDE, QUESTÕES QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

Ainda sobre o polêmico TG724, digo polêmico por uns acreditar ser um TG de chamada, outros não, enfim quer saber sobre o TG724? Como usar?

Em resumo, se você imagina ser TG de chamada ser um lugar para chamadas apenas, você está ERRADO.

O TG724 é um TG destinado a breves QSO’s e não é para ser alugado, termo usado por um dos colegas que resume bem o que não fazer.

Podemos resumir o uso do TG724 a três pontos:

  1. Quer fazer testes? Evite ao máximo quaisquer testes no 724 e lembramos a você que existe o Ecoteste para seus testes sem atrapalhar ninguém.
  2. Chamou uma ou duas vezes e ninguém contestou? Não insista. Por favor não insista. Simplesmente tente chamada em outros TGs de grande movimento como o NetBR, PapoBR ou algum específico de costume. Se ninguém o contestou é porquê ninguém pode falar no momento.
  3. Posso manter um QSO no 724? Claro que sim, mas QSO’s curtos, rápidos, sortidos. Se quiser fazer rodadas corriqueiras ou estender o papo por longos minutos, ai sim, o 724 não é para isso.

Insistimos em lembrar que é o TG Nacional e interliga todos os repetidores, portanto requer uso moderado.

Para quem quiser entender melhor, monitore o TG91 e outros principais de outros países pelo Hoseline.

Você vai entender e verá que tem movimento, mas nenhum QSO excede mais que alguns minutos por lá e quando for se estender, normalmente mudam para outro TG.

 

Vamos aos ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho que passou a reunir no TG 7244, TG Sudeste a pedido de seus idealizadores.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.

 

  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS