Net BR 198: A arte de resolver problemas em DV.

FATOS DA SEMANA.

Semana passada, para quem não participou do NetBR, ou não se recorda, abordamos um tema diferente que foi um experimento com o Arduino, que é um periférico interessante e que qualquer um pode aprender a programar, portanto a quem tiver curiosidade, nossa indicação é que pesquise na Internet os diversos cursos ensinando a programar essas placas.

Também falamos um pouco sobre o APRS e normas para acontecerem as rodadas de forma a evitar conflito de datas e garantir suas realizações em respeito aos seus participantes.

Ontem teve o QTC mensal da LABRE e traremos um tema falado lá, que poderá ser útil com mais detalhes.

Um dos assuntos foi sobre a Estrutura mundial e Nacional de gestão das telecomunicações, algo interessante e que vale a pena conhecer. Poderão ler no QTC de ontem e esperamos trazer um representante para nos explicar mais detalhes dessa estrutura de UIT – União Internacional de Telecomunicações, suas áreas e campos de atuação, sobre a IARU – União Internacional de Radioamadores, sobre a CITEL – Conferência Interamericana de Telecomunicações entre outras como a LABRE Nacional.

Vamos aproveitar hoje para falar um pouco mais sobre “A Arte de Solucionar Problemas” voltado no caso ao Digital Voice.

Foi citado como exemplo que para acendermos uma simples lâmpada há toda uma estrutura sequencial de eventos e, que podemos ir resolvendo numa sequência lógica e por exclusões nas etapas.

No Digital Voice acabamos caindo na mesma situação em que temos uma sequência lógica que é:

Quando apertamos o PTT, nosso sinal pode ir direto ao outro rádio via RF, ou um contato local via Repetidor ou falarmos via Rede.

Se direto rádio a rádio, fica fácil buscar um problema que impeça.

Se via Repetidor, nosso leque de possibilidades ainda é restrito, facilitando a correção.

Quando falamos via Rede, aí é importante termos ao menos uma visão geral do que precisa acontecer para falarmos pois envolve RF, Hardware, Software, redes entre outros campos da tecnologia. Parece complexo, mas pensando em sequência de fatos, acabamos recuperando sem grandes dificuldades.

Primeiro vamos entender como se dá nossa comunicação via rede, em qual sequência, no caso falando dessa rede que estamos usando, para isso, separamos em quatro ROTAS passíveis de problemas:

Rota 1: Tudo começa partindo de nosso rádio, transmitindo via RF, para um ponto de acesso que pode ser um Hotspot ou Repetidor. Vamos pensar em alguns dos problemas que podemos ter nessa Rota…

  • Comecemos de trás pra frente, analisando primeiro o Ponto de Acesso e um bom modo de verificar isso é vermos se tem tráfego passando por ele, o que significa estar ou não conectado à rede.
  • Uma vez checado sua conexão como OK, podemos ver se ele está recebendo e decodificando a transmissão do rádio. Uma solução nada incomum, ao Hotspot, ou mesmo ao Repetidor, é recomeçar do ZERO gravando e configurando na mão novo cartão SD, já que se aproveitar Backup corremos o risco de trazer o problema junto.
  • Fora isso, temos as condições da transmissão via rádio, distâncias, obstáculos, interferências, etc.
  • Por fim, cabe verificar se o rádio está corretamente configurado, sendo esse um dos ou o maior ofensor nos problemas aqui no DMR, já que o servidor apenas obedece ao que o rádio determina.

Rota 2: Vai do ponto de acesso até o Servidor…  Esse caminho depende muito das condições de terceiros, bem dizer, das condições da Internet e do Servidor da Rede.

Quanto ao Servidor, este é monitorado 24×7 e funciona dentro de um grande Data Center em São Paulo, usando essa cidade por conta da conectividade por fibras com demais Estados e o resto do mundo, também tem demais servidores espalhados no mundo como Backup, além de um plano de Disaster Recover, que são ações local de recuperação rápida. Na prática as probabilidades de problemas aí são bem remotas.

Já no caminho entre o ponto de acesso e o servidor, esse é um doa piores vilões que nós temos, alguns deles pouco ou nada podemos fazer exceto aguardar, independente de termos um super plano rápido de Internet ou qualquer outro tipo de acesso. Nesse caminho passamos por diversas rotas secundárias e por diversos servidores ou nodes, bastando um com problemas para afetar o resto. Então, o que fazer?

  • Podemos começar pesquisando no Google se há problemas com a operadora que estamos conectando em nossa região ou nacional. Um bom site para isso é o https://downdetector.com.br.
  • Para quem tem maiores conhecimentos de Informática, poderá tentar um Ping ao servidor ou checar a Rota, mas mais do que isso, poderá comparar com Dashboards de pistar funcionando em outros Estados por exemplo.
  • Problemas de Internet costumam afetar desde um bairro à uma cidade, ou estado ou região do País, e o melhor modo de verificar é expandir seus pontos de comparação.

Lembram que comentei de quatro Rotas? Sim, as outras duas são as mesmas só que no sentido contrário indo ao encontro de quem estamos conversando, indo do Servidor ao outro Ponto de Acesso e desse ao rádio do Colega, cabendo análises semelhantes. Vejam quantas variáveis e sempre é importante uma terceira opinião num teste de conexão, podemos estar ok e o problema ser com o colega.

Enfim, depois de falar aqui creio que pouco entenderam, pois é impossível guardar todas essas informações, portanto poderão ler com calma quando quiser na postagem colocada no site DVBRAZIL.

Esses pontos comentados visam a melhorar sua visão geral de onde pode estar seu problema, sendo que, o fator comparativo costuma ser um dos melhores indicadores, ou seja, se pergunte e verifique se o problema está acontecendo a TODOS, sem exceção, ou apenas com você ou um grupo regional ou Repetidor ou Estado. Basta estar normal a uma pessoa para saber que o problema está para o seu lado, seja nos seus equipamentos, softwares ou, conexões.

Ficam essas dicas que esperamos que possam ajudar a quem estiver tendo problemas.

VAMOS A DICAS ORIENTAÇÕES DE USO DA REDE DMR, QUESTÕES QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

A dica hoje será breve, apenas estamos atendendo ao pedido de um usuário da rede para lembrar que, normalmente, seja por ética ou maiores dificuldades operacionais, é de costume dar prioridade às estações móveis ou do exterior quando essas chamam, portanto caso se deparem na situação de ouvir um desses chamados no QSO, já passem de primeira a palavra, pode ser uma necessidade ou não que só saberemos ao ouvir a pessoa.

Com costumávamos ouvir de um amigo, de forma bem amistosa e salutar num QSO, “o último que entra é o primeiro que fala” e assim ele já devolvia a palavra a quem pediu oportunidade no QSO de cara, independente até das condições de transmissão. Na prática, sempre deu certo.

Bom, vamos nos divertir. Somos radioamadores e nada melhor do que nossos experimentos, falar no rádio e fazer bons amigos quando possível.

ENCONTROS e EVENTOS: 

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8h30: Encontro Matinal Café no Rancho que passou a ocorrer no TG 7244, TG Sudeste a pedido de seus idealizadores.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS