Net BR 197: Detector de EMF, APRS, dicas a rodadas e outros

FATOS DA SEMANA.

Começamos sobre o fato de que ontem, dia 18/04/2022, foi celebrado o dia mundial do Radioamador.

Hoje trazemos um artigo encontrado na internet e interessante a nós radioamadores que é Medindo Campos Eletromagnéticos e colocaremos o link no final deste tema no site DVBRAZIL.

Trata-se sobre a medição de Campos Eletromagnéticos (EMF) com apenas um Arduino e um pedaço de fio.

Um projeto simples, barato e ao alcance de todos, mesmo dos não programadores que quem sabe, tomem gosto por isso e se beneficiem com esses experimentos, lembrando que um projeto desses pode ser facilmente adequado a outras finalidades.

Quem sabe um detetor de raios, levamos a crer que vale a pena tentar.

Detector de fiação elétrica no solo ou paredes.

A ideia surgiu com base no conveniente detector de campo eletromagnético de Mirko Pavleski sendo algo bastante simples:

Trata-se de conectar uma antena diretamente à entrada analógica de um Arduino e visualizar o sinal que ele mede. Como a entrada de conversão de analógico para digital, ADC, é de alta impedância, é muito sensível a qualquer corrente perdida que possa ser captada pela antena. Tão sensível, na verdade, que se faz necessário um resistor de alguns mega-Ohms ao solo para evitar que o sensor acione em qualquer tipo aleatório de ruído. Mirko tornou essa resistência ajustável com alguns botões e interruptores para que o detector possa ser usado em ambientes silenciosos ou barulhentos.

Criar o software para isso é algo extremamente simples e podemos criar um grupo para trocar ideias no TG TechBR, 724946, o que não seria má ideia uma rodada Técnica nesse TG juntando experimentadores por lá.

Leiam o post completo do Hackaday e assistam ao vídeo em

VAMOS A DICAS ORIENTAÇÕES DE USO DA REDE DMR, QUESTÕES QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

Um amigo nos perguntou sobre o GPS dos rádios DMR, sobre qual a utilidade, e resolvemos trazer algo a respeito hoje.

Todos conhecem o sistema de APRS onde plotamos nossa posição no mapa?

Foi algo excepcional no passado e continua com sua importância.

Hoje há vários recursos e aplicações para plotar nossa posição, fruto do avanço da tecnologia, inclusive plotar direto do celular, mas qual a graça em usar algo que não envolva alguma atividade de nossa parte com montagem, configuração e o uso do RF?

A falta desses pontos acaba matando a essência do hobbie.

Nisso, muitos radioamadores se empenham em instalar nodes ou repetidores de APRS formando uma rede que podemos usar em analógico em 145.570 plotando nossas posições.

Um ponto interessante é que no APRS que chamamos de Analógico, na prática apenas usamos um rádio predominantemente analógico, mas todo o sistema se dá em plataforma digital em AX25 e isso permite essa integração digital.

Voltando à questão do GPS que tem nos nossos rádios DMR, a rede Brandmeister conta com plataforma de APRS para plotarmos nossa posição no mapa aprs.fi, para isso é basta uma breve configuração no seu Selfcare do site Brandmeister.network, onde incluímos o link nesse post e configurar seu rádio para enviar sua posição de tanto em tanto tempo e esse envio se dá ao contato privado de ID 724999, independente que qual frequência, local ou ponto de acesso à rede usado.

Encontrarão dicas das configurações do rádio em Artigos técnicos no site DVBRAZIL.

Outro ponto interessante é que a Rede APRS no Analógico permite envio de SMS e na BM conseguimos intercambiar mensagens entre os dois sistemas.

O conceito aplicado para configurar o APRS é igual a todos e o objetivo não é detalhar o tema aqui hoje apesar de que, estarmos incluindo uns links nesse post para que os interessados possam se aprofundar no tema e quem sabe criar uns tutoriais no youtube já que cada rádio apresenta uma particularidade.

Aproveitamos para voltar à dica, que tal começarem a usar o TG TechBR para esses assuntos?

Como é de uso sazonal, podemos deixar esse TG Estático no Hotspot ou RPT sem que isso nos atrapalhe e, podermos entrar num assunto técnico de interesse quando houver por lá.

Enfim, terão atalhos os artigos em Artigos Técnicos nesse site www.dvbrazil.com.br.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Entrando em outro tema, é comum nos procurarem pedindo dicas e informações para montar seus pontos de encontro ou rodadas regulares, essas que anunciamos em todo NetBR.

O principal ponto que levamos em conta é que, nós usuários da rede, acabamos nos frustrando caso uma rodada não ocorra sem aviso prévio e presamos por manter regularidade caso instituída como algo regular.

Também é importante nos procurarem para alertarmos sobre possíveis conflitos de horário com outras de mesma afinidade, pois podem ter rodadas se formando e aí o horário segue com prioridade ao primeiro solicitante.

Numa rede desse porte, não há como gerir sem assegurar tratamento e igual a todos, portanto, para isso criamos um informativo que será lido a seguir, regularizando os termos ao assunto.

Lembramos que, havendo qualquer dúvida ou sugestão, estamos sempre abertos a ouvir e tratar do assunto com isonomia a todos.

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS