Net BR 196: Alocação de espectro, Ato 9106/18 ANATEL e sobre o DMR ESSID.

FATOS DA SEMANA.

Hoje começamos com um Banner postado pelo Alisson PR7GA, criativo e eficaz, onde ele aponta claramente as faixas destinadas a operações simplex dentro do VHF e UHF e esse já está circulando nos grupos, também está disponibilizado no poste desse Net BR.

O ponto de atenção é que nem todos se atentam a quais faixas e modalidades podem falar, com isso acabam falando simplex onde não é permitido cometendo assim uma infração ou afetando a terceiros. Lembrando que temos uma banda enorme e muitas frequências certas pra usar.

Não basta estarmos licenciados, temos de respeitar nossas diretrizes de uso, sem contar que por vezes podemos interferir em estações jamais imaginadas, como o caso de afetar operações em repetidores ou satélites.

A boa notícia é que contamos com uma legislação muito esclarecedora e objetiva trazendo tabelas de uso em todas as bandas a nós destinadas, é o Ato 9106/18 da ANATEL. Basta pesquisar 9106/18 no Google. Deixaremos também o link nesse post do Net BR no site DVBRAZIL.

Trata-se de uma leitura esclarecedora, e mais que obrigatória a qualquer radioamador, já que nos obrigamos a fazer o uso correto do espectro a nós concedido.

Vale destacar alguns pontos desse Ato, uma ferramenta que nos atende a TODAS as faixas e modos.

Sabiam que temos canalização para uso nos Hotspots? Muitos aqui sabem disso, a outros é novidade, e esse Ato nos esclarece quais eu posso programar nos Hotspots. Um Hotspot é costumeiramente tratado como IVG, Internet Voice Gateway.

Uma observação interessante é que algumas frequências acabam sendo o muro de divisa entre uma faixa e outra, portanto a dica é de nunca usarem as frequências dos extremos das faixas. Já houve casos de um pessoal interferir a entrada de um Repetidor por estar a apenas 10KHz afastado.

Enfim, não vamos detalhar o Ato aqui, e sim, recomendamos muito a sua leitura, portanto não deixem de pesquisar por 9106/18 na internet, procurem por ANATEL 9106, enfim, vão encontrar fácil.

Anatel – Ato nº 9106, de 22 de novembro de 2018 Link ANATEL.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

VAMOS A ORIENTAÇÕES E DICAS DE USO DA REDE DMR, QUESTÕES QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

Antes, gostaríamos de sugerir para que indiquem a leitura dos últimos dois NetBR, pois trazem informações importantes e nem todos estavam aqui.

Vamos às informações de hoje.

Nossos ID’s são geridos e gerenciados por uma terceira parte que é o pessoal da Radioid.net, claro que tudo acontece com grande afinidade e interação entre eles e a Brandmeister, mas são entidades independentes.

Há alguns colegas se perdendo um pouco com relação aos ID’s e a dica de hoje tem a ver com isso.

Temos visto muita dúvida na quantidade necessária de ID por indicativo. Tem gente que pensa que se tem dois ou três Hotspot por ex. tem de ter dois ou mais ID diferentes no mesmo indicativo.

Acaba que vemos registros de operadores com mais de um ID vinculados ao mesmo prefixo.

Vale lembrar que rádio ID passou por várias gestões e uma delas acabou liberando 2 ID’s por indicativo, mas hoje percebemos que as preocupações deles são outras, a exemplo de dar foco à segurança da informação e limpar poluição de dados.

Não há de se estranhar se acontecer dos administradores da radioid limparem ID’s prolongadamente sem qualquer uso. Isso é um ponto de atenção, uma vez que há radioamadores que registraram o indicativo e obtiveram o ID, sem terem rádio e jamais terem operado nesta modalidade.

No caso dos Hotspots tem muita gente que não sabe da facilidade do DMR ESSID onde após o ID, podemos acrescentar um número para cada novo device (HotSpot), ou seja, na Brandmeister basta termos um único DMR ID e podemos usar ele acrescendo dois números no final, um para cada Hotspot, por exemplo.

Essa funcionalidade é muito útil, pois diferencia e identifica cada Hotspot à rede, preservando as configurações individuais de cada um.

Como incluo esse complemento no meu ID?

Vá em Configurações do pistar, depois selecione um número no campo do DMR ESSID que fica logo abaixo de onde você inclui o Servidor DMR Brandmeister. A imagem que está no post desse Net BR é por si só esclarecedora. Muito simples.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A propósito, um esclarecimento importante é que, a configuração do pistar que é o CÉREBRO do Hotspot fica nativo nele, já a configuração de uso o podemos dizer como a MEMÓRIA do Hotspot, as informações de alocação e uso de TG’s, essas ficam salvas no Servidor e atreladas a cada ID diferenciados por esses dígitos.

Portanto esse recurso é bem interessante, nos tem ajudado muito e esperamos que aproveitem essas informações.

VAMOS AOS ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte mais ao participar.

One thought on “Net BR 196: Alocação de espectro, Ato 9106/18 ANATEL e sobre o DMR ESSID.

  • Gilbson R. Sampaio

    Boa tarde, PU8TGS ( Gilbson Sampaio ), Boa Vista RR, os encontros são de grande importância para as conexões via DMR, sugiro no próximo encontro falar sobre a configuração do GPS no RETEVIS RT 3S, desde já agradeço.
    Um forte 73 / 51.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS