Net BR 195: Ranking mundial Dstar, xlink com a rede e outros.

FATOS DA SEMANA.

Começamos hoje sobre DSTAR, o Brasil continua liderando o ranking mundial do uso pelos Refletores XLX724 conectados a TG’s da rede Brandmeister no Brasil conforme tráfego computado, nesse caso, é a maior parte desse tráfego é provido pelo DMR, mesmo assim, cabe citar que esses Refletores do Brasil se encontram em igual condição de uso a vários outros Refletores, tendo muitos também interligados a Talk Groups DMR, salas YSF e alguns ainda a aplicativo Peanut, em seus respectivos países. Em resumo, a classificação é real e com isonomia perante todos.

Vale lembrar que o XLX724 acaba sendo uma opção a quem tiver a fim de integrar seu DSTAR com colegas no DMR, principalmente o XLX724D com o TG 724942 que rola QSO diário.

O link com o ranking e demais dados está publicado abaixo, para quem tiver curiosidade.

DStar Reflectors statistics | DStar-Reflectors (https://www.dstar.guru/?fbclid=IwAR3y8uuDrv-uLsSSoDtWo3jDu_LOtrq4TGeIPcJCt8q2qShYAAWNbp1xrn0 ).

VAMOS A ORIENTAÇÕES E DICAS DE USO DA REDE DMR, QUESTÕES QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

O Net BR anterior trouxe dicas operacionais IMPORTANTES, como tivemos alguns problemas na conexão do moderador, vale a pena a leitura. Acessem o post do Net BR no site DVBRAZIL.

Vamos às informações de hoje.

A Brandmeister é uma rede de regras SIMPLES e tem apenas uma restrição mundial que a maioria já sabe, mas que não custa lembrar e dar ciência a novos integrantes.

Começamos pela restrição lembrando que quem a fizer estará cometendo uma infração grave:

É rigorosamente proibido qualquer interconexão BILATERAL entre sistemas que não permitam a IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL na rede. Resumindo, é proibido conectar qualquer sistema analógico ou outro com a rede que não permita a identificação individual no DMR.

Podemos repassar o áudio do DMR a qualquer outro sistema, já o contrário, repassar o analógico ao DMR, jamais, uma vez que isso não permite a identificação individual via ID DMR.

Isso não é novidade a ninguém e levamos à risca. A rede consegue identificar e registrar tal prática.

Por outro lado, a rede permite a interconexão com diversos outros sistemas de voz DIGITAL, tais interconexões ocorrem apenas via servidor e em condições que garantam a qualidade, integridade e segurança da rede, bem como a permanência do sistema24x7. Os sysops da BM estão abertos a isso.

Quanto a demais regras, não as tratamos como regras ou restrições, mas sim, as tratamos como orientações a princípios de boa conduta, como por exemplo:
  • Dar espaço de câmbio de pelo menos 5 seg, uma necessidade técnica e operacional de sistemas digitais quando trafegados pela rede. Para alguns pode ser espaço insuficiente por conta de atrasos individuais de internet, para outros o suficiente.
  • É pertinente e ético sempre passar a palavra ao colega direcionando a ele pelo indicativo, isso para evitar bateção de cabeça devido a esse espaço longo de câmbio, bem como nem todos terem como ver indicativos.
  • Fazer o uso consciente do 742, que cabe QSO´s eventuais e aleatórios por representar o Brasil interligando todos os Repetidores, fato este que alguns o chamam como TG de chamada. Podemos chamar geral para breves QSO’s, sendo o ideal usar qualquer outro TG para QSO’s regulares ou pessoais. A rede tem uma infinidade de TG’s, o 724 é apenas um deles.
  • Vale lembrar que qualquer TG usado nessa rede é de abrangência INTERNACIONAL. Qualquer um de qualquer parte do planeta e acessando por qualquer ponto de acesso ou servidor BM, pode escutar e participar. Nunca pensem estar sozinhos ou num sistema local isolado, o mundo todo poderá estar te ouvindo. Portanto mantenham uma boa postura no QSO, sempre e em qualquer TG.
  • No mais, valendo na rede e em demais modalidades, praticamos o Código de Ética Operacional, que são conceitos de respeito, tolerância e comportamento para evitar conflitos ou assuntos polêmicos via rádio. Quando entramos num QSO, entramos nas casas de muitas pessoas. Pesquisem por código do radioamador de 1928 redigido por W9WWA e que integra o Código de Ética da IARU, atual até hoje. Podemos expor ele em assuntos gerais caso queiram, texto curto, só solicitar.

ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda 20hs: UNIÃO DE RADIOAMADORES DE PERNAMBUCO no TG 72426.
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • QTC da LABRE Nacional toda última segunda-feira do mês, às 21hs no TG 724942.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, favor nos procurar.

Alguns encontros emitem e-QSL ou Certificado. Pergunte mais ao participar.

ASSUNTOS GERAIS:

Walter PY2WAL informou que o Repetidor de Araraquara VHF Analógico em 146.690 (dup -600) ST 77.0, está de volta ao ar e que o RPT UHF DMR em 439.200 está funcionando a todo vapor, convidando os colegas da região a prestigiar os mesmos.

Hilton PY2BBQ comentou sobre os Workshops Sábado e Domingo que contará sábado com a participação dele em Espanhol. A LABRE BR sob gestão do Marcone PY6MV e do assessor de comunicação Alisson PR7GA proveram o suporte e infraestrutura necessária para facilitar a participação de nós Brasileiros.
Convite extensivo a todos a um tema importante em nosso meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS