Net BR 194: Mais dicas operacionais e novidades…

SEGUINDO COM DICAS DE USO DA REDE NO DMR, QUE NÃO CUSTAM LEMBRAR E IMPORTANTES A TODOS, MESMO VETERANOS, SEGUE A DICA DE HOJE:

Não é raro alguém se deparar com seguintes situações:

  • Falei num TG e de repente percebo que eu estou saindo em outro.
  • Estou no canal Local e “do nada” passo a escutar outro TG, como pode isso se não mudei de canal?

Essa rede, a qual estamos, tem uma gama enorme de possibilidades e o uso fica sob domínio exclusivo do usuário, portanto se não entender alguns conceitos as chances desses equívocos serão enormes. Sempre que se deparar com algum problema reflita que 99% das vezes é uma questão do usuário quanto a utilização, codeplug, internet e outros.

Portanto seguem uns conceitos básicos, mas muito IMPORTANTES e depois dicas de como administrar isso:
  1. Quem comanda tudo na rede “é o seu rádio”. Um Repetidor ou Hotspot vai executar “exatamente” suas instruções.
  2. Não importa se seu acesso à rede é via hotspot ou repetidor, nem a frequência, nem região do mundo, nem qual SLOT, o que o importa é o seu alvo que é o TG, o contato que você quer falar.
  3. Cada TG tem uma finalidade específica, mas todos tem acesso internacional. Qualquer um no planeta com o TG no contato do rádio fala e escuta qualquer TG se quiser.
  4. Imaginem um Repetidor ou Hotspot conectado em rede, agora imaginem um tráfego gigante de TG’s e QSO’s circulando pela rede. Abrimos acesso a qualquer um desses TGs deixando habilitado por 24hs, o que chamados de estático, ou acessando com um simples apertar de PTT tendo ele no contato do rádio.
  5. Não apenas direcionamos o TX a um Talk Group, mas também o fazemos no RX em que os rádios filtram de três modos:
    1. Recebe apenas o TG em uso no contato.
    2. Recebe de uma lista um ou mais TGs (RX-List), independente do Contato de TX.
    3. Recebe qualquer TG quando tiver o MONITOR ou PROMÍSCUO habilitado.
  1. Os rádios também oferecem o que chamamos de EFEITO CARONA ou seja, imagine você num QSO e seu RX aberto a qualquer TG. Agora imagine alguém abrindo outro TG no mesmo repetidor e solt, por exemplo. Você escutará esse outro TG além do seu em uso e, se transmitir logo a seguir, irá transmitir nesse outro TG independente do que está programado no seu rádio. Isso é o efeito carona, pegar carona em outro TG.
  2. A rede permite que abrir mais de um TG simultaneamente no SLOT 2 e se houver tráfego nesses ao mesmo tempo sua comunicação será prejudicada.
Agora seguem dicas operacionais com base nesses seis conceitos IMPORTANTES:
  1. Evitem deixar mais de um TG aberto no Hotspot ou RPT, force a desconexão com o TG4000 antes de usar. Se seu acesso for coletivo, um Repetidor, certifique-se via MONITOR não ter outro usando antes de usar o TG4000 ou aguarde que o TG Dinâmico desconecta após 15min.
  2. Jamais deixe programe qualquer TG Estático num Hotspot Simples. Ele só tem um Slot e mata a dinâmica de uso, já que ele desconecta qualquer TG acionado por PTT via TG4000, menos o Estático.
  3. Você poderá manter o MONITOR do rádio habilitado para não filtrar TG’s quando na escuta, sendo recomendado desabilitar ao iniciar o QSO, ISSO “IMPEDE” O EFEITO CARONA E O RISCO DE VOCÊ FALAR EM OUTRO TG CASO ALGUÉM ACIONE NO REPETIDOR OU ESTEJA COM OUTRO TG ABERTO NO HS.
  4. Caso o rádio obrigue a usar RX list no canal, para receber o TG, crie RX Lists um para cada canal com apenas o TG de contato e, caso seu rádio dispense o RX List passando a receber o mesmo TG do contato, deixe sem RX List, assim filtrará somente o TG quando o MONITOR estiver desabilitado. ISSO TAMBÉM IMPEDE O EFEITO CARONA.

Finalizando, percebam também a importância do espaço de Cambio, principalmente para viabilizar quem usa HS para desconectar TG’s via TG4000 que só atua sem tráfego no TG.

ESSE TEMA PODE PARECER SIMPLES OU CONHECIDO PARA ALGUNS, MAS TEMOS MUITOS USUÁRIOS NOVOS OU ATÉ MESMO USUÁRIOS VETERANOS NA REDE QUE ACABAM DESCONHECENDO OU PASSANDO POR ESSAS SITUAÇÕES POR NÃO SE ATENTAREM A ESSAS PARTICULARIDADES OU DICAS DE USO..

NOVIDADES DA SEMANA.

Para quem usa o RT3S, a Retevis lançou um novo Firmware, versão 19.06, e o Fábio PP8FA lançou um vídeo a respeito. Poderão pesquisar no youtube ou obter o link postado nessa edição do Net BR no site DVBRAZIL.

Não listam as alterações e melhorias, a princípio acrescentaram a possibilidade de habilitar o MONITOR via Menu do rádio, apesar deste poder ser usado na tecla de atalho o que facilita muito. Provavelmente tenham feito correções internas também.

Outro assunto de interesse a todos nós radioamadores, já que estamos sempre sujeitos a precisar de alguma licença especial junto a ANATEL, está circulando uma petição pública nos grupos sociais, motivada pela demora da ANATEL em atender aos pedidos dos radioamadores e candidatos ao radioamadorismo, os quais muitas vezes esperam muitos meses para receberem suas licenças após aprovados nas provas.

A petição tem como objetivo pressionar a ANATEL para escutar de forma clara e inequívoca a demanda da categoria.

Esse movimento não é promovido por nenhum órgão representante, sendo uma iniciativa direta e espontânea de indignados com o descaso a que somos submetidos e todos podem participar! O link para assinar a petição está no post desse NetBR. Vamos participar: https://chng.it/Gscz9bRt.

Trazendo agora atualizações na rede, a estação Repetidora PP5DMR de São José – SC retornou ao ar dia 27/03/2022 na rede Brandmeister, após trocra de frequência devido a antiga estar interagindo na analógica.

Portanto a PP5DMR retorna ao ar na frequência de 439.700.

ENCONTROS e EVENTOS: 

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda, quarta e sexta das 17 às 18hs: Rodada Verdes Mares no TG 724941 Papo BR
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942 – Encontro informativo semanal.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, basta nos procurar.

Alguns encontros agradecem a participação com e-QSL. Saberá mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS