Net BR 192: Foto no display do RT3S, uso da rede e ranking DSTAR XLX mundial.

SEMANA PASSADA MOSTRAMOS UM VÍDEO PARA ALTERAR A IMAGEM INICIAL NO RT73, HOJE TRAZEMOS OUTRO VÍDEO TUTORIAL, DESSA VEZ SOBRE COMO ALTERAR A IMAGEM INICIAL NO RT3S.

O PP5IO, Ivan, publicou um vídeo explicando como alterar a imagem inicial do RT3S, imagens coloridas.

Um jeito legal de personalizar o seu rádio e ele publicou também um link com algumas delas para baixar e se quiser, editar. O vídeo apresenta várias telas e deixa um descritivo por escrito de como fazer.

Não entraremos nos detalhes aqui já que o vídeo está bem detalhado.

 

 

O processo difere do necessário ao RT73 e parece que a foto é enviada ao rádio em BMP.

Os links dos arquivos para download, incluindo a imagem da Brandmeister que ficou muito legal no rádio, estão disponíveis nesse post.

https://www.youtube.com/redirect?event=video_description&redir_token=QUFFLUhqbEdONjRFelVKN05pWVRxVFgtY1g0bHRrU3VFZ3xBQ3Jtc0tteWVVckYzZ3U0V0lCaUFnTl9WTXdDZWRsS3RENnFlRG9rMWFRX0ttS3BnX2Vjb2ZEb0E3elFCTjlEWGVOdTF3NThXWlBrNlYwckxHblk4dV9EeVFIcFFueGRoaWotNTBlRXVmeVdJWjktSEUwUnduMA&q=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Fdrive%2Ffolders%2F1UwiyvT6KjjNRBj6HyzMbfK3RkwbFlk4i%3Fusp%3Dsharing

Parabéns ao PP5IO Ivan.

 

TAMBÉM SEMANA PASSADA, TROUXEMOS DICAS BÁSICAS DESSA REDE E O ASSUNTO TROUXE ATENÇÃO A OUTROS PONTOS DURANTE A SEMANA.

O tema veio a calhar sendo bem útil a um grupo de iniciantes que nos procurou pedindo informações, portanto ao perceber alguém com dificuldades de entender a lógica de funcionamento da rede, vale a pena indicar o post do NetBR 191.

Enfim, diante do tema ouros pontos voltaram à tona, com destaque quanto ao uso do 724 e espaço de cambio que acaba carregando junto a necessidade de passar a palavra num cambio.

Quanto ao TG724, não custa lembrarmos que ele representa o Brasil mundo afora e ativa todos os Repetidores no Brasil interconectados, portanto ao falarmos por ele estamos acionando todos os repetidores o que é um ponto a favor quando queremos chamar no geral para bater um papo eventual, o TG é para isso, mas acaba sendo um agravante caso o QSO perdure por muito tempo, quando no caso de QSO’s regulares cabe usarmos demais TG’s.

Alguns denominam o 724 como TG de chamada, talvez por essa condição, mas não é específico a isso.

O 724 é um TG destinado a breves QSO’s e nisso, claro que envolve chamada geral. Nesse ponto cabe nos atentarmos a dois pontos, não fazer rodadas regulares e, no caso do QSO se estender, o sensato é fazer QSY a qualquer outro TG dos disponíveis na rede, checando se o outro TG está sem QSO antes de migrar.

Outro ponto técnico da rede, onde até o Echolink foi citado como exemplo já que existe desde 2003 e ainda sofre com isso, é sobre a questão do espaço de cambio. No contexto geral, uma rede ao usar a internet para suas conexões, ou até outro meio digital, é passível de rotas e latências específicas o que causa atrasos individuais específicos e pode acontecer de até mesmo escutarmos o final de nossas transmissões, portanto resumindo, procurem aguardar pelo menos cinco segundos antes de falar.

Como o intervalo fica longo, é importante declinar os indicativos direcionando a quem é a palavra para evitar trombadas, sendo esse um ponto técnico, mas lembrando também que muitos não conseguem saber quem está falando, sendo uma atitude ética desejável quando praticada em qualquer modo ou rede usada.

 

AGORA VAMOS A UM MOMENTO DE CURIOSIDADE EM DSTAR

Foi postado num dos grupos do WhatsApp o ranking de uso do Dstar onde o Refletor Brasileiro XLX724 aparece em primeiro e se repete em quinto, passando a frente de Refletores de países como USA.

O ponto interessante, e que certamente levou a isso, é o fato desses dois Refletores estarem conectados aos TG’s 724 e 724942 da Brandmeister, ou seja, carregam o tráfego do DMR e não deles mesmos.

Por outro lado, muitos dos Refletores listados também estão conectados com TG’s do DMR e alguns com sistemas de aplicativo Peanut, ou seja, em condições técnicas semelhantes.

Desse modo é bom ver o Brasil na liderança de uso. Parabéns aos radioamadores do Brasil em aproveitar e fazer uso dos recursos da rede, com resultados expressados pelos números.

Aproveitem para experimentar a integração entre os modos digitais DSTAR e C4FM aqui na rede e fazer suas experiências.

Segue abaixo o link e o ranking Top 10 de Fevereiro/2022 no XLX DSTAR para quem tiver curiosidade.

https://www.dstar.guru/?fbclid=IwAR3y8uuDrv-uLsSSoDtWo3jDu_LOtrq4TGeIPcJCt8q2qShYAAWNbp1xrn0

 

ENCONTROS e EVENTOS: (a lista está publicada no site DVBRAZIL)

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda, quarta e sexta das 17 às 18hs: Rodada Verdes Mares no TG 724941 Papo BR
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942 – Encontro informativo semanal.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.

 

  • As Aulas de CW do Pepe PY5QQ estão paralisadas sem previsão de retorno. Encontrarão os arquivos no site DVBRAZIL.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, basta nos procurar.

Alguns encontros agradecem a participação com e-QSL. Saberá mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS