Net BR 191: Foto no Display do RT73 e noções básicas da rede e DMR.

ALTERANDO A IMAGEM DA TELA NO RETEVIS RT73, POR FÁBIO PP8FA.

O PP8FA fez um vídeo, que já está circulando em alguns grupos sociais, mas que resolvemos comentar aqui pela inovação, criatividade e detalhes.

Podemos dizer que os usuários desse rádio foram presenteados com o novo tutorial do PP8FA, está no youtube e ensina a mudar a tela inicial do seu Retevis. Pesquisem por PP8FA no Youtube ou assistam ao vídeo abaixo:

Não entraremos nos detalhes aqui, já que o vídeo está bem detalhado.

O processo é feito em três etapas usando três softwares simples:

  • Primeiro transformamos uma imagem em arquivo BIN e no formato da tela do rádio,
  • Depois transformamos esse em um arquivo Flash, que é o que será salvo no rádio.
  • Por fim colocamos o rádio no modo de atualização e enviamos a imagem em Flash via software IAP da Retevis

Ele está trabalhando para conseguir o mesmo feito no RT3S ou MD-UV380, ambos rádios de entrada e amplamente usados em DMR.

O interessante é entender esse processo em que, para quem gosta de desafios, poderá aproveitar para tentar em outros rádios, claro que entendendo os processos de cada modelo e marca.

O Anytone por exemplo, consegue importar imagens direto sem precisar dessas transformações, bastando redimensionar no formato da tela e tamanho limitado, depois enviar ao rádio pelo CPS dele.

O link com os arquivos para download, incluindo a imagem da Brandmeister que ficou muito legal no rádio dele, está disponível nos comentários do vídeo dele no Youtube e também abaixo.

https://drive.google.com/drive/folders/1Ky_09d49T-ALLwxEOyky7xeo0uQ6jLti  

Parabéns ao PP8FA.

 

AGORA TRAZEMOS UMAS DICAS BÁSICAS DESSA REDE, BRANDMEISTER, NO DMR.

Apesar do funcionamento da rede ser simples, para os novatos e alguns veteranos acaba sendo um pouco difícil de entender, pois trata-se de uma quebra de paradigmas quando comparado a um sistema analógico ou outras modalidades DV que tem suas funcionalidades operacionais mais limitadas.

Vamos resumir alguns pontos, a pedido de alguns colegas das redes sociais, que julgamos essenciais entender.

A rede funciona como a web que conhecemos. Na Web digitamos uma página e enter para acessá-la, independente de qual equipamento ou ponto de acesso usamos.

Na BM o processo é similar. Na web nos interessa a página que acessamos, no DMR BM o que nos interessa é o endereço eletrônico que chamamos de TG ou Talk Group ou Group Call ou Grupo de Chamada, ou seja, é o TG que colocamos no contato do rádio que importa. Esse é o nosso alvo e onde fecharemos os contatos.

Um Hotspot é apenas um ponto de acesso à rede e suas frequências, se é VHF ou UHF, ajustes, em nada afetam a sua transmissão, serve apenas para levar a sua transmissão ao Servidor e de lá estabelecer contato com outros colegas usando o mesmo TG. Isso navegando via rede, claro.

Já num contato direto rádio a rádio via Repetidor ou Simples, onde falamos sem depender ou passar pela Internet em contatos local, é claro que os rádios precisam também estar na mesma frequência para falar um com o outro apenas via RF, sem passar pela Internet, similar ao que ocorre em Analógico rádio a rádio com ou sem RPT, mesmo assim, os rádios precisam estar num mesmo TG, Color Code e Slot.

Em resumo o que importa é o alvo que é o TG de contato, num mesmo Color Code. Caso estiver via RPT Local, ambos estarem no mesmo Slot. Também, seja via Repetidor ou Hotspot, estes repassam o que o rádio transmite e como transmite, a exemplo do áudio, nível de microfone, tonalidade de voz, TG, Color Code, e tudo mais que partir do rádio. Não se consegue ajustar nível de áudio no HS ou Repetidor, esses ajustes partem apenas do rádio, por exemplo.

Dito esses pontos, vamos a alguns conceitos básicos que vocês poderão tirar suas duvidas aqui:

Slots: Os Repetidores em DMR tem dois canais digitais multiplexados “na mesma frequência”, ou seja, dois grupos de pessoas podem usar simultaneamente a mesma frequência em QSO’s independentes sem um afetar ao outro, chamamos esses dois canais de Time Slots ou apenas de Slot 1 e 2.

Por padrão no Brasil, e de modo a padronizar as programações dos rádios, O TG724 fica EXCLUSIVO no Slot 1 ao e o Slot 2 fica aberto a qualquer outro TG por qualquer pessoa. Isso é inclusive um condicionante na ficha de cadastro para se ter um RPT à rede, já que é nacional e interligada mundialmente demandando regras claras de alocações de TG.

TG Estático ou Dinâmico, o que é:

  • TG Estático: é quando alocamos um TG num dos Slots para ficar conectado ao Servidor recebendo tráfego da rede por 24hs todos os dias. Muito usado para deixar o Slot 1 conectado no TG 724 provendo integração nacional e alocando ou não alguns estáticos no Slot2. Importante dizer que o TG4000 não desabilita um TG Estático. Não usar TG Estático em HS simplex.
  • TG Dinâmico: é quando apertamos o PTT abrindo a conexão do TG que está no contato do canal com a rede. Podemos ouvir e falar normalmente. No RPT e HS Dual ele desconecta automaticamente após 15min ou com TG4000. Já no HS Simplex, precisa desconectar com o TG4000 antes de usar outro TG.

Color Code: é como se fosse um subtom do analógico e serve para quando houver reuso de frequencias e um Repetidor venha a interferir no outro. Adotamos como padrão usar o Color Code 1,

LOSS que aparece no painel do HS ou RPT: quando em vermelho é perda de Internet, conexão ruim. Se tiver pontos isolados são perdas dos usuários, se seu painel ficar com muitos em vermelho indica problema na sua Internet local.

BER: indica a Taxa de Erro de Bits e deve ficar 0% ou em verde, é perda de pacotes de Bits entre seu rádio e seu ponto de acesso, seu HS ou RPT local. Quando receber alguém com LOSS e BER elevados, isso acontece normalmente quando o sinal da pessoa está chegando falho no HS ou Repetidor por lá.

 

ENCONTROS e EVENTOS: (a lista está publicada no site DVBRAZIL)

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda, quarta e sexta das 17 às 18hs: Rodada Verdes Mares no TG 724941 Papo BR
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942 – Encontro informativo semanal.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.

 

  • As Aulas de CW do Pepe PY5QQ estão paralisadas sem previsão de retorno. Encontrarão os arquivos no site DVBRAZIL.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, basta nos procurar.

Alguns encontros agradecem a participação com e-QSL. Saberá mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS