Net BR 189: Complemento Homologação, ações ROER RJ em Petrópolis e outros.

SEGUE COM UM BREVE RESUMO SOBRE RENOVAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO, COM OUTRA ABORDAGEM, DEVIDO A PROBLEMAS NO NET PASSADO:

A Homologação carrega duas atribuições principais, a de “certificar um produto como apto a operar” e a de “autorizar a comercialização” e somente no caso de comercialização é que ela tem de ser renovada.

A comercialização citada é atividade comercial e não de uma pessoa vender seu equipamento pessoal sem cunho comercial.

A lei permite a homologação a título pessoal, ou seja, certificar por DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE atestando que seu rádio ou drone atendem aos quesitos técnicos para serem aptos a operar.

Na homologação de Conformidade por pessoa física, o equipamento se torna apto para uso pessoal e a lei é clara, apto a ser usado enquanto perdurar ou preservar as características técnicas, sem a necessidade de renovar a homologação pois se trata do usuário final e não comércio.

Já a empresa ou indústria que comercializa os equipamentos, estas sim se obrigam a renovar a Homologação preservando o direito de comercialização “dos mesmos”.

O que causa um pouco de confusão é que, a Homologação pessoal por conformidade, feita pela própria pessoa, carrega um vencimento como qualquer homologação como se a pessoa fosse a empresa que vai comercializar o produto, quando na prática, essa já é o usuário final portanto dispensada dessa renovação.

Já pensou se a população como usuário final tivesse de renovar a homologação de seus mais de 200 milhões de aparelhos no Brasil, 99% nem sabe o que é isso.

Resumindo, não nos compete renovar homologação como usuário final, regra clara no Artigo 69 da Resolução 715/2019 ANATEL.

Outra dica, não precisamos ser da área de direito para entender de leis e o que precisamos saber de homologação está na resolução 715/2019 citada da ANATEL. Vale a pena ler e conhecer.

https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2019/1350-resolucao-715

A IMPORTÃNCIA DO RADIOAMADOR NUMA CALAMIDADE:

Todos temos acompanhado as catástrofes em Petrópolis na região serrana do RJ.

Encontramos muitas notícias na web, dispensando detalhes, mas recomendamos acessar as matérias no site QTC.ECRA.CLUB relatando parte das dificuldades e ações local pelos radioamadores.

Primeiro gostaríamos de parabenizar à ROER – Rede de Operações de Emergência e as dezenas de voluntários juntos à mesma, criada em meados de 2010 para socorrer à região serrana do RJ.

A atuação dos radioamadores como voluntários se resume em prover suporte nas comunicações quando necessário e solicitado pelas autoridades junto às Redes de Emergência de Radioamadores, no caso é importante estarmos todos preparados e treinados, assim mitigamos riscos e podemos tirar lições aprendidas nessas situações. Algumas redes de emergência ou Defesa Civil tem treinamentos EAD voltados aos radioamadores, como o caso da Defesa Civil de São Paulo e outras.

Jamais imaginamos acontecer algo do tipo, mas é importante pensarmos nas probabilidades como se fosse acontecer amanhã.

Nessas horas percebemos a importância em se manter repetidores funcionando e funcionando bem, principalmente em áreas de risco, independente de modalidade, lembrando que a BM tem uma estrutura voltada a isso e que pode ser um algo a mais para complementar as comunicações.

Petrópolis já foi munida de muitos repetidores e atualmente conta com poucos no ar, mas sem a iniciativa dos radioamadores em ajudar os poucos que se dispõem a doar seu próprio tempo e dinheiro para instalar e manter um repetidor, lembrando que isso se aplica a qualquer outro local também, a tendência é termos cada vez menos estrutura de apoio e nessas horas percebemos o qual são importantes.

Como esperado, segundo as matérias, Petrópolis ficou sem energia e com acessos prejudicados a vários sistemas de comunicação tirando parte das comunicações do ar e é nesse momento que podemos mais ajudar, mas acabamos no mesmo barco. Nisso o time do ROER não mediu esforços para restabelecer alguma comunicação a pé carregando bateria nas costas numa estrada de certo risco.

Por mais que se planeje, problemas aparecem e geradores falharam. Podemos de pensar em sistemas de backup de energia nos repetidores estratégicos, lembrando que isso pode representar custos maiores até que o próprio repetidor, mas sem a união dos radioamadores em prover verba, isso ficará só no papel.

Temos de pensar em como manter os sistemas funcionando na falta de tudo.

Esperamos que as chuvas cessem e a região afetada se recomponha com brevidade. Infelizmente as vidas perdidas não poderão ser trazidas de volta, transmitimos nossos sentimentos às famílias afetadas.

https://qtc.ecra.club/2022/02/petropolis-radioamadores-prestam-apoio-nas-comunicacoes.html

UM DETALHE DO PI-STAR:

O pi-star é um software poderoso em contínuo desenvolvimento e parte das funções dele são atualizadas automaticamente toda noite no Hotspots ou Repetidores, podendo ser atualizado também no manual.

Por indicação de um amigo, lembramos que de uns tempos para cá foram implantadas umas tarjas de aviso em amarelo, uma nos notificando para configurar o Hotspot Simples como Private e a outra para atualizações ou upgrades. Certamente vocês já viram, mas temos sempre novos usuários.

Na prática apenas servem de alerta e não necessariamente nos obrigam a atender, portanto se isso acontecer e não quiser mexer em time que se ganha, só ignorar.

O ótimo é inimigo do bom, e se seu Hotspot está bom e funcionando bem, melhor manter como está, seja na versão ou atualização.

ENCONTROS e EVENTOS:

  • Próxima segunda às 21hs teremos mais uma edição do QTC da LABRE no TG Net BR.
  • Segunda às 20hs, terá o encontro de Pernambuco no TG 72426. Este será regular às segundas entre 20 e 21 hs. Vamos prestigiar nossos amigos da região.
Vamos à agenda regular, publicada no site DVBRAZIL toda semana junto aos temas da NetBR.
  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda, quarta e sexta das 17 às 18hs: Rodada Verdes Mares no TG 724941 Papo BR
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942 – Encontro informativo semanal.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • As Aulas de CW do Pepe PY5QQ estão paralisadas sem previsão de retorno. Encontrarão os arquivos no site DVBRAZIL.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, basta nos procurar.

Alguns encontros agradecem a participação com e-QSL. Saberá mais ao participar.

LISTA DOS PARTICIPANTES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS