Net BR 186: Uma história interessante, conhece SSTV Digital?

CONVITE ESPECIAL ANTES DE SEGUIRMOS NOS ASSUNTOS:

O Net BR nos permite não apenas participar como ouvintes, mas também na condução e nas matérias semanais, o que acaba sendo gratificante e estamos com espaço para novos colaboradores, seja na condução ou nas matérias.

Como exemplo, se você conhece sobre FT8, satélites, ISS, DX, antenas, homologação, licenciamento, Defesa Civil e outros, poderá ter seu espaço semanal para levar informações aos demais, ensinando, informando, orientando, enfim, a seu gosto e disponibilidade. Outra opção é ajudar na condução. Que tal?

As necessidades de cada um são respeitadas pelo time, onde praticamos revezamentos sem impactar nas necessidades individuais. O único pré-requisito é ter vontade em ajudar ao próximo, como voluntário.Quem quiser participar do time, pode se manifestar aqui ou no privado ou no e-mail de suporte da rede.

Teremos um papo para alinhar expectativas e ver se irá querer seguir ou não.

AGORA VAMOS A UMA HISTÓRIA INTERESSANTE:

Alguém já ouviu falar de TV Digital ou SSTV Digital em HF?

Já ouviu falar em DRM – Digital Radio Mondiale?  Qual relação tem o radioamadorismo nisso, ou se tem? Vamos a um artigo publicado pelo Onno VK6FLAB onde ele relata uma experiencia entre dois renomados Brasileiros aproveitando novidades que aparecem para suas experiências. O texto parece um pouco confuso, mas compreensível ao final, vamos lá:

No dia 6 de junho de 2004, dois amadores brasileiros Roland, PY4ZBZ e Arnaldo, PY4BL fizeram um contato histórico nos 40m. A distância não foi particularmente significativa, apenas 70 km, mas o modo foi.

Usando largura de banda de 2,1 kHz, para caber dentro de uma transmissão amadora de rádio SSB, eles usaram um software criado pelo amador suíço Francesco, HB9TLK para fazer um primeiro desafio em HamDream, que seria transmissão digital via HF.

Esse avanço tecnológico representa o nascimento do que hoje chamamos de HamDRM e Digital SSTV e como surgiu é uma aventura que precisa ser documentada, já que o que temos são combinações de informações esparsas em português, alemão e inglês, reunidas a partir de partes de sites, de arquivos, códigos fonte, comentários e links perdidos.

Para fornecer algum contexto, há um modo de Rádio Broadcasting em Ondas Curtas chamado DRM, ou Digital Radio Mondiale. O DRM (diferente de DMR), define essencialmente um padrão mundial digital para transmissões de rádio em ondas curtas. Esse modo pode lidar com várias transmissões de áudio, bem como troca de arquivos e é usado por emissoras em todo o mundo.

O DRM é mais eficiente que AM e FM e, como padrão aberto, tem conquistado popularidade. A primeira transmissão comercial usando este modo ocorreu em 16 de junho de 2003, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicação em Genebra.

Uma das implementações de código aberto deste modo foi chamada de Dream tendo o código-fonte disponível online e capaz de ser compilado para Windows, MacOS e Linux.

O Dream foi originalmente escrito por Volker Fischer e Alexander Kurpiers, tendo o projeto Dream iniciado em junho de 2001, há 20 anos, contando atualmente com muitos colaboradores.

O padrão DRM comercial usa diferentes larguras de banda, dependendo do modo utilizado, partindo de 4,5 kHz até 100 kHz. Só por comparação, um rádio voltado ao radioamadorismo típico usa 2,7 kHz para SSB.

Francesco construiu uma versão modificada chamando-a de HamDream com base no código fonte do Dream, deixando a solta no mundo. Consta que essa foi a usada para o experimento entre Roland PY4ZBZ e Arnaldo PY4BL em 2004.

Existiram várias versões de HamDream. A primeira usou banda de 2,1 kHz e a última 2,5 kHz, adotando diferentes técnicas de compactação de áudio, chamadas de CODEC, ou seja, LPC10 e SPEEX para encaixar o áudio digital dentro dessas larguras estreitas de banda.

De acordo com Francesco, o HamDream é a base para todos os programas HamDRM atuais de rádio amador em 2,5kHz. Ele diz estar desatualizado e tanto a fonte como executáveis foram removidos da rede.

É uma pena, já que representa parte da história da nossa comunidade e colocar a fonte online em algum lugar, como o GitHub, seria benéfico para o hobby.

O modo HamDRM de 2,5 kHz está implementado em algumas aplicações, a exemplo de QSSTV, EasyPal e WinDRM e em outras mais também. Dessas três, apenas o QSSTV sobrevive.

O código fonte do EasyPal, escrito por Erik VK4AES, agora SK, foi perdido, irônico, já que Erik havia perdido sua rotina do EasyPal inicial devido a um relâmpago sendo forçado a escrever um novo código do zero.

O WinDRM parece ainda mais evasivo, parece ter sido arquivado num repositório de Código do Google. Existem derivativos que parecem usar uma versão do WinDRM, mas difíceis de encontrar detalhes.

Paralelamente, em 2005, alguns alunos empreendedores fizeram uma implementação do DRM no MATLAB. Chamado Diorama e escrito por Andreas Dittrich e Torsten Schorr, ele forma a base de um receptor HamDRM de código aberto Linux escrito por Ties PA0MBO, escolhido porque tinha um desempenho melhor em condições marginais do que Dream, chama-se RXAMADRM. Ties também escreveu um transmissor de código aberto, astutamente chamado TXAMADRM baseado no código-fonte do Dream, especificamente v1.12b.

Se neste momento sua cabeça está explodindo, eu não te culparia.

Vamos recapitular.

Há um padrão de transmissão aberta chamado DRM e uma ferramenta de código aberto e multiplataforma chamada Dream, em desenvolvimento ativo como padrão.

Uma versão especial de Dream para radioamadores, agora descontinuada, foi criada e chamada de HamDream usando menos largura de banda do que o DRM e formando a base de um padrão que agora chamado de HamDRM, que sustenta o SSTV Digital.

O HamDream forma a base dos produtos descontinuados, EasyPal e WinDRM, e vive nas aplicações TRXAMADRM e QSSTV, ambas de código aberto Linux.

Em termos de rádio amador, o HamDRM é uma das maneiras de trocar informações digitais eficientemente por longas distâncias.

Neste ponto você pode se perguntar por que isso importa?

Isso faz parte da nossa história do rádio amador e o modo HamDRM está mal documentado. Ele forma a base de vários modos em uso hoje e escrever seu próprio software é ainda mais desafiador porque grande parte do design e desenvolvimento deste modo foi perdido.

Além disso, HamDRM é um exemplo de “rádio moderno”. Ele usa as mesmas técnicas fundamentais utilizadas pela rede de telefonia móvel 4G e 5G, bem como wi-fi moderno. Perder isso é um grande passo para trás para o rádio amador.

Este artigo por si só representa uma semana de pesquisa de duas pessoas com agradecimentos ao Randall VK6WR. Não deve ser tão difícil descobrir como o modo funciona, o que é usado para fazê-lo funcionar e como escrever um novo software para implementar um novo aplicativo.

Falando nisso. Se você conhece ou tem cópias de código fonte de HamDream ou WinDRM, o VK6FLAB, quem escreveu esse texto adoraria ouvir de você.

Se você tem documentação sobre o design do modo HamDRM, ele diz que lhe paga uma cerveja, ou um copo de leite, a sua escolha.

Aqui termina o texto do Onno VK6FLAB, interessante pelo tema que pode ser explorado e também para mostrar a fragilidade como as coisas aparecem e, por vezes, desaparecem antes mesmo de nascer, talvez por estarem muito a frente de seu tempo, mas sempre é tempo de ser experimentado.

O link do texto original em inglês está publicado no final deste.

O interessante é que um grupo argentino publicou testes de SSTV em modo Digital no WhatsApp essa semana, com isso estamos disponibilizando alguns links dessa modalidade que é, ao menos, diferente.

LINKS: 

Foundations of Amateur Radio | Southgate Amateur Radio News (southgatearc.org)

https://m.youtube.com/watch?v=U2olJIvcn1k

https://m.youtube.com/watch?v=LPLISyWw2b0

https://m.youtube.com/watch?v=B1O64YXHPyA

 
Outro assunto, no NetBR anterior foi solicitado informações técnicas sobre antena de cabo publicada em Artigos Técnicos e Antenas do Site DVBRAZIL. Devido a complexidade técnica e ideia de mostrar vídeos, buscaremos reunir os interessados em vídeo conferência a ser agendada em breve.
Uma vez apresentado, faremos alguns encontros no TG TechBR para dúvidas de quem quiser experimentar, bem como lançar alguns desafios para aprimorar esse projeto.

 

ENCONTROS e EVENTOS:

  • Segunda a Sexta das 6h30 às 8hs: Encontro Matinal Café no Rancho no TG 724941 Papo BR.
  • Segunda, quarta e sexta das 17 às 18hs: Rodada Verdes Mares no TG 724941 Papo BR
  • Terça 21hs: Net BR no TG 724942 – Encontro informativo semanal.
  • Quarta 18hs: Net CT, encontro de Portugal no TG 915.
  • Quinta 18hs: PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE no TG 7242.
  • Sexta 18hs: RODADA DO RANCHO DA AMIZADE no TG 7244.
  • Sábado 11hs: PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA no TG 72441
  • Sábado 15hs: RODADA DO CEARÁ no TG 72423.
  • Sábado 17hs: ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907.
  • Domingo 15hs: MÁQUINA DE FAZER AMIZADES no TG Papo BR 724941, união de todos os encontros.
  • As Aulas de CW do Pepe PY5QQ estão paralisadas sem previsão de retorno. Encontrarão os arquivos no site DVBRAZIL.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro, basta nos procurar.

Alguns encontros agradecem a participação com e-QSL. Saberá mais ao participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS