Net BR 183: Premissas para construir ou migrar um RPT ao DMR.

COMUNICAMOS QUE TEREMOS UMA RETROSPECTIVA ANUAL DO DMR DIA 07/12, PRÓXIMA TERÇA, SENDO A ÚLTIMA EDIÇÃO NET BR DESSE ANO COM DESCANSO MERECIDO AO GRUPO QUE TRAZ ELA A VOCÊS TODAS SEMANAS NO ANO

 

O QUE É PRECISO PARA TER UM REPETIDOR DMR?

Por diversas oportunidades comentamos que a diferença entre um repetidor analógico e digital é na modulação, ambos usam rádios com tecnologia FM, um trafega nossa fala e no outro ela convertida em 4FSK, ambos sobre o FM, portanto usam praticamente os mesmos equipamentos mudando as placas controladoras e conexões.

Um Repetidor DV com o MMDVM consegue operar em qualquer modo de Digital Voice.

Muitos tem observado a alta quantidade de RPTs instalados na Rede Brandmeister a nível mundial, não julgando esta ser a melhor ou pior rede ou modo, pois isso cabe ao gosto de cada um e tem pra todo mundo, só que, tecnicamente além do DMR multiplexar dois canais TDMA por Repetidor, conhecidos como Slots, a preferência geral se soma às condiçoes técnicas e operacionais dessa rede que é mundialmente 100% integrada permitindo usar qualquer TG, mesmo específicos ou de repetidores, de qualquer outro Repetidor no mundo, além de segurança e outras particularidades, e esses dois fatores tem feito um repetidores cair como uma luva.

Não só isso, muito se fala de Hotspot ou outros, só que esses se limitam a internet que pode falhar ou inexistir principalmente quando móvel além de não prover repetição rádio a rádio local. Enfim, Repetidores e Hotspots se completam na BM sendo ambos importantes e funcionais.

Qualquer rádio FM pode modular em 4FSK, mas nem todos oferecem a robustez e qualidade necessárias a um bom repetidor DV, portanto seguem as premissas básicas para a escolha dos rádios ou repetidor FM:
  • Ter excelente estabilidade de frequência.
  • TX e RX com opção de áudio FLAT, ou seja injetado direto no oscilador do PLL ou captando direto do discriminador, sem passar pelos circuitos de áudio do rádio, ou procurar radios que facilitem essa alteração.
  • Resistir a transmissão contínua usando 50% ou menos da potência.
  • Operar nas nossas bandas sem precisar de alterações de range.

Portanto quanto mais robustos, estáveis e com opção de áudio FLAT nativo, mais rápida e simples será a montagem sem a necessidade de grandes alterações nos mesmos.

Vamos a algumas dicas de compras:
  • Rádios:
    • Os da linha Motorola PRO ou EM são os mais indicados, robustos e facilitam na montagem.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

    • Rádios Vertex VX2100 VHF acima ou Kenwood VHF com áudio FLAT podem ser usados, difícil encontrar um que abranja nossa faixa de UHF, portanto são úteis em VHF e excelentes na recepção, mas não suportam transmissão contínua dependendo de amplificador externo.
    • Praticamente qualquer rádio para radioamadorismo, principalmente os mais antigos, servem, mas precisam ser estudados caso a caso e modificados, o que pode não valer o trabalho e demanda certo conhecimento.
    • Repetidores, caseiros ou não, podem ser adequados tendo repetidores dos anos 90 convertidos ao DMR com qualidade, tipo Kenwood TKR720 e TKR820 e outros.

Os repetidores industrializados costumam facilitar a localização dos pontos de conexão FLAT, caso já não tenham nativo, mas carecem também de estudos e ajustes caso a caso.

  • Placa Controladora:
    • Uma placa MMDVM (Multi Mode Digital Voice Modem), há um de Trimpots Brancos encontrada no Aliexpress ao custo aproximado de R$250,00.

Segue um link no Aliexpress para pesquisar uma igual.

Modem de voz digital de fonte aberta do repetidor de mmdvm dmr para o raspberry pi H2 003|Peças e acessórios de reposição| – AliExpress

Uma imagem contendo eletrônico, circuito

Descrição gerada automaticamente

Há outros modelos, mais caros, que funcionam praticamente igual e inclusive, opção de fabricar a sua e fica muito boa, mas custará 3x ou mais o valor dessa Chinesa.

    • Um Raspberry Pi, o modelo Zero W já é suficiente e barato. Poderá usar qualquer outro modelo de Raspberry Pi, a exemplo do 3B, 3A+, 3B+, 4… mas estará desperdiçando recursos e investindo mais dinheiro. Importante ter WiFi nativo.
    • Um cartão MicroSD Classe 10 de boa marca de 16Gb ou mais. Qualquer outro mais simples funcionará, mas com vida útil baixa e não vale a pena a economia.
    • Fonte de 5.1V acima de 2A tipo de celular. Cuidado com fontes turbo com opção acima de 5V, podem danificar a controladora.
  • Outros (que, se bem comprados, consegue-se investir menos que 1mil reais nesses):
    • Duplexador (há duplexadores UHF por menos de 500 reais no AliExpres e entregam ajustados). Para VHF custam muito mais valendo pesquisar por um bom usado.
    • Antenas de baixo ângulo de radiação, Jogo de 4 dipolos cai bem ou montagem de cabo, consulte o time de suporte para dicas.
    • Fonte de alimentação 13.8V com pelo menos 30A que suporte 10 amperes contínuos. Há opções para câmeras e PX no Mercado Livre, chaveadas rodando em muitos repetidores por menos de 150 reais.
    • Gabinete ventilado, um cooler de 12cm 110/220V é excelente nesse caso e poderá usar um Termostato de chocadeira digital por menos de 50 reais para controlá-la.
    • Outros que, se bem comprados, consegue-se gastar menos que 1mil reais nesses.
Abaixo seguem indicações de pontos de conexão de áudio num RX e TX de rádio FM (Conexões de áudio FLAT sem filtros de áudio), notem como é simples e o RX não usa sinal de COR, apenas o áudio:

Quem desejar ajuda, poderá acessar um tutorial nesse Site, com o link na página Repetidores, também assistir alguns videos postados no Youtube (pesquisar por PY2LY) e contar com a ajuda voluntária e gratuita do time de suporte da rede enviando e-mail para suporte@dvbrazil.com.br.

Além da parte técnica, tem a criação do ID do Repetidor sob o cadastro de um Sysop dele além da inclusão do RPT na BM permitindo o vinculo de um a dois Sysops para gerirem seus repetidores sem intervenção de Sysops da rede, processo simples a ser orientado oportunamente.

VAMOS AOS EVENTOS:

 

COMUNICAMOS QUE TEREMOS UMA RETROSPECTIVA ANUAL DO DMR DIA 07/12, PRÓXIMA TERÇA, SENDO A ÚLTIMA EDIÇÃO NET BR DESSE ANO, COMO TRADIÇÃO TODOS OS ANOS. VOLTAREMOS NA SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO.

 

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Quinta temos o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado inicia com O PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 11 às 12hs no TG 72441 (novo horário), a tarde teremos a rodada do CEARÁ das 15 às 16h no TG 72423 dia 23/10.
  • Também Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 às 17hs após o término das atividades dos agrupamentos.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de todos os encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ seguem às quartas e sábados das 19 às 20hs no TG 724940,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

 

Participantes da Chamada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS