Net BR 176: Operação Satélite com OpenGD77 e novos Repetidores.

OPENGD77 NOS SURPREENDENDO CADA DIA MAIS. AGORA COM FUNÇÃO SATÉLITE.

Quem acompanhou o QTC da LABRE Nacional ontem, teve a oportunidade de ouvir um pouco da nova função de Satélites embutida no OpenGD77.

Hoje pretendemos debater um pouco sobre alguns testes nisso e trazer detalhes práticos da instalação ao uso para que todos possam usufruir desse recurso no radioamadorismo que é a operação via satélite de órbita baixa com nossos rádios de DMR, aliás, alguns rádios, nem todos.

Enfim, é uma função nova que acreditamos que alguns dos participantes já devam ter tido alguma experiência sendo interessante a todos a manifestação e participação com seus conhecimentos e experiências, sejam quais forem. As experiências de um nem sempre é a mesma do outro e quando debatidas se somam.

Segue a página com o tema abordado pelo suporte da rede durante a Net:

https://www.ham-dmr.com.br/satelite-com-opengd77/ 

VAMOS A MAIS NOVIDADES EM REPETIDORES NA REDE:

Semana passada anunciamos dois novos repetidores, Cordeirópolis – SP PY2KMJ em 439.375 e Juazeiro do Norte – Ceará PT7JU em 439.350.

O repetidor do CRAPI Noiva da Colina 3, pertencente ao Clube de Radioamadores de Piracicaba, Clube com mais de 60 anos no radioamadorismo, passou a operar em definitivo na Serra de São Pedro com cerca de 1000m de altura do nível do mar. É o PY2KWA em 439.025 com o TG externo 724062.

Mossoró no Rio Grande do Norte ganha mais um repetidor BM, entrou no Ar dia 24/09 o PS7BBD em 439.400 agora complementando a PS7DMR em 147.000. Com isso Mossoró passa a ter dois repetidores em bandas diferentes o que é muito interessante para os contatos, diversidade e testes nas faixas.

Parabéns aos envolvidos nas montagens e aos radioamadores beneficiados com as coberturas desses repetidores.

Programem seus rádios lembrando que os Repetidores DMR trabalham com dois Slots, ou canais digitais, o que permite maior dinâmica de uso e independência de Hotspot onde há cobertura.

A sensação e o desafio de usar o RF a distância dependendo apenas de nossas instalações é algo que traz uma sensação ímpar, como diríamos, falar rádio a rádio já que um Repetidor não deixa de ser uma estação com dois rádios recebendo e retransmitindo ao mesmo tempo e, nos cabe trabalhar nossa estação para chegar neles e nisso o DMR se adaptou muito bem quando móvel.

Reiteramos que o time de suporte da Brandmeister BR se coloca à disposição dos sysops de repetidores para apresentar as possibilidades técnicas e operacionais de um repetidor na rede, também fazer apresentação aos usuários para dominarem os recursos, já que notamos um subaproveitamento em muitos casos.

Parabéns a todos pelo senso de ajuda gratuita e voluntária, algo que enaltecemos nessa rede de padrão internacional.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA e do MÊS:

Em outubro teremos o JOTA/JOTI entre dias 15 e 17/10 (SEXTA A SÁBADO) com participação no TG 724907 de Radioescotismo no Brasil e TGs internacionais 907 e outros. Pesquisem no site DVBRAZIL sobre o Radioescotismo na rede para conhecer um pouco mais desse evento que acontece todos os anos entre radioamadores e escoteiros do mundo todo. Traremos mais detalhes nos próximos Net BR

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado inicia com O PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441, seguido da rodada do CEARÁ das 15 às 16h no TG 72423.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ seguem às quartas e sábados das 19 às 20hs no TG 724940,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

LISTA DE PARTICIPANTES

One thought on “Net BR 176: Operação Satélite com OpenGD77 e novos Repetidores.

  • Gustavo

    Parabéns Fábio pela excelente apresentação com empolgação e entusiasmo, isso nos move a também tentar fazer o mesmo.

    Tenho a mesma opinião que você, por enquanto os outros rádios estão parados e uso apenas o Baofeng 1801 com o OPENGD77 muito show !

    Já fiz hoje mesmo 29/9/21 a atualização do último firmware e vou configurar para acessar os satélites também.

    Obrigado amigo.

    Forte 73/51

    Gustavo
    PU4-BLA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS