Net BR 175: Novos Repetidores, Cadastros ID e outros…

COMEÇAMOS COM BREVE RECADO SOBRE O RECURSO DE SHORT MESSAGES DIVULGADO SEMANA PASSADA.

Ressaltamos que a Brandmeister sempre contou com serviço de SMS desde sua criação, inclusive com possibilidades de integrar SMS com o sistema de APRS Analógico entre outros serviços como pelo DMR Bot.

O recurso divulgado é uma função a mais da rede para armazenar a mensagem e enviar ao destinatário assim que esse acesse a rede, com isso não precisamos estar online para recebê-la no tempo real.

É um recurso novo avançado e cada modelo de rádio carece de orientações complementares, portanto sugerimos que aguardarem orientações de cada modelo antes de habilitar o recurso, caso queiram usar.

VAMOS ÀS NOVIDADES EM REPETIDORES:

Semana passada anunciamos dois repetidores, um em Boa Vista em Roraima, PV8WW em 147.390 e outro em Aracaju no Sergipe, o PP6AAC em 439.200.

Trazendo notícias de Aracajú, o Repetidor PP6AAC passou por testes na semana, quando o cooler deixou de funcionar causando superaquecimento. O cooler foi trocado hoje e agora a expectativa é que siga firme e forte, foi uma boa experiência e aprendizado. Agora a turma local está a pleno vapor.

Vamos a Cordeirópolis SP, o repetidor foi ativado nesse domingo, é o PY2KMJ em 439.375 com TG 724145 e teve uma boa estreia, a cobertura surpreendeu sendo bem útil à região chegando em diversas cidades sentido a Campinas incluindo essa. Com a antena no carro e um RT73 o sinal foi bem longe. A instalação ocorreu bem e numa torre de escalada um pouco difícil, por fim ficou bem instalado com antena nova, já o Repetidor ficou bem compacto numa caixa de 30x30x20 e bem ajustado com particularidades térmicas.

Agora vamos ao Ceará, ontem foi ativado o segundo RPT no Estado, em Juazeiro do Norte, é o PT7JU em 439.350 com TG 724150 e acreditem, mal acabou de ser ajustado à tarde e o Carlos PU7MAZ já subiu o morro ativando a noite. A ativação deu um pouco de trabalho com a internet e nos acertos finais, mas tão logo entrou no ar a turma local já apareceu batendo papo via RPT pelo TG Local. ESSE REPETIDOR TEM UMA PRERROGATIVA E HOMENAGEM MUITO ESPECIAL ETERNIZANDO O INDICATIVO DO PAI DO CARLOS PU7MAZ (SK).

Enfim, saudações aos envolvidos nas montagens e também aos radioamadores sob as coberturas desses repetidores já fazendo uso e testes nos mesmos.

Todos sabemos que os modos digitais trouxeram muita tecnologia e também alternativas de conversas como Hotspots e outros, mas o sabor de falar usando o RF, principalmente no DMR que favorece o uso de Repetidores com dois canais digitais, um Slot no TG nacional e o outro Slot livre para usar quaisquer TG’s numa dinâmica diferente às demais tecnologias, traz o sabor de experimentação nativo do radioamadorismo com otimização de antenas, uso de rádio em casa ou no carro além dos HT’s e com isso, também melhores possibilidades de contatos rádio a rádio em simples em 145.510 com Color code 1 e TG99.

O time de suporte da Brandmeister BR se coloca a disposição dos sysops de repetidores para fazer uma breve apresentação das possibilidades técnicas e operacionais de um repetidor nessa rede, também aos usuários para dominarem seus recursos, já que notamos um sub aproveitamento em muitos dos casos.

Parabéns a todos pelo espírito de ajuda gratuita comunitária e voluntária algo que enaltecemos nessa rede de padrão internacional.

DOIS RECADOS IMPORTANTES SOBRE SEU ID NA RADIOID.NET:

Reiteramos uma orientação importante e pertinente aos cadastros no radioid.net.

Alguns tem colocado informações não convencionais e desnecessárias que acabam prejudicando até a si mesmos, informações do tipo um Texto alheio aos dados ou excedendo caracteres, telefone quando não há campo para isso, caracteres especiais ou pontuação e isso afeta o cadastro da pessoa consideravelmente.

Alguns tem reclamado problemas de cadastro de ID ao suporte da BM, primeiro que podemos até orientar, mas não temos qualquer gestão aos cadastros no radioid e o segundo ponto é que, com isso, saindo do padrão de preenchimento dos campos, a pessoa estará criando problemas a si mesmo.

Isso bagunça seu cadastro e informações de ID, podendo prejudicar até o uso do ID lembrando que pela LGPD apenas o responsável pelos próprios dados é quem pode resolver isso, possivelmente com ajuda do radioid que também, pela LGPD, não cabe corrigir por conta própria, além de atenderem ao mundo todo.

Ainda sobre os IDs pessoais no Radioid.net, segue outro recado muito importante:

Os ID’s inativos e sem uso por longa data tendem a ser “desabilitados” e na sequência serem cancelados pelo time do cadastro internacional.

Isso deve ocorrer também a quem se cadastrou nos sistemas antigos via DMR Marc ou ham-digital.net e ainda não atualizou seus dados e documentos na base atual do radioid, portanto recomendamos atualizar o mais breve possível.

Esses visam otimizar a base de contatos mundial e alinhar com a atual “Lei Geral de Proteção aos Dados”.

Destacarmos também que essa gestão é desvinculada da rede Brandmeister.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA e do MÊS:

No sábado 25 de setembro a partir das 15hs (Brasília) até as 15hs de domingo 26, a Rodada Rancho da Amizade efetuará uma ativação comemorativa sob indicativo ZW2RA, incluindo a modalidade DMR com CQ no TG de eventos 7249 durante todo o período. Os participantes receberão certificado especial de participação do evento.

O evento ocorrerá às margens de uma represa urbana e contará também com equipamentos base, no grid GG66PH, sede do Grupo de Escoteiro Piratininga, vizinho a represa Piratininga.

Também vale a oportunidade de tentar um contato simplex em 145.510 DMR Color Code 1, Slot2 e TG99.

—————–

Teremos também o QTC mensal na próxima segunda-feira da LABRE Alagoas às 20hs no TG 72421 e o da LABRE Nacional as 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.

Vai uma dica e sugestão, quem quiser poderá coletar o áudio pelo Hoseline da BM e repassar para repetidores analógicos combinado com os responsáveis além de outras redes.

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado inicia com O PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441, seguido da rodada do CEARÁ das 15 às 16h no TG 72423.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ seguem às quartas e sábados das 19 às 20hs no TG 724940,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

LISTA DE PARTICIPANTES:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS