Net BR 172-B: Resumo sobre a RENER e assuntos gerais.

Começamos comentando sobre o último Net BR onde tivemos um Bate Papo com o novo Coordenador Nacional da RENER pela LABRE onde foram expostas novas diretrizes redes de emergência no Brasil.

O evento contou com a presença de 167 Radioamadores que interagiram via DMR além das escutas que não se manifestaram, também teve 40 pessoas via LIVE no YOUTUBE, uma inovação para facilitar perguntas de radioamadores ou não e, aproximadamente 10 radioamadores em YSF ou Dstar face à importância e relevância do assunto. Tudo está gravado em Pocast no site DVBRAZIL.

Tivemos de encerrar com 2 hs de evento pelo horário estendido e infelizmente algumas perguntas ficaram pendentes, mas certamente o tempo amadurecerá as ideias de todos.

Para facilitar, segue resumo de alguns esclarecimentos do Hilton PY2BBQ:

Os Radioamadores Voluntários se restringem a prover apenas comunicação complementar caso acionados pela Defesa Civil.

A capilaridade de uma rede de emergência se dá de baixo para cima, por exemplo, uma ocorrência Municipal é atendida pelo time da Defesa Civil local, podendo esse escalonar a gestão para a Defesa Civil Estadual ou Nacional se necessário e não uma Nacional vir a gerir um evento local.

Os Coordenadores das redes estaduais serão nomeados pela Defesa Civil de sua região e as redes de emergência serão vinculadas às respectivas Defesa Civil, como já acontece em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo. Os quesitos para a participação de radioamadores vão depender de cada REER.

A RENER não vai interferir nas redes municipais, locais ou estaduais, ela vai apoiar.

O elo com as redes de emergências de radioamadores são as unidades da Defesa Civil.

A RENER com a estrutura da LABRE Nacional será a estrutura de apoio a todas as Redes fornecendo publicações, treinamentos, convênios e sendo o elo de ligação com a SEDEC que é a “Secretaria Nacional da Defesa Civil” e as Coordenadorias das Estaduais.

Visa integrar os radioamadores voluntários com as coordenadorias da Defesas Civil das respectivas regiões, já que o acionamento será via Defesa Civil junto aos Radioamadores Coordenadores, sejam estes labreanos ou não, evitando erros e intermediação numa emergência.

As Defesas Civis seguem um organograma estrutural e de contingências que é importante que todos os voluntários conhecer via treinamentos. A interação destas com as Redes de Emergência se darão de modo pontual.

Enfim, a quem quiser maiores informações poderá perguntar diretamente ao Hilton Libanori PY2BBQ, Coordenador Nacional da RENER, via e-mail rener@labre.org.br

Leiam também a Carta aberta aos radioamadores publicada pelo Hilton no site da LABRE NACIONAL: https://labre.org.br/carta-aberta-aos-radioamadores-brasileiros-novas-diretrizes-da-rener/

REPETIDORES:

O Repetidor PY2KXK em 145.210 situado na Serra da Cantareira em Mairiporã SP, junto ao 147.030 Analógico, teve sua antena trocada domingo passado e duplexador ajustado. Acreditamos ainda ter como melhorar, mas gostaríamos se possível que os participantes da Net BR situados em São Paulo e cidades Satélite possam testar o mesmo para termos uma referência se melhorou.

Experimentamos anteriormente uma antena pouco convencional usada nas estações Broadcast de FM, antena de Polarização Circular omnidirecional com 4 elementos, mas ela não surtiu o resultado esperado. Essa antena funcionou muito bem com um elemento isolado, mas certamente erramos no distanciamento entre elementos e iremos tentar ajustar em solo com medidores de campo.

Sobre a banda de 900MHz, outra oportunidade de experimentação no radioamadorismo. O que está na Paulista em 927.200 está ativo, já o do Japi deverá entrar no ar logo, por infelicidade o topo do morro foi tomado por um forte incêndio na mata e precisamos avaliar os estragos, principalmente na energia local.

Também sobre os 900MHz, os HT’s comprados para testes já estão no Brasil a caminho dos destinos e faremos um review e testes pelos Repetidores assim que chegar, são rádios na casa de 400 reais e que operam em analógico e DMR entre 902 a 928 MHz, é o único rádio que conhecemos a operar na nossa banda de radioamador.

RECADO DO TIME DVBRAZIL E BRANDMEISTER DO BRAZIL

Um radioamador sem conhecimentos operacionais da rede criou dois grupos no WhatsApp usando o nome DVBRAZIL e outro grupo usando o nome BRANDMEISTER, sem qualquer ligação aos gestores da rede e nenhum destes se tratando de um grupo oficial. Entendemos ter sido no interesse de agregar e pedimos para considerar a possibilidade de ele colocar o nome “Amigos da Brandmeister Brasil” e similar aos que cita DVBRAZIL já que a rede hoje conta com um grupo oficial chamado DVBRAZIL no Telegram e outro coligado chamado DMR BRANDMEISTER onde, apesar de não termos administração direta, nós acompanhamos as ações de ajuda sem limites e sempre bem intencionado pelos respectivos adms e integrantes do grupo.

Infelizmente esse radioamador não se fez entender e até removeu um dos administradores dos grupos tentando se justificar quando ocorreu esse pedido. O que esperamos é que esse passe a entender a situação colaborando de fato e acatando ao solicitado para alterar o nome, algo simples, faltando apenas boa vontade em colaborar de fato, do contrário, suas ações vão a desencontro com o que a rede prega.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ estão de volta às quartas e sábados das 19 as 20hs no TG 724040,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

LISTA DOS PARTICIPANTES ABAIXO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS