Net BR 170: Proteções e Bloqueios na rede, Banda de 900MHz e outros.

UM RECADO DA REDE DMR BRANDMEISTER.

UM AMIGO PERGUNTOU A QUEM PERTENCE A BRANDMEISTER, UMA VEZ QUE FALARAM SER UMA REDE DE SÃO PAULO.

A BRANDMEISTER É UMA REDE INTERNACIONAL E NÃO PESSOAL O QUE GARANTE COM QUE FUNCIONE A PLENO, NÃO É REDE DE FULANO OU CICLANO E FUNCIONA IGUAL EM QUALQUER PARTE DO PLANETA.

OS 48 SERVIDORES ESPALHADOS NO MUNDO SÃO 100% INTEGRADOS COMO UM SÓ, ESTEJAMOS AONDE FOR, SENDO QUE UM DELES ESTÁ NO BRAZIL ADMINISTRADO POR UM TIME COMPROMETIDO EM GARANTIR AS COMUNICAÇÕES E OPERAÇÃO DA REDE NO BRASIL.

COM ISSO VÁRIOS ESTADOS TÊM ADOTADO SEUS TG’s REGIONAIS OU DE REPETIDOR PARA USO LOCAL E AINDA SE BENEFICIANDO DA COBERTURA NACIONAL E INTERNACIONAL POR LIVRE ESCOLHA.

SOBRE PROTEÇÔES, BLOQUEIO DE REDE E ORIENTAÇÕES DE COMO PROCEDER:

Os recursos de proteção de rede visam a proteção individual de cada um e seus usuários.

Há dispositivos de proteção pessoal e os automáticos pelo servidor.

Nas proteções PESSOAIS contamos com a Senha de Hotspot contra uso indevido, também com a proteção do ID pessoal que é o Air Security onde vocês mesmos administram seu ID, recursos de monitoramento pessoais a exemplo do DMR_Bot, além do monitoramento e registros de rede pelos administradores.

Quanto aos dispositivos automáticos, esses bloqueiam um ID quando se depara com situações incomuns na rede, entendam incomuns como não intencionais, que por vezes ocorrem por falta de conhecimento.

São bloqueios técnicos e não punitivos, seguem as três principais rotinas:

  • Ao apertar o PTT seguidamente em Hotspot Simplex poderá ter o ID do Hotspot bloqueado pelo servidor e o bloqueio será liberado automaticamente em até uma hora. Isso pode ocorrer também por APRS plotando em curtos intervalos de tempo.
  • O mesmo bloqueio automático pode ocorrer caso o usuário abra vários TGs seguidamente, sendo liberado automaticamente em poucas horas.
  • O uso de aplicativos não homologados pela rede também podem gerar bloqueios de ID e o desbloqueio raramente ocorre de forma automática, cabendo intervenção via servidor.

Além desses a rede conta com outros dispositivos de proteção e registro das atividades para o caso de servir de provas legais contra abusos ou uso indevido da mesma.

Como saber se está bloqueado? 

Caso constate estar bloqueado e este perdure por mais de 12 horas deverão contatar o suporte da rede pelo e-mail: suporte@dvbrazil.com.br.

As informações citadas aqui estão no post desse Net BR no site da rede, DVBRAZIL.

OPERAÇÕES e NOVIDADES EM 927 MHz

Tivemos a ativação do primeiro repetidor nacional para Radioamador licenciado na faixa de 900MHz instalado na Av. Paulista em Agosto de 2020 e logo a seguir outro em Mogi das Cruzes tendo um terceiro experimental no Morumbi e por fim, com previsão de subir ao ar um na Cantareira e outro no Japi, todos desenvolvidos por iniciativa de alguns radioamadores no intuito de experimentações nessa faixa dentro dos objetivos de estudos científicos do radioamadorismo.

Até então, deparávamos com o difícil acesso às raras opções de equipamentos readequados à faixa ou opção de usar sistemas SDR em analógico, tornando a experimentação restrita a poucos aventureiros que, mesmo cientes das dificuldades, seguiram com os repetidores.

Recentemente descobrimos uma opção de um rádio operando originalmente de 902 a 928 MHz a um custo muito satisfatório vindo a viabilizar para que qualquer radioamador participe dessa experiência em Analógico ou DMR.

Trata-se do HT RETEVIS RT10 que opera em Analógico e DMR, Tier I e II com custo entre 70 e 100 dólares se comprado na Retevis via Aliexpress ou direto neles. Estamos aguardando quatro rádios para experimentação e testes de performance. Quem tiver curiosidade sobre o equipamento poderá baixar a brochura e o CPS de programação no site da RETEVIS.

O Repetidor Japi em 900 está planejado para ativação em setembro ou outubro e Cantareira a definir.

O Serviço de Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na “radiotécnica” unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial. (Art 3º. Resolução 449/06 ANATEL)

REPETIDORES NA REDE:

Foi ativado no final de semana o Repetidor de MOCOCA, PY2KCH em 147.360MHz na rede BM.

Está localizado em um ponto privilegiado da região e pelos testes iniciais tem apresentado uma grande cobertura sendo bem útil à região. Parabéns aos idealizadores e a todos que os auxiliaram tornando esse projeto possível.

Convidamos aos radioamadores do Interior paulista a acionar, reportando seus testes, será de grande ajuda para quaisquer otimizações se necessário.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ estão de volta às quartas e sábados das 19 as 20hs no TG 724040,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

Participantes:

3 thoughts on “Net BR 170: Proteções e Bloqueios na rede, Banda de 900MHz e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS