Net BR 169: Setup avançado no pistar e radio contra falhas de acionamento.

COMEÇAMOS COM UM CONVITE A QUEM QUEIRA FAZER PARTE DO TIME DE CONDUÇÃO DO NET BR. OS INTERESSADOS PODERÃO NOS CONTATAR OU ENVIAR E-MAIL AO SUPORTE@DVBRAZIL.COM.BR, ASSIM EXPLICAMOS E AVALIAMOS AS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAR NAS CONDIÇÕES DE CADA UM.

 
O TEMA DESE NET É UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DO DMR ONDE O AJUSTE INCORRETO TEM DIFICULTADO ALGUNS RÁDIOS A CONECTAR EM REPETIDOR OU HOTSPOT DUAL:

Alguém já passou pela situação de não conseguir acionar um Repetidor ou Hotspot Dual, principalmente usando um rádio Retevis ou Tytera e, conseguir acionar facilmente com rádios de outras marcas?

Provavelmente deve ter passado por isso, já que tivemos amigos com essa dificuldade e resolvemos orientar.

O DMR se vale da tecnologia TDMA que é o múltiplo acesso por divisão no tempo, resumindo, cada rádio transmite pacotes de dados a cada 30ms intercalando entre TX e RX e para dois rádios falarem ao mesmo tempo numa mesma frequência, os rádios precisam ser sincronizados para um transmitir os pacotes enquanto o outro recebe, tudo isso em intervalos de 30ms.

Na prática, eles ocupam uma mesma frequência ao mesmo tempo, mas suas transmissões se intercalam em tempos ou Slots ou Janelas diferentes.

Ao acionar um Repetidor ou Hotspot Dual nossos rádios precisam ser orientados para sincronizar dentro do Slot1 ou Slot2. Podemos comparar Slots a janelas para seu rádio transmitir os pacotes.

Há duas maneiras dos rádios se sincronizarem:

Se transmitirmos quando o Repetidor ainda está no ar, o rádio aproveita o sincronismo de Slot e já entra falando sincronizado.

O outro modo ocorre quando o Repetidor não está transmitindo e nesse caso o seu rádio precisa “despertar” o repetidor emitindo pulsos e, uma vez o Repetidor tendo sido acordado e respondido, ele informa ao rádio o sincronismo e o rádio passa a transmitir continuamente sincronizado no Slot 1 ou no 2. Se o rádio não tiver resposta do Repetidor ou Hotspot Dual ele emite um apito e solta o PTT.

Um pouco confuso? Na prática seu rádio emite de 1 e 4 pulsos para acordar o Repetidor e aguarda a resposta do Repetidor que autoriza o rádio a transmitir sincronizado. Dependendo dos ajustes no pi-star e no rádio, pode ocorrer do rádio não esperar a resposta em tempo suficiente e simplesmente não entrar em transmissão sendo que não se trada de falha no REPETIDOR ou HS DUAL.

O que ocorre é que o Repetidor ou HS ao entrar em TX tem um atraso de 100 a 150ms para transmitir os pacotes de dados.  Esse atraso é necessário para o rádio na ponta se estabilizar antes de receber a informação, não podendo ser um tempo tão curto nem tão longo.

Já no rádio, quando ele emite um pulso para despertar o Repetidor, ele tem um tempo ajustável para aguardar a resposta e os dados do Repetidor e convém deixarmos esse tempo entre 250 e 300ms, o suficiente para decodificar os dados de sincronismo inicial.

Em alguns codeplug originais do Retevis, por exemplo, esse tempo de espera tem vindo de apenas 150ms, não dando tempo suficiente para o rádio perceber os dados do Repetidor e entrar em transmissão.

Para corrigir isso basta aumentar esse tempo para 250 a 300ms, nem menos nem mais, e aumentar o número de tentativas para quatro.

Onde altero isso???

No caso dos Retevis ou Tytera, esses parâmetros do Codeplug ficam no Menu em “System1” dentro de “Digit Emergency System”, lá podemos aumentar o “Tx Sync Wakeup TOT” para 250ms e o “Tx Wakeup Message Limit” para 4 e salvar.

Abaixo temos algumas imagens com dicas, incluindo também para o GD77 e Motorola, sendo essa uma função do DMR existente em todos os rádios com nomes da função nos Softwares do tipo “Signaling System” ou “Sistemas de Sinalização” e afins.

No DMR as bases de tempo são muito importantes, sendo esse um conhecimento avançado e esperamos que essa dica possa ajudar a quem venha a passar por essas dificuldades.

Como citado, é uma informação avançada, mas fácil de seguir e acertar nos equipamentos mesmo por quem está aprendendo a montar um codeplug ou iniciando no DMR.

Abaixo temos o TX Delay em ms que fica em MMDVMHost (Modo Expert do pistar)

Abaixo temos os ajustes de Timer de reconhecimento do Repetidor nos rádios Tytera/Retevis, GD77 e Motorola DGM6100 como exemplos para facilitar a localização no seu Software de gravação do Codeplug de qualquer rádio.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ estão de volta às quartas e sábados das 19 as 20hs no TG 724040,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

 

PARTICIPANTES DO NET BR 169

2 thoughts on “Net BR 169: Setup avançado no pistar e radio contra falhas de acionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS