Net BR 168: Sobre o ROAMING e Estabilidade da rede

HOJE FALAMOS UM POUCO DE UMA FUNÇÃO DO DMR QUE É O “ROAMING”

O que é o Roaming?

É um recurso utilizado por grandes redes físicas de telecomunicações, inclusive de telefonia celular, onde há Repetidores ou Estações Rádio Base que permitam continuidade de sinal entre um repetidor e outro e esse recurso foi estendido ao radioamadorismo por ser uma função do DMR.

Torna-se funcional em algumas redes e regiões, como é o caso da Rede Brandmeister com vários repetidores no Brasil e mundo afora provendo continuidade de cobertura em algumas cidades e rodovias, no Brasil é uma opção interessante e útil principalmente nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, mas pode ser usada também onde há dois ou mais repetidores com certa proximidade a exemplo de Belém ou Minas Gerais.

O Roaming é um recurso que faz com que o rádio busque automaticamente a melhor opção para falar dentro de uma lista de repetidores pré-determinada, fazendo com que seu rádio sempre adote a opção que tiver o sinal mais forte para transmitir, pulando de um repetidor a outro sem intervenção do usuário.

O setup para funcionar é relativamente simples e o rádio deverá ter esse recurso, a exemplo de praticamente todos os rádios DMR profissionais como Motorola e Hitera, dos rádios Anytone e parece que o Retevis RT73 deverá contar com esse recurso.

Na prática, sem entrar muito nos detalhes aqui, devemos criar uma lista de canais para Roaming e alocarmos em Zonas de Roaming, podendo criar várias destas Zonas e ativar a de interesse pelo rádio, por exemplo:

Zona Campinas a Sorocaba: Listamos os dois repetidores de Campinas, Indaiatuba, Japi Cabreúva (futuro), Salto, Itu e Sorocaba, num total de 07 repetidores no percurso onde podemos arriscar fazer com um HT Anytone D 878 e antena própria tendo cobertura em praticamente todo o percurso.

Zona Indaiatuba a São Paulo: Listamos Indaiatuba, Campinas, dois do Japi Jundiaí, Japi Cabreuva (futuro), Cantareira Perús, Cantareira Mairiporã, Paulista e Serra do Mar (futuro), no total de 9 repetidores.

Zona São Paulo: Podemos listar os três ativos além de Japi Cabreúva e Serra do Mar, ambos em vias de serem ativados e o rádio vai intercalando dentro desses 5 repetidores com vasta cobertura.

E assim, a lista de repetidores no site já é pré formatada numa sequência e conseguimos várias continuidades de sinal nos Estados citados e algumas cidades, podendo alocar em zonas de roaming para seu trajeto, o que pode facilitar muito.

Notem que essa função de nada adiantará se usada quando fixo ou em casa via hotspot, pois depende de uma rede estruturada com repetidores e variação de sinal.

Alguns podem se perguntar, por que repetidores se posso usar um Hotspot?

Primeiro que nem todo local há sinal de Internet, segundo que um HS se limita apenas a comunicação rádio com rede, perdendo a possibilidades de uso no rádio a rádio seja simplex ou via repetidor, onde a essência do radioamadorismo é o RF e a Experimentação, claro que o bater papo tem um peso grande e alguns só gostam de conversar o que não os diferenciam de quem faz experiências, mas certamente gostam de falar Via Rádio que é o que dá o tempero e satisfação ao nosso hobby.

O comunicar por comunicar apenas nós já o fazemos todo o dia via WhatsApp e outros meios de comunicação como Zello, telefone, conferência e outros aplicativos em redes virtuais, muito úteis para comunicação, mas que não se misturam nem se comparam ao prazer de usar rádio numa rede real e principalmente no desafio de falar via repetidores na dependência de seu RF chegar lá.

O hotspot também é um bom meio, complementa, mas não substitui.

Enfim, observem onde a rede tem vários repetidores e quem tem rádio com Roaming poderá fazer suas experiências e repassar estas aos amigos. Os rádios Dual com Roaming acabam sendo bem úteis com mais opções em relação a um mono banda comercial.

Estamos em testes principalmente com o Anytone e quem quiser se incluir nessas experiências poderá nos contatar pelo e-mail de suporte, por aqui ou redes sociais.

Postaremos tutoriais detalhando com base nesses testes, portanto aproveitem para colaborar.

SOBRE A ESTABILIDADE DA REDE:

Escutando um QSO de alguns colegas novos de rede semana passada, bem como eventuais problemas que ocorreram de comunicação a exemplo do Net BR anterior, resolvemos esclarecer esse tema.

A Brandmeister prima pela qualidade de rede.

No Brasil o Servidor está num grande Datacenter em São Paulo com manutenção 24×7, assim como os demais interligados.

Como já comentado algumas vezes, a Brandmeister trata-se de uma rede Internacional 100% integrada onde no caso de eventual falha de um servidor, qualquer outro de outro país serve de backup um do outro.

O servidor BR é diariamente monitorado e a ocupação máxima deste tem ficado bem abaixo de 10%, independente do crescente aumento de QSO’s em vários TG’s simultaneamente.

Ocorre que vivemos no Brasil e a nossa internet não é das melhores sendo ela a responsável pela nossa interligação até o servidor e, quando usamos uma rede em streaming de voz, há outros fatores de Internet que afetam muito as nossas transmissões, como: perda de pacotes, latência e a rota, isso mesmo, a rota.

Cada sinal de Internet segue um percurso entre nosso local e o destino que normalmente passa por diversos nós ou rotas, muitas vezes de nada adianta termos uma internet super mega de 200Mb se a rota estiver ruim ou com problemas em um dos nós seja de perda de pacotes ou latência.

No Net BR semana passada, como exemplo, houve problemas de Internet em São Paulo e interior fazendo com que alguns repetidores e Hotspots ficassem com LOSS, perda de Internet, em praticamente todas as transmissões vindas da rede, enquanto os repetidores em Santa Catarina e Nordeste, passando por outras rotas seguiram sem problemas, permanecendo com áudio limpo e sem perdas de Internet.

Enfim, quando nos deparamos com essa situação avaliamos dados para identificar o problema e 99,9% tem sido proveniente da Internet, situação em que, infelizmente, a única solução é aguardar que as operadoras corrijam o mais breve possível. Isso também pode ocorrer individualmente, quando vemos um ou outro colega com o LOSS alto no Dashboard do Repetidor ou Hotspot pessoal.

Importante conhecer essas peculiaridades, perceptíveis em uma rede de alta abrangência e tráfego.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ estão de volta às quartas e sábados das 19 as 20hs no TG 724040,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

LISTA DOS PARTICIPANTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS