Net BR 167: Diploma Pioneiros PR7DMR, novos repetidores e assuntos gerais.

Net passada apresentamos o Monitor DMR, um recurso inovador dessa rede para ajudar a todos a se situarem ou conhecerem melhor a rede. Quem não acompanhou, acesse o botão degradê na homepage do site DVBRAZIL.

O QTC da ECRA LANÇA DIPLOMA PIONEIROS PR7DMR

Recentemente entrou no ar, em João Pessoa/PB, o primeiro repetidor DMR do estado da Paraíba e para comemorar e incentivar ainda mais os colegas a experimentarem o novo modo, o QTC da ECRA resolveu, em conjunto com os mantenedores, a organizar um DIPLOMA que será oferecido a todos os que realizarem um contato via repetidor PR7DMR ou que conseguirem receber seus sinais, como radioescutas.

É o Diploma Pioneiros PR7DMR e para participar temos três categorias, valendo até 31 de agosto:

  1. QSO DIRETO: para participar nesta categoria, o interessado deverá realizar um CONTATO DIRETO, isto é, deverá ter seu rádio na frequência do repetidor e realizar um contato com outro radioamador utilizando o repetidor. Obviamente, sendo um contato via rádio, espera-se que a pessoa esteja na região de cobertura de rádio do repetidor para poder acioná-lo e faça um vídeo mostrando o contato.
  2. QSO REMOTO: Neste caso, o participante poderá estar em qualquer lugar do mundo (ou fora dele!), bastando que faça o contato com alguém via repetidor via rede DMR Brandmeister, utilizando o TG 72425 correspondente ao repetidor PR7DMR. Também é preciso gravar um vídeo mostrando o contato.
  3. RADIOESCUTA: Para receber o diploma nesta categoria, basta que o interessado grave um vídeo recebendo o sinal do repetidor, seja com rádio digital, seja com rádio analógico.

Para participar e receber seu diploma cada participante deve gravar um vídeo do contato ou escuta, fornecendo um link de sua localização, ou o endereço, ou mesmo a localização aproximada. Com base nessa localização, iremos mencionar no diploma a distância estimada até o repetidor e um “ranking” do mais distante ao mais próximo contato.

Para enviar seu vídeo, basta compartilhá-lo via whatsapp com Alisson PR7GA no número (83) 98890-3221 ou via email para qtcecra@gmail.com. É preciso também mencionar seu NOME e INDICATIVO (caso possua), bem como o lugar onde se encontra, enviando um link de sua localização, ou o endereço, ou a localização aproximada. Maiores detalhes no site do QTC ECRA.

Legal essa iniciativa do pessoal de Paraíba.

NOVIDADES EM REPETIDORES:

Anunciamos duas novidades na rede semana passada que são os Repetidores PY5WFI em Ponta Grossa Paraná e o PR7DMR em João Pessoa Paraíba.

Hoje trazemos mais duas novidades que são:

PP5FDG em Blumenau – Santa Catarina, na frequência de 439.400. É a primeira repetidora DMR UHF de Blumenau instalada nesse sábado dia 17/07/2021 no morro da Coripós. A instalação se tornou realidade através do Falcon DX Group na qual constam diversos radioamadores sendo a licença emitida pelo PP5IP Lessa e a iniciativa da instalação só foi possível pelo idealizador PU5CPJ Carlos.

Contou com parcerias de outros radioamadores da região na aquisição de materiais, configuração, instalação e fornecimento de internet sendo eles PU5EAZ Emerson, PU5BEC Marquinhos, PU5DRT Diego e PU5APL Leandro.

PS7DMR, o primeiro Repetidor DMR no Rio Grande do Norte situado em Mossoró na frequência de 147.000, iniciativa e idealizada pelo PS7BB Roberto Cruz juntamente ao Rodrigo PU7KLR na montagem. Está funcionando por hora de modo provisório, mas com certa cobertura local, devendo migrar para o local definitivo nesses dias, quando oportunamente informaremos a todos.

Parabéns ao pessoal envolvido direta e indiretamente nestes dois repetidores e que estes ofereçam bons contatos aos radioamadores sendo os primeiros de muitos outros.

Ambos estão inclusos na lista de Repetidores da rede, lembrando que seus sysops se dedicam com muito esforço para instalar e mantê-los no ar e que por vezes podem ficar offline por manutenção ou melhorias.
Vamos colaborar com testes e uso, afinal o RF é a nossa essência e faz parte do radioamadorismo.

ASSUNTOS GERAIS COLOCADOS PELOS USUÁRIOS:

1- Foi colocado sobre o uso do TG 724, algo que requer um uso moderado por ser internacional e colocar no ar todos os repetidores da rede. VALE A PENA A LEITURA DO NET BR 145 ONDE È EXPOSTO EM DETALHES. https://www.ham-dmr.com.br/2021/02/16/net-br-145-orientacoes-da-rede-recados-e-assuntos-gerais/ 

2- Também citado que na página NET BR do Site DVBRAZIL tem um resumo dos principais temas do NET BR e que poderão escolher algum para ser falado uma vez que tem temas desde 2018.

3- Foi colocado pelo time do PR se dispondo a ajudar a quem quiser migrar um repetidor analógico para digital na região, contando também com o suporte do time da rede.

 

2 thoughts on “Net BR 167: Diploma Pioneiros PR7DMR, novos repetidores e assuntos gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS