Net BR 166: DMR MONITOR, bom recurso para conhecer e navegar na rede.

Tivemos na Net passada a apresentação do Eduardo PY2VR com fatos da travessia a remo no atlântico feita pelo Amyr Klink há aproximados 37 anos, relatando o quanto o radioamadorismo foi importante, a quem interessar o resumo completo está postado no site DVBRAZIL e foi também replicado pelo QTC ECRA, podemos dizer que vale a pena a leitura.

AGORA VAMOS COMENTAR SOBRE UM RECURSO QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA OS OPERADORES DE DMR AQUI NO BRASIL COM INTUITO DE FACILITAR A NAVEGAÇÃO NA REDE OU MESMO CONHECER A REDE.

A BRANDMEISTER é uma rede no DMR muito ampla e já nasceu mundialmente integrada com atualmente 48 servidores 100% integrados no mundo, sem a necessidade de unir outras redes de DMR para conseguir alguma dinâmica mundial e isso a fez explodir sendo a preferida mundial onde a quantidade de Repetidores e Hotspots espalhados pelo globo falam por si, passando de 4600 repetidores, mais de 70 só no Brasil e perto de 15000 Hotspots conectados, ou seja, ativos na rede.

O objetivo de dizer isso não é fazer propaganda da rede, uma vez que ela trilha seu caminho naturalmente sem interferências de sysops, mas é para mostrar a dimensão global com muitos países usando apenas ela uma vez que supre a qualquer necessidade de uso sem qualquer interferência de terceiros.

Há colegas que não se deram ao fato ou talvez a usem sem saber como podem aproveitar, alguns se fixam no 724 pensando ser só isso, mas o fato é que por ser tão ampla alguns se perdem. Por outro lado, há também grupos já formados nos vários TGs aproveitando a rede papeando diariamente onde podemos escolher um QSO que agrade para participar ou se enturmar.

Nisso temos muitos amigos, até veteranos de rede, com dificuldades de navegar pelos TG’s onde passam de 2mil pelo mundo, fácil, principalmente os novatos por falta de uma visão espacial da rede.

Por fim, resolvemos criar uma página agrupando os principais recursos da rede e aproveitamos para convidar a todos para experimentar e, se puder, nos dar algum feedback hoje, será de grande valia.

Convido-os a fazermos um teste juntos agora, é muito simples e com a página aberta eu vou comentando, enfim, acessem o site da rede como www.dvbrazil.com.br (Brasil com Z) e cliquem no botão degradê que tem já na Homepage. Faremos um mini Workshop.

Vamos à prática…

Verão de cara uma tela de fundo preto mostrando o tráfego atual, quem está falando e em qual TG, ao lado temos os TG’s mais utilizados nos últimos 15 minutos, também resume o tráfego de FT8 onde poderão usar o TG DX BR 724948 para trocar informações de DX. Isso facilita muito a quem estiver procurando algum QSO para participar e até arriscar chamar nos últimos TG’s usados.

Verão uma barra de rolagem a direita, se rolarem para baixo verão alguns satélites e agenda de rodadas, quem quiser incluir sua rodada só nos informar. Essa ferramenta espetacular foi desenvolvida no Brasil pelo Renato PU2UTR para a rede. Ele sempre aberto a melhorias, agradece qualquer sugestão à ferramenta que será prontamente avaliada e se o caso implantada, afinal é de radioamadores para radioamadores onde não há hierarquia e todos são iguais ao mesmo propósito.

Vamos à tela abaixo, essa é o novo Hoseline integrado ao site, quem não conhece é o recurso oficial da Brandmeister para escutar QSO’s na rede com uma qualidade de áudio incrível. A ideia aqui é escutar onde está tendo movimento para facilitar a busca de um QSO de agrado e entrarmos para falar com nossos rádios. Também escutar QSO’s pelo mundo todo.

Como usar foi detalhado nos últimos Net BR 163 e 164 postados no site da rede, mas vamos testar juntos aqui, apertem o PLAYER, digitem um TG e aperte Enter para começar a escutar o TG na hora, poderá abrir vários TG’s, mas se houver QSO em mais de um é só clicar sobre o que quer escutar e ficará travado nele até clicar novamente. Esse recurso nos traz uma visão mais real do que é a rede. 

Vamos à terceira tela, essa nos mostra o uso da rede de uma forma diferente, de início podemos ver todos ao Repetidores e Usuários com Hotspot conectados à rede nesse momento, entre outras informações, lembrando que muitos estarão via repetidores.

Clicando em BM7242-Last Heard, passamos a ver quem está falando, em qual TG e por onde está acessando a rede. Esse é o Dashbord criado no Servidor da BM Brasil para os usuários com algumas informações. Costuma pesar um pouco a depender da rede ou computador local.

Abaixo tem uma apresentação PDF mostrando como podemos aproveitar a rede e por último um mapa mundial com repetidores DMR espalhados pelo mundo. Os da Brandmeister estão em verde.

Enfim, esperamos que seja de ajuda a quem usa a rede ou a quem queira conhecer um pouco da rede antes de investir num equipamento, onde poderão repassar a amigos que tenham algum receio de entrar ao mundo do Digital Voice.

NOVIDADES EM REPETIDORES:

Temos duas novidades da rede:

PY5WFI (py5”wifi”) de nosso amigo Angelino PY2AX, criativo no indicativo, ativada em UHF na cidade de Ponta Grossa PR, frequência de 439.400MHz, com uma excelente cobertura local e ainda com margem pra melhorias. Que tenha um bom uso local e parabéns ao Angelino.

PR7DMR, esse é o primeiro Repetidor DMR em João Pessoa na Paraíba, cidade maravilhosa para se morar. O interessante é que é o primeiro repetidor em Digital e em UHF sendo uma experiência dupla e parece já estar sendo bem aproveitado. Está na frequência de 439.200MHz. Colaboraram no projeto os colegas PU7EKM, PR7PA, PU7FJD, PR7PB, PU7FMO e PR7LH e recentemente o PR7BCP. Nossos parabéns aos que se dispuseram e esse feito em prol do radioamadorismo nacional e mundial. Maiores detalhes publicados no QTC ECRA (https://qtc.ecra.club ).

Vamos que se algum colega presente desses repetidores queira falar algo antes de seguirmos.

Por fim, a lista de repetidores ligados à BM foi remodelada e está atualizada no site DVBRAZIL com 82 Repetidores, lembrando que os repetidores são mantidos por seus sysops que se dedicam com muito esforço para instalar e mantê-los no ar, mas que por vezes podem ficar offline por manutenção ou melhorias, mas sempre voltam melhores.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o divertido PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a tradicional RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.
  • As aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ estão de volta às quartas e sábados das 19 as 20hs no TG 724040,

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos aqui.
Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

PARTICIPANTES REGISTRADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS