Net BR 164: Ajustando seu áudio com o Hoseline e outros.

DADA A IMPORTÂNCIA DE UM QSO AGRADÁVEL, RESOLVEMOS RESUMIR COMO AJUSTAR O SEU ÁUDIO COM AJUDA DO NOVO HOSELINE, FERRAMENTA DE ESCUTA OFICIAL DA BRANDMEISTER.

No DMR Brandmeister tudo é comandado pelo rádio, inclusive o nível do seu áudio transmitido e até pouco tempo não tínhamos como saber se o nosso nível de áudio estava bom ou alto ou baixo, exceto quando um colega resolvesse nos orientar para ajustar o ganho ou distanciamento do microfone.

Tanto um áudio alto como baixo, destoam muito numa rodada e atrapalham aos demais que precisam abaixar ou aumentar o volume do rádio para compensar essas distorções “toda hora”.

Com o relançamento do Hoseline temos de volta um recurso muito útil que é o VU Meter de áudio em tempo real e esse pode nos orientar nos ajustes de ganho de microfone.

Para usar acesse o Hoseline pelo site hose.brandmeister.network, depois clique no PLAYER do canto superior direito da tela. Depois digite o número de um dos TGs do Brasil e aperte Enter, desse modo você poderá monitorar sua transmissão ou aproveitar um QSO no TG selecionado para ver o seu nível de áudio comparado aos demais na barra de VU Meter que aparece.

Desse modo poderá ajustar o ganho de microfone do rádio acertar o distanciamento pra falar.

Um bom ajuste é quando o VU oscilar o maior tempo no final do amarelo com picos na escala verde ao falar no microfone, portanto aproveite a escala do VU para ajustar os níveis de microfone do seu rádio ou acertar a distância do seu microfone.

Ao posicionar o Mouse sobre a barra, poderá ver os níveis em decibéis, facilitando comparar aos demais.

As escalas do VU variam nas cores sendo: Amarelo com menos de -30 dBm, Verde entre -30 e 0 dBm e Vermelho entre 0 e +8 dBm.

Jamais seu áudio poderá atingir a escala vermelha, nem ficar baixo na escala amarela. O ideal é oscilar entre o amarelo e verde como citado. Lembrem que o áudio no Hoseline é equalizado e não representa seu nível real, portanto baseie-se apenas no VU para ajustes.

Lembrando de outra dica, alguns tem a voz rica em frequências altas e nesse caso terá de abaixar um pouco mais o nível, bem como o oposto para pessoas com a voz meio abafada.

QUE TAL AJUDARMOS A QUEM ESTÁ QUERENDO INICIAR NO RADIOAMADORISMO?

A LABRE Nacional lançou uma pesquisa em 01/junho para mapear o déficit de exames para Radioamadores no Brasil, na busca de elementos para colaborar com melhorias junto a ANATEL e, na página da pesquisa, muitos tem postado comentários importantes.

Um fato que chamou a atenção é que a grande maioria dos que responderam são radioamadores buscando promoção de classe, talvez pela pesquisa não estar circulando em grupos de tecnologia não diretamente ligados ao radioamadorismo e nisso todos nós podemos colaborar para difundir o radioamadorismo a entusiastas em tecnologias.

Então fica a sugestão para divulgarem em seus grupos, o link da pesquisa é www.labre.org.br/pesquisa

Em paralelo a isso, vimos um artigo no site https://www.sejaradioamador.com.br que pareceu muito bem elaborado pelo PY1SR para ajudar quem não é radioamador a obter sua licença e resolvemos divulgar aqui.

O link completo é https://www.sejaradioamador.com.br/blog/como-se-tornar-um-radioamador, tema de licenciamento também abordado no QTC da LABRE ontem.

O fato é que a prova é online podendo ingressar como Classe C ou B e para classe B, poderão aproveitar as aulas de CW com o Pepe PY2BB/PY5QQ.

Enfim, quem puder colaborar indicando sites ou tutoriais ou vídeos, pretendemos publicar no site da rede mantendo atualizado por vocês para assim ajudar aos iniciantes. Poderão nos informar pelo e-mail de suporte da Brandmeister. Também, não esqueçam de divulgar o radioamadorismo em grupos de tecnologia.

FOI IMPLANTADO UMA NOVIDADE PARA O NET BR QUE É O “ALBUM de QSL”.

Toda participação ativa do Net BR gera um cartão QSL eletrônico confirmando a participação e ao término de cada edição do Net BR também é publicada a lista dos participantes na postagem da Net no site DVBRAZIL.

A novidade é que está sendo lançado um gerador de “Álbum de Cartões eQSL do Net BR”.

Esse irá concatenar todos os cartões num único documento para que os participantes tenham seu álbum de Cartões. Será que alguém vai conseguir completar os 54 do ano?

O Álbum só passa a ser gerado quando o radioamador tiver de quatro acima, chegando até a 64 por álbum.

Esse poderá ser baixado no site DVBRAZIL pela página Net BR e agradecemos ao Renato PU2UTR pelo excelente recurso.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA:

Não se esqueçam de se inscrever nas aulas de CW do Pepe pelo e-mail py5digpepe@gmail.com.

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.

Quem tiver interesse em divulgar um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos nos Net BR. Alguns encontros já estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS