Net BR 162: SSTV pela ISS, PISTAR e assuntos da rede.

 
Estação Espacial ISS enviará imagens por SSTV próxima semana, veja como receber até mesmo com um simples SDR e conhecer as passagens sobre o Brasil.

A Estação Espacial ISS voltará a transmitir imagens via SSTV por SEIS DIAS a partir do dia 21/06, próxima segunda-feira, ou seja, durante a próxima semana até sábado. As imagens transmitidas celebrarão o radioamadorismo a bordo dos ônibus espaciais, da estação espacial russa MIR, e agora, também pela ISS.

Para decodificar as imagens basta receber o sinal em FM na frequência de 145.800, variando entre 145.800 e 145.810 à medida que a estação espacial vai passando devido ao efeito Doppler e, repassar o áudio do sinal de SSTV ao aplicativo Robot36 no Celular ou instalar o Software MMSSTV no seu computador configurados no modo de transmissão PD120.

Possível de receber por HT, Rádio ou SDR, mas quanto melhor for a qualidade e antena voltada a satélites baixos, melhor o resultado.

Serão 12 imagens no todo e abaixo temos alguns links de Sites relacionados para acompanhar as órbitas:

https://www.amsat.org/track/    – Site de predição das passagens.

https://www.spaceflightsoftware.com/ARISS_SSTV/   -Site para enviar as imagens recebidas.

https://spacenear.us/sats/           – Posição tempo real.

https://live.ariss.org/dashboard/esamap/   – Posição tempo real.

http://blog.novaeletronica.com.br/estacao-espacial-online/ – Frequências na ISS

Lembramos que a Rede conta com um TG Exclusivo para operações espaciais e que poderá ser um ponto de encontro nessa semana.

É o TG 724947 SAT-BR, normalmente usado por alguns operadores de satélites do Brasil e Portugal, mas poderão deixar estático e acompanhar sempre que alguém noticiar uma boa passagem. Quem opera Repetidor poderá pedir ao Sysop dele pra, se possível, deixar esse TG Estático próxima semana.

Outro ponto que vale a pena lembrar, a ISS está com seu repetidor a bordo ativo em FM e que conseguimos um contato com certa facilidade e provavelmente voltará em operação após essas transmissões. Sobe em UHF e recebe em VHF, sendo assim vale a pena aproveitar para preparar sua estação e fazer esses contatos depois.

Enfim, vamos aos contatos e boa sorte nesse desafio.

Dicas sobre o pi-star

O software do pistar é trabalhado continuamente pelos seus desenvolvedores e os Hotspots e Repetidores costumam atualizar ele diariamente na madrugada.

Uma versão, por exemplo 4.1.4 inicial acaba tendo grandes diferenças para uma atual, nisso damos duas dicas importantes:

Sobre o Backup e Restore, se o Backup tiver sido feito há um certo tempo, as chances de prejudicar uma versão atualizada ao restaurar num pistar são enormes. A dica é salvar prints das telas de configurações e do MMDVMHost para que você restabeleça as informações “na mão”, isso mesmo, manualmente o que perceberão que não leva muito tempo.

O Backup e Restore só é útil caso feito o Backup de um pistar ok e na mesma atualização do que irá Restaurar. A dica é de atualizar ambos via SSH na mesma versão e aí sim, usar essas funções.

Um segundo ponto é sobre a atualização, até pouco tempo o ideal era configurar e depois atualizar, hoje isso mudou e o ideal é fazer uma atualização geral acessando via SSH e inserindo o comando sudo pistar-update para só depois fazer a configuração MANUAL.

Lançaram uma versão do pistar 4.1.4 esse mês, recomendamos esperar um pouco para usar sempre que sai uma versão nova, por outro lado vale o experimento se tiver facilidade de retroceder do zero caso não corresponda.

O fato é que temos observado que, essa versão 4.1.4 não é ruim mas tem suas particularidades adicionais e costuma ficar 100% depois de receber atualização geral via SSH para só depois ser configurada e, caso já esteja configurada e você atualize depois, vale a pena refazer o setup do servidor e senha.

Lembrete do Pepe PY2BB / PY5QQ:

Apenas reiterando a informação que o PEPE mudou o formato das Aulas de CW para interagir com pequenos grupos. Garanta sua vaga se inscrevendo via e-mail py5digpepe@gmail.com para a primeira turma prevista para 7 de julho, quarta-feira, às 19h nas quartas e sábados, com previsão de durar de 4 a 5 semanas a depender da evolução dos alunos. Aproveitem para promoção de classe e conseguir contatos em CW.

VAMOS AOS REPETIDORES:

Informamos que os RPTs de Fortaleza PT7DMR 146 870 o Repetidor de Teresina PS8JSL 439.900, estão operacionais, vamos aos testes.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está com novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.

 

  • Sábado às 19hs terá um encontro sobre o Radioamadorismo em Emergências com parte das grandes personalidades no assunto. O Banner com o link está abaixo.
PARTICIPANTES ANOTADOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS