Net BR 161: Abordou um tema importante sobre o Radioamadorismo e assuntos gerais.

Começamos com um tema que está circulando nas redes sociais e que pode trazer algum impacto ao Radioamadorismo Nacional

Alguns provedores de sites especializados em criptomoedas da internet difundiram recentemente uma notícia que pode até causar a desmoralização do radioamadorismo Nacional pela suposta irresponsabilidade de alguns brasileiros inaptos a operar rádio, por divulgarem um fato no mínimo fora das possibilidades tecnológicas e pelo contexto da matéria, percebe-se que estas mídias de notícias foram induzidas ao erro.

Infelizmente algumas pessoas não agem com a transparência necessária e soltam uma notícia, digamos polidamente como “equivocadas”, talvez buscando minutos de fama, mas segue o alerta de que as vezes minutos de fama podem implicar em crime.

Indo ao ponto, recentemente foi divulgado uma notícia de que um grupo de brasileiros teriam enviado Bitcoins para a Lua antes de Elon Musk via Rádio Amador.

Seria sensacional se fosse algo sério, digo “sensacional entre aspas” porque ao que tudo indica se valeram de meios artificiais supostamente “inadequados”, para não dizer ilegais, também não divulgam seus indicativos apesar de um deles ter sido licenciado Radioamador no início desse ano, e esses tem bloqueado qualquer um que pergunte sobre os indicativos deles ou como o fizeram do grupo no Instagram.

Resumindo a parte técnica, para se fazer contato via EME que é Reflexão lunar, precisamos de um potência efetiva irradiada acima de 100mil Watts, isso demanda em uma direcional de pelo menos 20dBd de ganho e um linear em VHF ou UHF ou 1.2GHz acima de 1000Watts e ainda assim, usando uma modulação dos modos digitais que permitem recepção a níveis inaudíveis, se for em SSB a potência efetiva deve aumentar muito mais e para piorar,  o áudio que divulgaram estava em FM, algo que podemos dizer impraticável. Demanda um Setup extremamente especializado que raros radioamadores conseguem praticar.

Quem quiser saber mais sobre Reflexão Lunar, esse tema foi abordado pelo William PY2GN em setembro de 2018 no Net BR 31, um exímio praticante e conhecedor da modalidade, basta pesquisar a palavra LUNAR no campo de pesquisa do site DVBRAZIL, vale a pena a quem quiser conhecer melhor.

Fora isso, no Perfil deles do Instagram mostram equipamentos mais familiarizados ao uso do Satcom, vulgo bolinha, o que é um crime federal e rastreável via TDOA caso tenha sido o meio. Esse tema do TDOA é interessante e foi abordado no Net BR 159 onde poderão ler na íntegra pelo Site DVBRAZIL.

Outro ponto é quanto ao quesito legal, além de supostamente não ter sido nos padrões éticos pelos indícios apresentados, estariam ferindo ao Artigo 3º da Resolução 449/2006  da ANATEL que diz: O serviço do radioamadorismo é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal  e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.

Não nos cabe julgar nem sermos agentes fiscalizadores, o fato é que mas não há qualquer indício disso ter sido algo sério, enfim e o alerta vem motivado por radioamadores que tentaram contato com os autores sem sucesso diante dos fatos elencados. Também sobre a matéria de ontem do QTC ECRA chamada de Fato ou Fake sobre esse assunto e que vale a leitura.

O Link do QTC ECRA está publicado junto deste no site DVBRAZIL e pode ser encontrado no site https://qtc.ecra.club

Infelizmente somos levados a notícias falsas a todo instante, sejam por mídias oficiais suscetíveis ao erro, bem como por pessoas, cabendo sempre cautela e pesquisa antes de acreditarmos para repassar.

Mensagem do Pepe PY2BB / PY5QQ:

O Pepe, como muitos conhecem, é um exímio radioamador que tem dedicado dois dias da semana para treinamento de CW e isso há mais de 23 anos, isso mesmo, mais de 23 anos se dedicando a ajudar ao próximo sem nada em troca a não ser a felicidade quando fica sabendo de algum aluno que conseguiu promoção de classe, fato que normalmente acaba sabendo por terceiros ou vendo o radioamador feliz com a promoção.

Depois de tantos anos ele irá reestruturar o treinamento para que fique mais interativo e direcionado a grupos de interessados, portanto deverá parar com o treinamento por uns dias.

Pretende retomar na quarta dia 7 de Julho, com treinamento as 19h de Quartas e Sábados, para isso o Pepe pede para os interessados se inscreverem previamente enviando e-mail para py5digpepe@gmail.com para que ele possa se estruturar e confirmar o reinício. A previsão é de durar de 4 a 5 semanas, a depender da evolução dos alunos. Quem quiser promoção de classe, recomendamos.

Nós do DVBRAZIL e rede DMR Brandmeister não temos palavras para agradecer essa dedicação que, certamente tomou horas com a família e vida pessoal, enfim, Pepe gostaríamos de agradecer a você em nome das centenas de radioamadores que se beneficiaram de sua ajuda por todos esses anos.
Um radioamador incrível e muito especial, um grande abraço.

VAMOS AOS REPETIDORES:

O repetidor DMR PY2KXK em 145210 retornou ao ar domingo passado em outro local de grande cobertura na região metropolitana de São Paulo.

O que isso traz de novidade é um teste de uma antena que desconhecemos ter sido aplicada no radioamadorismo que é a antena Jampro de polarização circular amplamente utilizada em estações broadcasting de FM, apesar de já terem existido testes por radioamadores com antenas de polarização circular de concepções diferentes por outros grupos de repetidores.

O projeto dessa antena está em artigos técnicos do site DVBRAZIL, mas é cedo para sabermos se vale a pena ou não.

O único propósito é a experimentação, se ficar boa deverá permanecer, do contrário será substituída por outra também incomum, mas que tem apresentado excelentes resultados em 220 e UHF.

No momento não houve tempo de afinar o duplexador e estamos sem parâmetros para saber os resultados em que esperávamos mais, só poderemos avaliar depois de afinar o que antecede à antena, ajustes que  devem ocorrer logo, de qualquer modo está atendendo a estações base dentro da capital e cidades vizinhas. Agradecemos a quem puder fazer testes e anotar suas impressões para comparar depois de ajustado.

 

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta temos o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915 onde costumam chamar as Américas lá pelas 18h30.
  • Também quarta temos a RODADA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO DE RADIOAMADORES Brasil/Paraguay às 21hs de Brasília no TG 744 do Paraguay. O tema amanhã será sobre o Tereré, uma bebida Paraguaia por Excelencia.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado iniciamos com a mais nova rodada no CEARÁ das 10 às 11h no TG 72423, também o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA das 10 às 12hs no TG 72441.
  • Também no Sábado, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS no TG 724907 está testando um novo horário às 17hs para integração entre os grupos de escoteiros após o término das atividades do dia.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de encontros.

Quem tiver interesse em promover um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos junto aos demais. Alguns encontros já estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS