Net BR 155: Dicas operacionais da rede e assuntos gerais.

O Foco nesse Net BR é de algumas dicas operacionais para uso do DX BR e casos onde há dificuldades de acessar a rede.

 

SEMANA PASSADA LANÇAMOS O TG DX BR, PONTO DE ENCONTRO AOS ADEPTOS AO DX:

Gostaríamos de deixar algumas dicas de uso:

No NetBR passado foi combinado um ponto de encontro dos DXistas todos os dias às 19hs no TG DX BR, mas pode acontecer de abrir a propagação em alguma banda e alguém informar isso no TG a qualquer hora, sendo assim, para não perder a oportunidade quem quiser pode deixar o TG estático no seu Hotspot e assim sempre que alguém acessar poderão trocar figurinhas.

Outra dica para monitorar o TG é deixar a página tts.dvbrazil.com.br aberta no seu navegador habilitada no TG 724948 e o computador irá anunciando por voz sempre que alguém acessar o TG, aí é só cutucar o HS ou RPT apertando o PTT com o TG DX BR para abrir a conexão.

Aproveitem o TG e bons contatos, só com o uso é que irão formando os grupos e os assuntos.

AGORA VAMOS A UM ESCLARECIMENTO IMPORTANTE SOBRE OS SISTEMAS DE SEGURANÇA DA REDE:

Acreditamos que a grande maioria já saiba que a rede conta com alguns dispositivos de segurança que funcionam sem intervenção humana, um deles já bem conhecido é quando a rede bloqueia de ID que está no Hotspot Simplex se o usuário apertar o PTT algumas vezes seguidas ou abrir diversos TG’s ao mesmo tempo, o servidor costuma desbloquear depois de alguns minutos ou uma hora. Esse tipo de Bloqueio costuma enviar uma mensagem de usuário bloqueado.

Fora estes, alguns usuários tem tido dificuldades em acessar e rede e temos recebido alguns chamados pelo e-mail de Suporte ou pedido de ajuda, alguns imaginando estarem bloqueados, mas bloqueios diferentes desses citados são raros e quando ocorrem demandem intervenção no Servidor, na prática 99% são erros pessoais ou no Hotspot ou no rádio ou nos dois, por isso seguem algumas dicas importantes de causa vs efeito para que possam resolver situações pessoais ou ajudar terceiros que estão iniciando:

A rede conta com dois recursos de segurança que o usuário pode se beneficiar e isso tem causado certa confusão, um é o “Hotspot Security” que é a senha obrigatória de proteção de Hotspot e o outro é o “AirSecurity” que é o recurso de proteção pessoal do seu ID.

Ao acessar o Selfcare pelo site Brandmeister.network, local onde informamos nossa senha do Hotspot, encontrarão o botão do AIrSecurity na mesma página e um problema RECORRENTE tem sido que muitos tem habilitado os dois sistemas.

O AIrSecurity ao ser habilitado bloqueia o seu ID imediatamente e para ser liberado ou você precisa usar um Token ou desativar o recurso pelo mesmo botão, resumindo…  NÃO É PARA HABILITAR O RECURSO AIRSECURITY EXCETO VOCÊ QUEIRA OU SAIBA COMO USAR. Nesse bloqueio também recebemos a mensagem automática de usuário bloqueado.  Para saber como usar esse recurso, é só pesquisar a palavra segurança pelo site DVBRAZIL.

Não vamos nos esquecer da Senha obrigatória do Hotspot, com link do tutorial na homepage do site DVBRAZIL, uma dica é que painel ou Dashboard do Hotspot precisa estar com os dois campos DMR em verde, se um estiver amarelo significa algum erro de senha do Hotspot.

Já se os dois campos DMR estiverem vermelho significa que está sem rede ou com setup do MMDVM errado ou defeito na placa MMDVM, isso demanda uma exploração maior recorrendo a terceiros.

Outro problema comum é errar na formatação dos campos Latitude e Longitude nas configurações do pi-star, o correto é usar dois números seguido de ponto e seguido de cinco números. No caso do Brasil e abaixo da linha do Equador, ambos terão sinal de menos na frente. Isso impede a conexão do Hotspot com a rede.

Também acontece de selecionar um tipo de Hotspot incompatível ao seu.

Temos um tutorial de configuração do Hotspot que pode ajudar, principalmente a quem está iniciando e também o tutorial da Senha de Hotspot, ambos com seus links na Hope Page do Site DVBRAZIL pela relevância destes.

Fora os pontos citados, acabam aparecendo outros erros tipo Color Code errado ou frequencias invertidas num Hotspot Dual ou falta de TG no RX List caso o rádio dependa disso ou RX e TX Offset precisando de ajustes ou outros e para estes, sempre tem alguém para orientar e ajudar ou os sysops da rede.

REPETIDORES

O Repetidor da Pedra do Baú, PP5PME em Ilhota SC, operando em 147.190, entrou em operação nesse domingo e está com uma cobertura incrível. Vale lembrar que teve até ajuda de Helicóptero e funciona com energia solar, tem muitos colaboradores envolvidos e um excelente trabalho. Parabém a todos que tornaram realidade esse projeto.

Fora este tem outros em desenvolvimento que serão anunciados à medida que forem entrando em operação.

Como costumamos dizer, a utilidade de um Repetidor em uma rede é enorme, ainda mais em operações de emergência cobrindo locais onde um Hotspot muitas vezes não opera, além de poder usar localmente com ou sem internet, e a rede Brandmeister no Brazil conta hoje com mais de 70 repetidores agregados além de toda a topologia de rede e funcionalidades exclusivas, sendo uma delas a estrutura voltada à situações de emergências com abrangência local, regional ou nacional.

Sempre é bom lembrar que somos radioamadores, significa que gostamos de experimentação e de ajudar sem pretensões que não sejam pelo bem ao próximo, sendo assim nunca cobramos nada para montar ou ajudar ou orientar na montagem de um Repetidor nessa rede. Nos dedicamos a ensinar e ensinar para que pessoas sejam independentes.

VAMOS AOS EVENTOS SEMANAIS
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta tem o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915, devem chamas as Américas pelas 18h30.
  • Quarta e Sábado às 19hs temos as aulas de CW com o Pepe PY5QQ no TG de treinamentos 724940.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado temos o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441.
  • Sábado também o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união dos encontros.

Quem tiver interesse em promover um encontro na rede poderá nos informar para divulgarmos junto aos demais. Alguns encontros já estão emitindo e-QSL automático agradecendo a participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS