Net BR 154: Lançamento do TG “DX BR” e Estrutura de TG’s da BM.

NOVIDADES NA REDE – HOJE é o LANÇAMENTO DE MAIS UM TG TEMÁTICO:

Estamos lançando hoje mais um TG Temático na rede e dedicado ao pessoal que gosta de contatos DX, seja por HF, VHF, FT8, WSPR e outros. O objetivo é que os aficionados em DX possam se encontrar para trocar figurinhas e informações sobre propagação, marcar contatos, combinar eventos de DX, enfim, tudo relacionado apenas a DX.

A partir de hoje está liberado o TG 724948 DX BR, é só programar no rádio e usar, podendo deixar estático no seu Hotspot ou monitorar tráfego em uma das ferramentas da rede como o tts.dvbrazil.com.br que anuncia por voz quem acessa determinado TG ou Dashboard da rede ou outros.

FALANDO EM TG’s TEMÁTICOS, VALE UM BREVE RESUMO DE OUTROS:

  • DEFESA CIVIL: TG’s 8 Local ou Regional e 724193 Nacional,
  • RADIOESCOTISMO: TG’s 724907 Nacional e 907 Internacional,
  • TREINAMENTO: TG 724940 Nacional, com as aulas de CW e aberto a outros assuntos,
  • PAPO BR: TG 724941 Nacional voltado a QSO descontraído, mas dentro da ética operacional,
  • NET BR: TG 724942 Nacional, local de bate papo e eventos,
  • TECH BR: TG 724946 Nacional, voltado a assuntos técnicos,
  • SAT BR: TG 724947 Nacional, frequentado por Brasileiros e Portugueses que operam Satélite.
  • REPETIDORES: cada repetidor tem um TG ligado a ele e que pode ser usado para acesso local, bate papo e outros. Esse TG é administrado pelo Sysop do Repetidor respeitando as regras da rede.

TG’s que valem a pena ter programados no rádio, já que é o rádio quem comanda onde vai falar…

AGORA, QUE TAL ENTENDER A ESTRUTURA DOS TG’s NA BRANDMEISTER PELO NÚMERO DE DÍGITOS?

  • 01 DÍGITO: Para USO LOCAL, pois não sobem pra rede, mas carregam algumas funções especiais motivos de usarmos apenas o TG2 e TG8. Apenas funcional em Repetidor.
  • 02 DÍGITOS: Destinados aos CONTINENTES e um MUNDIAL EM LINGUA INGLESA, indo do 91 ao 95.
  • 03 DÍGITOS: iniciados por 2 a 7 são destinados aos PAÍSES e iniciados por 9 destinados a LÍNGUAS ou EVENTOS. O Brasil é o 724 e qualquer TG brasileiro precisa começar com 724 uma vez que a rede é aberta internacional para todo e qualquer TG numa estrutura única, e desse modo qualquer um saberá que o TG pertence ao Brasil ou qualquer outro país.
  • 04 DÍGITOS: Destinados às REGIÕES de um país e os iniciados por 9 para USOS ESPECIAIS. No Brasil temos um para cada região, de Norte a Sul indo de 7241 a 7245 e o 7249 para EVENTOS.
  • 05 DÍGITOS: Destinados aos ESTADOS de um país e alguns USOS ESPECIAIS. No Brasil temos um para cada Estado e um de interconexão.
  • 06 DÍGITOS: Destinados a TG’s TEMÁTICOS para conversação, USOS DIVERSOS, interconexão e designados a critério dos sysops de cada país para um crescimento estruturado da Rede. No Brasil ainda há os TG’s destinados a acessar externamente o uso local dos Repetidores ou cidades destes.

Se observar geograficamente os usos vão desde Continentes até Repetidores ou Cidades indo de dois a seis dígitos respectivamente, além dos diversos usos específicos, sendo importante entender que pela integração mundial da rede podemos acessar qualquer TG sem distinção e sem necessidade de roteamento, ou seja, por fim todos TG’s são internacionais podendo ser acessados de qualquer local ou servidor ou repetidor no globo terrestre, a exceção dos TG’s Locais, mesmo assim o TG2 pode ser acessado pelo TG do respectivo repetidor. Está aí a necessidade de todos do Brasil iniciarem com 724.

REPETIDORES

Estamos sempre a disposição para auxiliar na montagem ou transformação de repetidor analógico para DMR, hoje a rede conta com mais de 70 repetidores, aí alguém pode se questionar, pra que Repetidor se eu posso falar via hotspot?

A resposta é simples, o Hotspot depende 100% de Internet pra funcionar, o Repetidor não e ele funciona com ou sem Internet, conectado à rede ou em uso local como no analógico sendo insubstituível em muitas situações. Em resumo, um não substitui o outro e sim, se complementam.

Num caso de emergência por exemplo, imagine que uma região fique ilhada sem comunicação fixa e sem celular, basta as pessoas acionarem um repetidor que esteja conectado à rede de outra região ou cidade para conseguir se comunicar com o CGE ou usar o repetidor local como contato local igual ao analógico.

Isso vale para outras atividades. A liberdade de sair apenas com o rádio em mãos ou no carro, usar o Roaming móvel onde o rádio vai pulando de repetidor a repetidor automaticamente entre outras particularidades é uma sensação muito legal, principalmente aos radioamadores que viveram os tempos áureos dos repetidores analógicos em abundância, algo inimaginável no passado.

Enfim, a curtição do Radioamador é falar usando seu rádio onde a experimentação e sensação de estar chegando ou recebendo sinais de longe costuma ser gratificante e bem satisfatória.

VAMOS AOS EVENTOS SEMANAIS

  • Próxima Segunda teremos o QTC FALADO DA LABRE NACIONAL às 21hs no TG 724942.
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta tem o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915, devem chamas as Américas pelas 18h30.
  • Quarta e Sábado às 19hs temos as aulas de CW com o Pepe PY5QQ no TG de treinamentos 724940.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado temos o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441.
  • Sábado também o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união dos encontros.

Quem tiver interesse em promover um encontro na rede poderá nos procurar, assim ajudamos a conciliar horário e TG evitando conflitar com outros eventos.

Alguns encontros estão emitindo e-QSL automático como agradecimento pela participação.

One thought on “Net BR 154: Lançamento do TG “DX BR” e Estrutura de TG’s da BM.

  • Renato Machado

    Muito bacana essas iniciativas de promover TGs temáticos e também os eventos na rede. Logo no primeiro dia de operação do TG DXBR, apenas corujando o TG, descobri muitas técnicas e novidades sobre DX. Os eventos e rodadas estão a cada semana mais movimentados e animados. Penso que este sucesso é a ratificação de uma das vocações da rede DMR BrandMeister: integração de modalidades, de bandas, de regiões, e principalmente a integração de PESSOAS, em torno desta paixão pelo radioamadorismo.
    73 a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS