Net BR153: Assuntos Gerais e novo Repetidor

ESSA EDIÇÃO DO NET BR ABORDOU NOVO FW E BASE DE CONTATOS AO ANYTONE, RPT DE JOANÓPOLIS E OUTRAS QUESTÕES DA REDE COM ESPAÇO A QUESTÕES DOS PARTICIPANTES.

ASSUNTOS GERAIS:

  • A Anytone liberou um novo Firmware versão 1.23 onde ao que parece com foco em resolver questões de APRS do tipo: casar o Talker Aliás com o DMR ID na transmissão, trazer opções no CPS de RX ao APRS Analógico, resolver questões de Beacon de APRS que transmitia algumas vezes em lugar de uma, entre outros prováveis ajustes. Parece ter tido um bom avanço quem curte APRS.

Uma dica é esperar uns dias para atualizar, afinal acabamos sendo Beta Tester dos fabricantes e podem aparecer outros problemas.

Falando em Anytone, o link para a base de contatos no site DVBrazil foi alterado por outro bem completo. Quem quiser pode baixar em Artigos Técnicos, DMR e Base de Contatos.

  • Outro assunto é que alguns colegas ainda tem sofrido anormalidades no PISTAR, algo do tipo ter sumido a função do Brandmeister Network do Dashboard, ou aparecer o IP do servidor no Dashboard em lugar do nome. Tratamos isso no Net BR 149 e que vale a pena reler no site DVBrazil.

Resumindo, houve uma alteração na base mundial de servidores do pistar que afetou a Configuração, portanto para corrigir basta acessar a página de Configurações do pi-star e reinserir o servidor BM_7242_Brazil no campo DMR Master, lembrando de manter ou voltar a senha do HS.

  • Em tempo, não esquecemos do pedido de vocês de incluir uma página dedicada a encontros e eventos no site. Apenas temos buscado encaixar nossa disponibilidade e criatividade, por enquanto, poderão conferir os eventos nos posts dos Net BR no site.

REPETIDORES

Entrou na rede o PY2KGV em 145.310, instalado num lugar privilegiado que é Joanópolis, divisa entre Minas e São Paulo com ampla cobertura integrando diversas cidades, inclusive já acessado de Santos. Vamos testar a 145.310 e reportar onde chega em gratidão aos seus sysops. Parabéns aos mantenedores pela dedicação.

Também, os Repetidores da Serra do Japi em Jundiaí SP, PY2KSP em 147.300 e 439.525, cobrindo boa parte da Rodovia dos Bandeirantes e Interior Paulista, voltaram ao Ar. Foram testados na Rodovia com excelente performance. Muito bons para quem viaja entre São Paulo e Interior.

O gosto pela experimentação faz parte de nós radioamadores e os Repetidores são ótimas oportunidades a isso, vamos aproveitá-los sempre que puder, afinal a curtição do Radioamador é falar usando seu rádio e a sensação de estar chegando ou recebendo sinais de longe é bem satisfatória.

Cada vez que ativa um novo repetidor para os radioamadores é sempre motivo de muita alegria, fica a dica para tentarem acionar os repetidores listados no site, mesmo por quem costuma usar Hotspot.

VAMOS AOS EVENTOS SEMANAIS 

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta tem o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915, devem chamas as Américas pelas 18h30.
  • Quarta e Sábado às 19hs temos as aulas de CW com o Pepe PY5QQ no TG de treinamentos 724940.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado temos o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441.
  • Sábado também o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • Domingo temos a MÁQUINA DE FAZER AMIZADES às 15hs no TG Papo BR 724941, uma união de vários encontros.

Parabéns aos idealizadores e participantes pela brilhante iniciativa nos trazendo momentos de integração, respeito e alegria onde cada encontro tem sua marca e contexto.

Alguns desses encontros estão emitindo e-QSL automático como agradecimento pela participação, assim como ocorre no Net BR.

Bons QSOs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS