Net BR 152: Ética Operacional e dicas de conduta.

O FOCO NESSE NET BR FOI ABORDAR ALGUNS CONCEITOS DE ÉTICA OPERACIONAL E DICAS VOLTADAS A OPERAÇÃO NUMA REDE DE DIGITAL VOICE, NO CASO FALANDO PELA REDE BRANDMEISTER.

 

ÉTICA OPERACIONAL E A REDE:

Onde há pessoas é comum haver divergências de opinião, principalmente no radioamadorismo onde a diversidade de pessoas é deveras heterogênea, existindo pessoas de todas as idades, profissões, culturas, religiões, classes sociais, ideologias políticas, dogmáticos, tolerantes, intolerantes e inúmeras outras pessoalidades.

Com objetivo de nos igualar perante um anseio comum que é o radioamadorismo, existe o Código de Ética Operacional onde, na essência e resumindo, visa os princípios de respeito, de tolerância, evitar conflitos e principalmente evitar qualquer assunto polêmico ou que cause divergências de opinião quando estiver via rádio.

Todos precisam saber respeitar para serem respeitados, assim como, o sábio sabe a hora de não levantar um assunto ou confronto ou sabe a hora de parar. Quando um não quer dois não brigam e muitas vezes é melhor ter paz do que ter razão, afinal ninguém é dono da verdade nem ninguém é obrigado a mudar uma opinião em detrimento de outro.

Quanto a rede e seus administradores, é um ambiente coletivo e assim sendo, cabe respeito a todos os radioamadores nela conectados. Ao darmos um simples OI, estamos entrando nas casas de milhares de radioamadores e suas famílias. Quaisquer implicações pessoais devem ser tratados fora dela e jamais devem ser carregados pra dentro da rede.

Se existir algum conflito pessoal e depararmos com a pessoa conflitada papeando num TG, cabe respeitarmos quem já está e evitarmos entrar no mesmo, a rede é muito ampla sendo injustificável as pessoas se espremerem num TG e, se o assunto estiver muito bom e quiser participar, entre e participe sem trazer a tona qualquer questões pessoais de fora e se iniciar conflito, respeite e evite.

Outro ponto, o que pode parecer uma brincadeira pra um, pode ser uma grande ofensa ao outro e se não tiver a intimidade e conhecimento de anos um do outro, não brinque um com o outro. Sei que terá alguém já pensando, poxa não posso brincar na rede? Não se equivoque nos pensamentos, não é isso, a questão é sobre com quem e como dirigir uma brincadeira ou comentário.

Um ponto importante a deixar claro para alinhar expectativas, os administradores da rede não são juízes de direito e não estão para julgar conflitos entre radioamadores, nem sair punindo um ou outro porque fulano ou ciclano se sentiu ofendido. Somos todos adultos e cabe as partes evitarem ou se conciliarem ou simplesmente se respeitarem quando estiverem no ambiente público que é a rede ou até mesmo simplesmente se evitarem, ficando a cargo dos mesmos.

Para demandas pessoais existem órgãos competentes fora da rede, caso chegue a tanto, afinal cada um sabe ou deveria saber de seus atos, responsabilidades e possíveis consequências.

Prezamos e zelamos pelo respeito e bom uso da rede e caso tenha algo que venha a prejudicar o todo a pessoa será orientada e solicitado a colaboração, como primeiro passo. Felizmente as pessoas têm buscado se policiar uma vez orientadas.

Apenas por curiosidade vamos comentar alguns dos pontos do Código de Ética da IARU:

CÓDIGO DO RADIOAMADOR

  • O Radioamador é ATENCIOSO, nunca opera de forma a intencionalmente diminuir o prazer de outrem.
  • O Radioamador é LEAL, oferece lealdade, incentivo e apoio aos outros radioamadores, através dos quais o radioamadorismo é representado nacional e internacionalmente.
  • O Radioamador sempre está atualizado, mantém sua estação construída de modo eficiente. O seu modo de operação é irrepreensível.
  • O Radioamador é AMÁVEL, opera lenta e pacientemente quando solicitado, avisa amigavelmente e aconselha o iniciante, auxilia amigavelmente, coopera e é deferente para com os interesses dos outros.
  • O Radioamador é EQUILIBRADO, o rádio é um passatempo, nunca interferindo com os deveres para com a família, profissão, escola ou comunidade.
  • O Radioamador é PATRIÓTICO, a sua estação seu conhecimento e habilidade estão sempre disponíveis para servir o seu país e sua comunidade.

   OBS:  texto redigido em 1928 por W9WWA e atual até os dias de hoje.

 

VAMOS AOS EVENTOS REGULARES DA SEMANA 

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta ocorre o Net CT, encontro de Portugal às 18hs no TG 915, devem chamas as Américas pelas 18h30.
  • Quarta e Sábado às 19hs temos também as aulas de CW com o Pepe PY5QQ no TG de treinamentos 724940.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado temos o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441 e o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • E agora com a mais nova novidade, podemos dizer como um mix dos encontros de quinta, sexta e sábado, um grupo de amigos criou o encontro semanal “MÁQUINA DE FAZER AMIZADES” todo domingo às 15hs no TG Papo BR 724941. O primeiro ocorreu no domingo de Páscoa e foi um sucesso.

Alguns desses encontros já estão emitindo eQSL automático como agradecimento a sua participação, assim como ocorre no Net BR. Parabenizamos a todos os seus idealizadores e participantes pela brilhante iniciativa, alegria e respeito proferidos nesses encontros, realmente é uma Máquina de fazer amizades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS