Net BR 150: Conheça melhor o Private Call e assuntos gerais, pi-star e outros.

O TEMA PRINCIPAL É UMA EXPLICAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE SE COMUNICAR EM PRIVATE CALL, TAMBÉM UMAS INFORMAÇÕES ATUAIS DO PISTAR E RECADOS.

 

VAMOS FALAR DE A UMA PARTICULARIDADE DE USO DO DMR:

É comum fazermos coisas do cotidiano sem nos ater em como funciona ou no que podemos fazer, portanto hoje vamos explorar um tema já falado com destaque nas possibilidades de uso.

Esses dias um colega perguntou sobre contato Simplex radio a rádio, sem passar por repetidor ou rede, algo simples assim, mas que gerou uma série de dúvidas. Não vamos falar exatamente disso hoje.

No DMR programamos um contato no canal do rádio para falar que pode ser um Talk Group ou um contato Privado, de pessoa a pessoa, que é quando chamo o ID do colega e ele chama o meu e assim um fala diretamente com o outro.

O ponto em questão é sobre quais as possibilidades de como usar um contato Privado que é quando chamamos uma pessoa pelo ID dela e não em grupo. Podemos usar de três formas:

  • De rádio para rádio sem passar por Repetidor ou Rede, o tradicional modo Direto.
  • De rádio para rádio via Repetidor, ambos na mesma cobertura sem depender de Internet.
  • De rádio para rádio via Rede. Podemos acessar a rede via qualquer Repetidor ou Hotspot.

Resumindo, podemos falar em Modo Privado de três formas, “Via Direto” ou “Via Repetidor” ou “Via Rede”. Esse é um ponto interessante que talvez alguns não tenham se atentado, mesmo alguns veteranos.

Agora vamos trazer outros pontos interessantes sobre quais as diferenças entre falar no Privado ou em Grupo???     

Começamos por falar que o uso vai depender do momento ou necessidade lembrando que o QSO coletivo via TG é o mais usual e recomendado, mas as vezes queremos receber ou chamar alguém independentemente de saber onde cada um está conectado ou em QAP.

Vamos às diferenças técnicas entre um chamado Privado ou em Grupo, qualquer dúvida pode perguntar:

  • Num contato Direto, de rádio pra rádio, na prática um falará um com o outro via TG ou ID Privado da mesma forma, pois ambos os rádios estarão previamente programados pra falar um com o outro com o mesmo TG ou um com o contato privado do outro. Via TG acaba sendo mais prático.
  • Quando falamos via Repetidor, já entra a dinâmica de TG’s. Se chamo um amigo em privado, o rádio dele vai me escutar independente qual TG ele esteja, depois podemos ir a um TG qualquer.
  • Já quando chamamos privado em rede, a principal diferença é que a rede saberá onde cada um está conectado e independente que em quais TGs estejam a rede vai selar esse contato, mesmo se um estiver no Brasil e o outro no Japão conectado cada um ao RPT e rede de seu local.

Para que isso seja possível a rede precisa saber qual periférico você está conectado e basta apertar o PTT ao menos uma vez para ela registrar em qual Hotspot ou Repetidor você está.

A imagem abaixo traz uma visão prática dos três modos de fazer um contato em Private Call (Privado).

 

DICAS DO PISTAR:

Todos já perceberam que o pistar passou a exibir uma tarja amarela alertando em Inglês que está desatualizado ou que está em modo público, ou os dois casos. Na prática esses avisos não afetam nosso uso, mas vamos ver como limpar isso já que muitos mostraram dúvida.

Sobre o aviso para atualizar, se estiver usando a Versão 3 vai precisar gravar e configurar um novo cartão SD com o pistar versão 4. Uma vez na versão 4, basta clicar em UPGRADE.

Sobre o aviso de estar em modo Público, esse só se aplica ou só aparece em HOTSPOT já que todo repetidor funciona como Publico. No Hotspot você poderá mudar para o modo Privado (Private) e o Hotspot responderá apenas ao ID do titular configurado nele. Se deixar em Public poderá deixar como está e com o aviso permitindo acesso de qualquer radioamador ou, poderá listar seu ID e de outros que poderão acessar.

Esse alerta de modo Públic visa evitar que seu Hotspot conflita com outros por perto, caso os tenha, lembrando que, se você tiver mais de um deverá programa-los cada um com frequencias diferentes.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quarta ocorre o Net CT, encontro de Portugal às 19hs no TG 915, devem chamas as Américas pelas 19h30.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado temos o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441 e o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • As aulas de CW no TG 724940 voltam no final do mês as 19hs toda quarta e sábado.

Ainda dá tempo de conquistar o diploma de comemoração dos 87 anos da LABRE, detalhes no site da LABRE Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS