Net BR 146: DMR (DV) – Echolink e temas gerais.

ABORDAMOS UMA CURIOSIDADE TÉCNICA E ESPAÇO PARA PERGUNTAS, APROVEITEM SEMPRE O NET BR PARA DEBATER DÚVIDAS APÓS RECADOS. SEU QSL DE PARTICIPAÇÃO ESTÁ NO SITE DVBRAZIL.

CURIOSIDADES: Falando um pouco sobre DMR, Echolink e Digital Voice DV

Tivemos uma pergunta se Echolink poderia ser classificado como modo DV, pergunta simples, mas que traz reflexões interessantes sobre os modos de Digital Voice.

DV ou Digital Voice é a classificação dada aos modos de voz onde o RÁDIO transmite e recebe nossa voz “já em formato digital”, modulada em 2FSK ou 4FSK por exemplo e repassando a voz com qualidade integral e limpa, inexistindo ruído mesmo se o sinal de RF chegar quase inaudível ao destino, seja via contato rádio a rádio ou via repetidor ou conectados em rede via internet.

Se usarmos o modo DV em rede, como o áudio já nasce do rádio em formato digital, ele é retransmitido sem qualquer perda de qualidade. O mesmo ocorre quando usado de rádio a rádio.

Já o ECHOLINK, ele não funciona assim. Criado em meados de 2001 a função dele é de interligar sistemas analógicos usando VOIP (voz pela internet), criar uma rede analógica para conversas em grupos ou individuais, interligando rádios ou repetidores analógicos “modulados em FM” e não em DV, ou seja, não é um modo de rádio DV, mas sim UMA REDE ANALÓGICA.

O ECHOLINK foi revolucionário à época como uma rede estruturada e utilizada até hoje para interligar sistemas no analógico, lembrando que pela origem do sinal e áudio ser analógico, este é repassado por VOIP carregando todo o ruído inerente ao mesmo.

Enquanto o DV “não depende” de internet e usamos Voz Digital de rádio pra rádio, o ECHOLINK depende 100% de internet pois é o link VOIP via internet, mas não deixa de ser radioamadorismo quando usado para interligar sistemas de rádio sendo bem útil devendo prosperar por muitos anos preenchendo essa lacuna de equipamentos analógicos. Legalmente classificado como IVG.

Dentro do DV temos os sistemas D-STAR, C4FM, DMR, NXDN e P25 que são rádios operando já em Digital Voice e que são suportados por diversas topologias de rede, cada qual com suas particularidades, redes simples e redes avançadas.

Portanto, cabe-nos conhecer para distinguir o que é um modo de operação de rádio do que é uma conexão em rede.

RECADOS:

Sobre os CADASTROS no DMR

Ainda temos colegas com dificuldades em restabelecer acesso ao site Brandmeister.network e isso levanta um alerta.

São casos em que esses foram ajudados por terceiros e depois, ambos se perderam nas informações, carecendo, portanto, de outros passos mais complexos para recuperar o acesso.

O alerta e orientação é para que, se você for ajudar um amigo fazendo os cadastros por ele, os façam acessando o computador e usando um e-mail dele pois terá de validar esse e-mail, entre outros passos e, anote todas as informações de e-mail, senhas e outras para uso futuro.

Repetidores

Alguns repetidores que estavam offline devido a avarias ou manutenção voltaram ao ar:

Santos, São Vicente, Morumbi SP, São Luiz no Maranhão, Umuarama PR e alguns mais.

Temos previsão da 147.300 Serra do Japi em Jundiaí SP voltar ao ar nos próximos dias, repetidor das antigas e querido por muitos.

Agradecemos aos seus sysops pelo empenho em manter esses importantes recursos para todos.

Somos um time sempre a disposição para ajudar com repetidores novos ou otimizações sem cobrar nada por isso, nem material nem financeiro.

VAMOS AOS EVENTOS DA SEMANA

  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441 e também o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907.
  • As aulas de CW no TG 724940 estão suspensas por mudanças de Shack e o Pepe nos avisará do retorno com antecedência.

Sobre o evento de comemoração dos 87 anos da LABRE Nacional, foi estendido até final de março a pedido dos radioamadores e será concedido a quem contatar 27 Estações Brasileiras quaisquer e enviar em planilha Excel, valendo contatos em Digital. Confiram detalhes no site da LABRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS