Net BR 145: Orientações da rede, recados e assuntos gerais.

VAMOS APROVEITAR O NET BR PARA COMPARTILHAR INFORMAÇÕES, PARTICIPEM.
 LEMBRE QUE SEU QSL DE PARTICIPAÇÃO ESTÁ NO SITE DVBRAZIL.

Ocorre todas as terças as 21hs, INTEGRANDO os Servidores “DMR BRANDMEISTER TG 724942”, “DSTAR Refl. XLX724D” e “C4FM Refl. BRASIL 724” além de REPETIDORES e HOTSPOTS, sendo retransmitido também via py2bil.caster.fm, pelo Zello PR8AAA e também no Youtube pela página da “Rodada Rancho da Amizade”.

RECADOS:

SOBRE O USO DO 724

Quais as regras de uso do 724????

As regras são duas e muito simples: uma se chama BOM SENSO e a outra é usar no SLOT1 DOS REPETIDORES. Como assim, BOM SENSO???? Sim e vou explicar…

Exceto os TGs locais de um digito, todos tem abrangência internacional e podem ser acessados de qualquer servidor ou repetidor ou hotspot no mundo, basta ter o TG no contato e chamar, mas cada TG tem um tema ou afinidade de uso.

Vamos entender qual BOM SENSO que cabe ao 724????

Antes vamos entender algumas particularidades desse TG que são:

  • Ao transmitir nele saímos em TODOS os repetidores da rede, uns 70 pelo Brasil.
  • Ele representa o Brasil mundo afora sendo onde os estrangeiros costumam nos chamar.
  • Não é um TG de chamada como muitos pregam, mas é destinado para chamado geral e QSO’s eventuais de curta ou média duração. Chamamos sem saber quem vai responder.
  • O seu uso no Slot1 não afeta qualquer outro TG no Slot2 do repetidor, somos livres para usar qualquer TG e quando um papo não agrada basta virarmos o canal, ou o TG no caso.

Portanto ao Bom Senso cabe:

  • Não usar para “Rodadas habituais”. Para isso devemos usar qualquer outro TG da rede.
  • Evitar QSO pessoal prolongado. Para isso pode usar qualquer TG ou falar no Private Call.
  • No termo popular já falado por um colega, não devemos alugar o TG, nem monopolizar.
  • Se o papo ficar habitual ou prolongado, devemos nos policiar e mudar de TG.
  • Lembre-se, estamos saindo em TODOS RPTs do Brasil e alguns assuntos podem agradar, outros não. Como um colega citou, acabamos sendo um Broadcasting Nacional nele.
  • O espaço de câmbio é operacionalmente necessário, principalmente nesse TG.

Como costumamos falar, a rede vai muito além do 724.

Não há proibição de uso do 724, nem é um TG exclusivo de chamada.

Nada mal em usarmos ele, mas APENAS para QSO’s eventuais e moderados. Resumindo: QSOs eventuais e moderados.

A responsabilidade em fazermos isso acontecer cabe a todos os usuários. As regras e orientações tem sido repassadas, agora cabe a todos orientar novatos e respeitar para manter esse legado.

VAMOS AOS EVENTOS DA PRÓXIMA SEMANA NA REDE

  • Segunda teremos dois eventos na rede, o QTC da LABRE AL às 20hs no TG 72421 seguido do QTC da LABRE NACIONAL às 21hs no TG 724942.
  • Terça temos Net BR às 21hs no TG 724942, Refletor XLX724D e YSF_Brazil724, como de costume.
  • Quarta aula de CW com o Pepe às 19hs no TG 724940.
  • Quinta o PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE às 18hs no TG 7242.
  • Sexta a RODADA DO RANCHO DA AMIZADE às 18hs no TG 7244
  • Sábado teremos três eventos, o PONTO DE ENCONTRO SUL CAPIXABA às 8hs no TG 72441, o ENCONTRO DOS ESCOTEIROS às 14h30 no TG 724907 e mais uma aula de CW com o Pepe às 19hs no TG 724940.

Notem que tem praticamente um encontro por dia da semana, além dos QSO’s regulares nos demais TG’s, Net BR, Papo BR, Estaduais e Locais de repetidores, portanto, como organizar isso???

Um modo é acompanhar os QSO’s do Dashboard da rede em bm.dvbrazil.com.br, o outro é saber aproveitar outros recursos da rede e aí vai uma dica.

Temos TRÊS facilidades de uso de TG’s em Repetidor ou Hotspot, dois já conhecidos que são o uso como Estático ou Dinâmico, bem explicados no site DVBRAZIL, já o terceiro e exclusivo da rede é a possibilidade de AGENDAR um TG para ficar estático em datas e horários específicos.

Vou resumir como, mas poderão buscar informações no site da rede lembrando que este Net BR estará publicado em notícias do site.

O agendamento é feito pelo site Brandmeister.network e é muito simples com a vantagem do TG não fica estático ocupando o Slot o tempo todo.

Como agendar: Faça seu login no site Brandmeister.network e acesse seu Hotspot ou Repetidor, vá no final da página em “Schedule Static” e clique em “Add Schedule Static”, abrirá um formulário para inserir o TG, Slot2 e, definir dias da semana, horários e TG redimensionando duração na barra azul vendo os horários logo abaixo, por fim informamos por quantos meses.

Os horários são em UTC devido a rede ser Internacional, mas mostra o horário local também.

Agora recados finais

Lembramos que a LABRE Nacional está distribuindo um Diploma de comemoração dos 87 anos a quem contatar 27 Estações Brasileiras, valendo contatos em Digital. Confiram detalhes no site da LABRE.

Outro assunto. A quem utiliza o dispositivo “Amazon Alexa” no idioma Português do Brasil, favor nos contatar pelo e-mail da rede, suporte@dvbrazil.com.br. Explicaremos oportunamente.

Por fim, comunicamos com pesar o falecimento do radioamador Carlos Viveiros PP2CA de Goiânia, integrante do GRUPO ESCOTEIRO FÊNIX – 40º / GO além de um grande apaixonado pelo radioamadorismo e participante da rede com repetidores. Vitima do Covid.

////////////////

QUEM QUISER TRAZER ALGUM TEMA OU EVENTO AO NETBR, FAVOR NOS CONTATAR PARA ACOMODAMOS NAS EDIÇÕES SEGUINTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS