Net BR 142: Um apanhado Geral de temas da rede.

NESSA EDIÇÃO, APRESENTAMOS INFORMAÇÕES A DÚVIDAS QUE O PESSOAL TEM COLOCADO NOS GRUPOS SOCIAIS, ENTRE OUTROS ASSUNTOS.

UM DOS OBJETIVOS DO NET BR É DE ESCLARECER DÚVIDAS E HOJE TIVEMOS UMA BOA PARTICIPAÇÃO DOS RADIOAMADORES COM PERGUNTAS.

SÓ LEMBRANDO, AS PARTICIPAÇÕES DO NET BR ESSE ANO EMITEM UM QSL QUE PODERÃO BAIXAR NO SITE DVBRAZIL EM NETBR, CONFORME ANUNCIADO NO NET PASSADO.

 

VAMOS INICIAR COM DÚVIDAS LEVANTADAS NOS GRIUPOS, APROVEITEM PARA PERGUNTAR:

COMO É UM CONTATO PRIVADO? É CONTATO SIMPLEX?

– O Privado funciona como funcionava nos rádios da Nextel. Basta inserir o ID da pessoa como Private Call no Contato do Canal, apertar o PTT e falar.

– Posso memorizar canais colocando o contato privado nele, isso facilita falarmos com amigos.

– Ao chamarmos uma pessoa em privado, a rede BM busca a pessoa no último local que ela apertou o PTT (Repetidor ou Hotspot e slot) esteja onde estiver, servidor ou país. A dica é darmos uma apertada de PTT marcando onde estamos.

– Chama-se privado por ser pessoa a pessoa, e não em grupo, mas não é privativo, ou seja, outros podem escutar o QSO.

– Contato privado é contato Simplex? Podemos fechar um contato privado de três modos:

  • Contato direto rádio a rádio em Simplex, sem passar por Repetidor ou Rede,
  • Rádio a rádio através de um mesmo repetidor, independente de rede,
  • Rádio a rádio via Hotspot ou Repetidor pela estrutura de rede.

– Um Talk Group e um ID Privado não se conversam. Apesar de números iguais suas funcionalidades são distintas.

EXISTE TALK GROUP “PRIVADO”?

Não existe… TODOS os TG’s na Brandmeister são INTERNACIONAIS, sem exceção, mesmo os mais específicos como os dos repetidores e, todos podem ser acessados de qualquer parte do mundo via qualquer repetidor ou servidor com acesso 100% disponível a qualquer usuário, bastando ter o canal com o TG programado no rádio. Isso faz a diferença quando estamos no exterior e acessamos a rede por meio de um Repetidor conectado ao servidor do outro país. Também se precisarmos acessar outro servidor em caso de alguma falha local.

CONSIGO TER UM TALK GROUP PARA MINHA CIDADE?

– Como todos sabem a rede conta com vários talk groups pré nomeados e conta com muitos mais a serem definidos num crescimento sustentável e planejado.

– São muitos TG’s e operacionalmente temos TG’s sub-utilizados com margem a serem ocupados por vários grupos de pessoas lembrando que a rede aceita operação em vários TG’s ao mesmo tempo ou de grupos de pessoas compartilhando um TG em tempos distintos, a exemplo do que ocorre no NetBR, PapoBR, Brasil, alguns Estaduais e outros.

– Sobre um TG na sua cidade, a Brandmeister oferece um recurso único, intrínseco da rede, que é a atribuição de um TG linkado ao Repetidor. Esse TG representa o Repetidor e, apesar de pertencer ao Repetidor ele acaba representando a cidade onde se encontra.

– Por exemplo, muitos conhecem o TG 724013 como TG de Santos. Esse TG é o TG do Repetidor de Santos e como é vinculado ao RPT ao chamarmos nesse TG vamos encontrar muitos amigos de Santos. Por fim todos conhecem como TG de Santos. O mesmo se aplica a outros Repetidores.

– Enfim, a cidade que tiver um Repetidor ou mais, naturalmente ganha um TG ou mais relacionados a ela.

SE FALTAR A INTERNET OS REPETIDORES PARAM?

– Não param, o repetidor DMR não depende de internet para funcionar. As pessoas conseguem falar por ele via RF, idêntico ao analógico, via qualquer TALK Group ou Contato Privado, esteja ele online ou offline só que quando offline ele não sobe para a rede.

– Esse é o grande e insubstituível diferencial de um Repetidor comparado a um Hotspot e que acabamos nos esquecendo. O Repetidor nunca deixa de ser um recurso para prover a comunicação entre rádios, principalmente em emergências onde pode ser acessado a distâncias para se conectar à rede quando um Hotspot depende de sinal de Internet, algo nem sempre disponível no local de uma ocorrência.

– Por isso fomentamos as instalações de repetidores e a rede conta hoje com uma planta de mais de 70 em 14 Estados no Brasil.

HABILITAR TG ESTÁTICO EM REPETIDOR OU HOTSPOT DUAL

– Podemos habilitar e desabilitar um TG Estático pelo site brandmeister.network “ou” pelo painel ADMIN do pistar via o campo “Brandmeister Manager”. Esse recurso do pistar precisa ser ativado pelo BM_Api (vide tutorial no site DVBRAZIL).

– Nossa recomendação é para nunca habilitar TG Estático no HS SIMPLEX porquê atua diferente do Duplex ou Repetidora. No simplex quando apertamos o PTT deixamos o TG do contato habilitado para receber tráfego da rede por tempo integral até que o desconecte via TG4000.

– Outro recurso bem legal é o de podermos AGENDAR um TG para ficar estático por horários e dias de semana definidos, útil para agendar abertura semanal do TG NetBR e outros de outras rodadas regulares, por exemplo. Esse agendamento se dá via seu acesso no site brandmeister.network, recurso muito útil que podemos explicar melhor aqui ou oportunamente.

SENHA DE HOTSPOT

Os problemas de configuração de senha do Hotspot têm ocorrido, na grande maioria, a pessoas com cadastros muito antigos no Brandmeister.network e com dificuldades para recuperar a senha.

Quem ainda estiver com dificuldades ou conheça quem está, peça para procurar o suporte da rede pelo e-mail indicado no site DVBRAZIL.

VAMOS AOS REPETIDORES:

A rede recebeu 04 Novos repetidores nesse último mês:

      • O Repetidor de ARARAQUARA PY2KZN em 439.200, estreou semana passada no dia do NetBR, vamos ajudar com testes. Isso é muito importante para que conheçam a performance e possam melhorar se o caso.
      • O mesmo vale ao de Salvador Bahia PY6CQ em 146.950, Belém do Pará PY8BEL em 146.910 e Rio Claro PY2GMR em 145.390, últimos ativados na rede.

EVENTOS REGULARES ALÉM DO NETBR:

AS AULAS DE CW COM O PEPE PY2BB/PY5QQ seguem regularmente no DMR TG724940 indo do básico para promoção de classe até transmissão a 15PPM aos enferrujados. O Pepe adota um conceito voltado às provas que facilita muito sua promoção de classe. Ocorre às quartas e sábados das 19 às 20hs no TG e sala informados

    1. PONTO DE ENCONTRO BODEGA DO NORDESTE: Encontro entre amigos todas as quintas-feiras a partir das 18hs no TG Nordeste 7242. Venha fazer parte.
    2. RODADA DO RANCHO DA AMIZADE EM SP: Ocorre todas as sextas-feiras a partir das 18hs no TG Sudeste 7244, vamos participar desse happy hour de sexta com amigos.
    3. ENCONTRO SEMANAL DOS ESCOTEIROS: Ocorre aos sábados a partir das 14h30 no TG de Radioescotismo Nacional 724907.

NOSSA DICA E SUGESTÃO, APROVEITEM O RECURSO DE AGENDAMENTO DE TG’s PARA ESSES DE SEU INTERESSE ENTRAREM ESTÁTICOS AUTOMATICAMENTE NOS DIAS E HORÁRIOS RESPECTIVOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS