Net BR 138: DVBRAZIL DMR DVLOG e assuntos gerais

A rede Brandmeister do Brasil recebeu recentemente algumas ferramentas criadas para benefício de seus usuários que foram o DMR Bot e o DMR TTS. Agora estamos apresentando mais uma ferramenta para facilitar a confirmação por LOG de um QSO que é o DVBRAZIL DMR LOG.

Por força das coberturas limitadas em VHF e UHF, por histórico não é prática comum aos usuários exclusivos dessas faixas registrarem seus contatos nas ferramentas disponíveis de LOG, trocar Cartões QSL ou eQSL e, tampouco se registrar no site QRZ.COM. Práticas comuns aos que praticam ou gostam de DX em HF ou contestes ou mesmo QSO’s longa distância.

Atualmente, com o alcance mundial das redes de Digital Voice, em especial à facilidade de contatos a nível Global pela rede Brandmeister, estar cadastrado no QRZ que é o seu cartão de visitas e apresentação pessoal acaba sendo uma boa ética ou prática necessária onde muitos estrangeiros, principalmente, acessam nossos dados lá para nos conhecer melhor, coletar nossas informações e registram seus contatos. Idem para muitos Brasileiros acostumados com o QRZ, estejam distantes ou não, lembrando que ao clicarmos sobre um prefixo listado no Dashboard do Hotspot ou Repetidor, este direciona automaticamente a página da pessoa no QRZ.

Existem muitos sistemas de LogBook para registrarmos nossos QSO’s, inclusive um no próprio site QRZ.COM e que é mundialmente usado, mas outras ferramentas também podem ser usadas, principalmente em eventos como o N1MM, LotW e outras.

Quando registramos um contato no logBook, é comum a confirmação desse QSO pela outra parte, mas muitas vezes ter essa confirmação não é algo tão simples assim, já que os dados lançados pelas partes devem quase coincidir aceitando pequenas diferenças.

Exemplo, se eu informar o QSO em VHF e o colega informar em UHF, situação muito comum quando usamos uma rede mundial, o sistema de LogBook não irá confirmar esse QSO e a confirmação é o que traz veracidade no mesmo.

Enfim, porquê estamos dizendo tudo isso???

É aí que entra a nova ferramenta criada para a rede DMR Brandmeister Brasil com objetivos de facilitar o registro de um QSO pelos Radioamadores ao fecharem um contato via DMR.

A ferramenta é simples de usar e está no site DVBRAZIL em https://www.ham-dmr.com.br/talk-groups/dvlog/ .

Ao digitarmos nosso prefixo e o do colega no APP, este irá verificar se houve esse QSO na rede e nos retornar com as informações para preenchermos o LogBook de forma muito semelhante e assim o QSO será confirmado.

O GUIA no final da página do DVBRAZIL DVLOG explica o que o APP faz e como.

Caso ocorra alguma falha com você, pedimos para que nos informe o ocorrido para as devidas correções e melhorias.

EVENTOS e INFORMAÇÕES:

Rodada Rancho da Amizade. Aproveitem para prestigiar esse encontro semanal toda sexta-feira final de tarde no TG 7244 coordenado pelo Antunes PU2PYT e demais do Rancho, rodada tradicional na 146.610 Analógica em São Paulo, agora aberto ao mundo via DMR.

QTC FALADO DA LABRE, por LABRE NACIONAL: Foi abordado ontem, no 11º. QTC da LABRE Nacional, sobre fazer contatos utilizando Digital Voice em HF pelo software aberto FreeDV. Poderá baixar o QTC com maiores detalhes no site da Labre www.labre.org.br.

O FreeDV é uma modalidade de Digital Voice que envolve experimentação e se mostra diferente e interessante. Caso alguém queira maiores informações podemos resumir em assuntos gerais a seguir. O interessante é que o FreeDV transmite Digital Voice via SSB enquanto demais modos de DV usados em frequencias altas transmitem DV em FM com modulação 2FSK no Dstar e 4FSK demais modos.

Recado do time DVBRAZIL, apenas lembrando da importância em alterar a senha padrão de segurança da rede Brandmeister para sua senha pessoal nos hotspot, pois será descontinuada na virada do ano com objetivos de prover maior segurança ao seu ID.

Temos um tutorial no site DVBRAZIL em Artigos Técnicos e Hotspot e o time de suporte da rede fica a disposição para ajudar quem precisar, bem como colegas na rede que já aprenderam como fazer. Além desse recurso a rede Brandmeister conta com um sistema de proteção do seu ID pessoal abordado em diversos NetBR, inclusive na semana passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS